Ordem Paranormal Wiki
Advertisement
Ordem Paranormal Wiki

O lugar onde todos podem ser um só. Sem divisões, sem regras, sem correntes. Todos somos um só.

Os Um

Tenebris é uma cidade descrita como "impossível", sendo citada várias vezes durante Ordem Paranormal: Calamidade, apesar de nunca ter sido explicada de maneira exata, fazendo com que não se tenha muitas informações concretas sobre ela no momento. É dito que Tenebris possui seis sinos alocados em torres e que ela é a manifestação primordial da Realidade.

A palavra tenebris em latim possui vários significados, entre eles estão: trevas, escuridão, ignorância e ocultação. De acordo com o Diário de Deus, Tenebris pode transferir ou destruir o controle das Correntes da Realidade.

Sinos de Tenebris[]

Os Seis Sinos de Tenebris são objetos incompreensíveis até o momento na obra. Sabe-se apenas que eles estão conectados à Cidade Impossível e que todos estão situados em suas devidas torres. Não se sabe como se evoca a ponte para que esses objetos surjam fisicamente na Realidade, tendo em vista que ambos os sinos vistos até o momento já foram encontrados em locais diversos sem qualquer explicação prévia de como apareceram ali. O badalar de cada sino pode ter efeitos diferentes sobre as pessoas, porém todos causam um efeito paranormal forte nos envolvidos de sua própria maneira.

Quando um escolhido se conecta a um sino, ele pode realizar a Passagem, também conhecida como o Sacrifício. Porém, a escolha de realizar essa passagem é dita como um paradoxo, no qual a pessoa deve ser livre o suficiente para escolher abandonar sua própria liberdade e se tornar um com algo maior e melhor para o Outro Lado.

É dito também que "os sinos representam a união impossível daquilo que se repele". Embora não haja muitas certezas sobre o significado dessa frase, especula-se que ela se refira aos Elementos do Outro Lado de alguma forma. Entre as principais bases para essa interpretação está o fato de que o Amigo Imaginário foi originado pela união de Sangue e Morte, enquanto o Estrangeiro surgiu da união impossível de Conhecimento e Energia, ambas através dos processos que os Sinos são capazes de realizar.

Sino de Tipora[]

Sino de Tenebris OSNI

Sino de Tipora

O sino de Tipora era de conhecimento dos nativos antigos da ilha. O sino ecoava e causava manifestações de um líquido semelhante a tinta que evocava sensações de vício e de sentimentos intensos nas pessoas afetadas. Grande parte do efeito do medo na ilha derivava da presença do sino e da manipulação posterior do medo das pessoas por habitantes do vilarejo que lá existia. Ele foi encontrado numa passagem abaixo da mansão dos Moretti, porém danificado e apenas com uma pintura de sua torre na parede.

Sino de Varminho[]

Sino de Tenebris SDOL

Sino de Varminho

O sino de Varminho foi encontrado na sede da TV Varminho, um local onde pessoas estavam investigando os possíveis sinais emitidos pelo sino. Esse sino está conectado com algumas entidades denominadas Alheios, e quando os protagonistas de Sinais do Outro Lado se conectam com o sino através de cápsulas eles se sentiram compelidos a entrar numa porta com o símbolo de Tenebris e se tornarem um só com o infinito.

Pessoas relacionadas a Tenebris[]

Marc Menet[]

Folha Grimorio Anfiteatro Flaviano - Luz Negra

Folha do grimório contendo o símbolo associado a Tenebris em luz negra.

Marc aparenta ter certo conhecimento sobre Tenebris e coisas relacionadas a tal, como visto no 4º episódio de Calamidade, quando o mesmo sente certo desconforto ao ver um símbolo circular com triângulos presente sobre o símbolo do Diário de Deus em uma de suas páginas.[1]

Tenebris... Não, não era nada, eu me confundi.

Marc Menet[1]


Kian[]

Miniatura Ocultista desconhecido em Calamidade

Ocultista desconhecido

Kian, ao ser confrontado por Joui Jouki sob o efeito do Ódio do Diabo, é levado por um Ocultista desconhecido de manto preto e olhos amarelos que carrega consigo o mesmo símbolo acima associado a Tenebris.[2] Segundo ele, o motivo dessa intervenção se deve pois as Regras estão mudando, e que graças a isso eles devem se apressar.[3]

Eles estavam lá no começo, e eles são os que vão estar lá pra presenciar o fim.

Kian sobre Tenebris[3]

Plautus[]

Livro "Os Governadores do Coliseu" Plautos

Plautus foi um dos Governantes do Coliseu e a principal figura responsável pela proibição dos jogos de gladiadores devido à sua forma de realizá-los. Impedir as carnificinas terríveis que ocorriam diariamente a mando desse governante parecia impossível, já que além dele conseguir fazer os romanos serem motivados pela ganância, de alguma forma ele também havia criado um culto próprio que organizava seus jogos e o protegia a todo custo. Porém, um dia Plautus inexplicavelmente desapareceu sem deixar rastros, consequentemente fazendo seus seguidores repetirem a mesma frase desesperadamente:

Plautus in tenebris abisse.

Seguidores de Plautus[4]

Irmã de Gal[]

De acordo com Kian, ele fez uma promessa até o momento desconhecida, e logo depois revela para Gal o real destino da sua irmã, sendo essa a primeira vez que ela é citada na história.[5]

Uma certeza você pode ter, Gal: Eu cumpro as minhas promessas. Sua irmã tá viva em Tenebris.

Kian[5]

Ângelo Amadeu Moretti[]

Pergaminho de Ängelo Moretti

Ângelo Amadeu Moretti, ancestral de Constantino Moretti, foi o patriarca da Família Moretti e líder da Ordem de Caçadores, também conhecida como os Guardiões dos Segredos: Uma família de origem italiana na qual a maior parte era composta por exploradores e bon-vivant que viajam pelo mundo em busca de novas descobertas.[6] Em certo momento de sua vida, Ângelo Moretti encontrou Tenebris, posteriormente fracassando na sua missão de reencontrá-la.

Mesmo tendo falhado em minha incumbência de reencontrar Tenebris, depois de tantos anos, deixo essa vida esperançado que a Realidade é um lugar mais protegido do que quando a encontrei.

Carta de Ângelo Moretti

Nativos da ilha de Tipora[]

Miniatura Vulto de Nativo 2 em O Segredo na Ilha

Nativo de Tipora

A ilha de Tipora era um dos lugares onde se localizava um dos seis sinos de Tenebris. Os nativos da ilha mantinham escondido uma porta com o símbolo de Tenebris estampado, além de esconderem uma espécie de líquido com efeitos paranormais que causava sensações estranhas. Após serem expostos à ela e ficarem viciados, geralmente eles estampavam o símbolo de Tenebris em seus rostos.

O meu futuro será o transe eterno da euforia, assim como daqueles que habitavam esse lugar antes de meus antepassados.

Carta de Constantino Moretti

Produção da TV Varminho[]

TV Varminho Logo

Logo da TV Varminho

A produção e seus membros da equipe utilizam de disfarces dos antigos operantes para manter a conduta de atividades de fachada, eliminando evidências de suas aparições em ambientes externos e buscando novas pessoas dignas de compreender os Sinais e contribuir para alcançar a "Passagem de Medo", às ordens de seu diretor, Diego Granteros.

Ele nos ensinou a ver, ele foi o primeiro a compreender o sinal, o primeiro a se conectar, a aprender, ele encontrou a ascensão, ele se tornou a transmissão, todos somos a transmissão agora, a origem é a passagem, todos estão nela.

William Bonantos[7]

Guizo[]

Miniatura Guilherme Santos em Sinais do Outro Lado

Guizo

Guilherme Santos, também conhecido como Guizo, era um jovem agente de um grupo de caçadores paranormais independentes chamado "Os Cinco". Após investigarem sobre os Alheios, Guizo e seus companheiros tiveram contato direto com o Sino de Varminho. Guizo resolveu entrar na grande porta e realizar a Passagem, visto que sempre fora um jovem muito fissurado em coisas misteriosas e desconhecidas. Guizo encarou a Passagem como a realização de um sonho e, desde então, não se sabe seu paradeiro.

Deve ser TÃO legal. Eu quero ir lá.

Guizo[8]

Curiosidades[]

  • Obscurité, o nome do grupo que Marc é "líder", quando traduzido de Francês para Latim, resulta em Tenebris.
  • Em relação a Enigma do Medo, foi confirmado pelo Cellbit que Tenebris, juntamente de Kian, não estará presente no jogo.[9]
  • O símbolo de Tenebris foi apresentado ao Cellbit por Orenjiro sem saber o contexto de Tenebris, mas ele gostou da ideia e adotou o mesmo como o atual símbolo.[10]

Galeria[]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 Fala de Marc Menet em Calamidade - Episódio 4 (assistir no YouTube em 1h12m52s)
  2. Aparição de um Ocultista desconhecido em Calamidade - Episódio 2 (assistir no YouTube em 4h03m08s)
  3. 3,0 3,1 Calamidade - Episódio 7 (assistir no YouTube em 23m10s)
  4. Leitura de Balu do livro "Os Governadores do Coliseu em Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 57m39s)
  5. 5,0 5,1 Fala de Kian em Calamidade - Episódio 7 (assistir no YouTube em 4h57m34s)
  6. Histórico da família Moretti em O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h27m08s)
  7. Sinais do Outro Lado - Episódio 6 (assistir no YouTube em 2h33m18s)
  8. Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h59m40s)
  9. YouTube. Respostas do Outro Lado, com CELLBIT - ORDEMCAST Ep. 43.
  10. Twitch. Live "hoje tem react do ICEBERG de Ordem Paranormal, eu sou babaca, QSMP, terrorzinho?? jogo bizarro da madrugada tambem" de Cellbit em 19 de agosto de 2023 (assistir na Twitch em 02h23m21s)
Advertisement