Ele vive em mim, ele vive em nós, mas você não é ele!
Voytek Nowak foi um antigo membro do grupo Os Cinco, um grupo liderado por Morato Vertaler, um ex-membro da Ordo Realitas. Ele era um amigo próximo de todos os membros da equipe, sendo principalmente de Lírio Tellini.
Voytek foi considerado morto após sua primeira missão oficial com a equipe, onde depois de desobedecer as ordens de Morato, acabou sendo pego desprevenido por uma manada de criaturas paranormais, que desmembraram muitos de seus membros e forçou o grupo a deixa-lo para trás. Todos os membros se culparam muito com sua perda, considerando terem perdido seu amigo por causa de uma "decisão idiota".
Aparência[]
Voytek era um homem de pele clara, de olhos castanhos, cabelos raspados, um pequeno bigode e óculos escuros. Como vestimenta utilizava um casaco vermelho por cima de uma camisa branca com uma pata de urso azul estampada, uma calça preta e tênis vermelhos. Em seu pescoço usava um colar de identificação militar com seu nome escrito.
Ele tinha algumas proteções como ombreiras e joelheiras por cima de suas roupas, além de algumas bolsas e bandoleiras e um broche dourado com o símbolo de seu grupo em seu ombro esquerdo.[2]
Biografia[]
Passado[]
Não se sabe muito sobre seu passado antes d'Os Cinco, apenas que já conhecia Lírio Tellini, a qual já tinha uma amizade forte, e que acampava com frequência junto de Lírio e um outro amigo, Calabresa.
Em mais um dia em que acampavam, seu amigo Calabresa acabou sendo arrastado e morto por uma criatura paranormal, com Voytek e Lírio sendo salvos por Morato Vertaler, que mandou eles se afastarem na hora.[3][4] Após lidar com a criatura, Morato recrutou tanto Voytek quanto Lírio para o grupo Os Cinco, uma equipe de jovens dispostos a caçarem criaturas paranormais e alienígenas. Nessa equipe, Voytek conhece e faz amizade com Alexandre, Chico Albuquerque, Dara Venturini e Guizo.
Morte[]
Em 1995,[5] Os Cinco estavam saindo de sua primeira missão em um esgoto com Morato Vertaler, até que, de repente, Voytek volta e acaba sendo atacado por diversas criaturas por todo lugar. O grupo fica em choque e Lírio tenta correr para ajuda-lo, mas Morato grita para todos correrem dalí. A equipe então fugiu, escutando apenas os últimos gritos de Voytek ecoando no local, enquanto seu corpo era completamente desmembrado.
Após isso, a equipe retornou ao esgoto, encontrando apenas uma Dogtag no chão, sem nenhum sinal de criaturas ou do corpo de seu aliado.[6]
Sinais do Outro Lado[]
Durante as investigações do atual grupo dos Cinco sobre o desaparecimento de Morato, eles acabaram encontrando um painel de investigação feito pelo líder, onde encontraram fotos deles mesmos interligados com o desenho de uma criatura, além da foto de Voytek junto, em um local denominado Granja Abobrinha.[2]
Os Cinco, mais tarde, se encontram com um Alheio da classe Psicônico chamado Memoflígico, este que usava memórias da equipe para atraí-los e tentar gerar confiança. A criatura mandava mensagens nos computadores por meio de um Terminal, fingindo ser Voytek, que logo depois aparece como uma ilusão do mesmo para Chico na Casa da Árvore na Granja Abobrinha, mas desaparece após perceber que estava acompanhado de outras pessoas.
Mais tarde, a equipe tenta contato mais uma vez com a criatura, aparecendo de novo como Voytek, dessa vez no Posto Brotto, revelando sua verdadeira forma e sendo finalizada por Lírio, que teve sua mente provocada pela ilusão de seu falecido parceiro de equipe causada pela criatura, gritando desesperadamente para si mesmo que ela não é ele, insistindo que não foi sua culpa o que aconteceu.
Na invasão d'os Cinco para a Torre da TV Varminho, Chico adquire algumas informações sobre uma lista de parâmetros com vários nomes conhecidos, um deles sendo Voytek, que estava com parâmetros zerados, além de seu código de cápsula ser "4-A1", sendo o mesmo de Vicente Santos, que estava com parâmetros normais, dando Chico a entender que a cápsula de Vicente foi substituída pela de seu falecido parceiro.
Curiosidades[]
- Seu nome faz referência a Wojtek, um filhote de urso-siríaco que foi adotado por soldados de uma companhia de suprimentos de artilharia do exército polaco durante a Segunda Guerra Mundial.
- Foi Gary quem idealizou e criou Voytek.[7]
Galeria[]
Aparições[]
Episódios | Aparições |
---|---|
Sinais do Outro Lado - Episódio 1 - "Alheios" | Apenas foto |
Sinais do Outro Lado - Episódio 3 - "Ainda Eu" | Foto e alucinação |
Sinais do Outro Lado - Episódio 4 - "Escolhida" | Foto e alucinação |
Referências[]
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 4 (assistir no YouTube em 3h07m47s)
- ↑ 2,0 2,1 Sua foto em Sinais do Outro Lado - Episódio 1 (assistir no YouTube em 4h07m19s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 33m46s)
- ↑ YouTube. A Parede, com Gary - ORDEMCAST. Consultado em 4 de abril de 2024.
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 1h44m14s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 3 (assistir no YouTube em 3h55m43s)
- ↑ YouTube. A Parede, com Gary - ORDEMCAST. Consultado em 23 de maio de 2023.