Você é livre o suficiente para escolher abandonar a sua liberdade?
Mestre[1]
Transmissão é o sétimo e último episódio de Sinais do Outro Lado. Teve sua exibição em 10 de dezembro de 2022.
Sinopse[]
Chegou a hora. Chico, Guizo, Lírio, Xande e Morato começam a última fase da investigação da Torre da TV Varminho e o resgate de Dara. Mas as coisas talvez não sejam tão simples assim, e o objetivo do ser que encabeça tudo pode ser uma escolha muito difícil para o grupo tomar.
Sumário[]
Os Quatro finalmente se reuniram com Morato. Antes dele explicar sobre o que aconteceu com ele, Chico e Lírio tentam analisá-lo para ver se ele pode ter se transformado em um alheio. Logo depois, Morato é questionado sobre o que aconteceu, falando que ele começava a ter lapsos de memória e que sabia que havia alguns alheios na Granja Abobrinha, ficando feliz ao saber que o grupo conseguiu neutralizá-los. Ele pergunta sobre como tirar as outras pessoas dos cápsulas, começando a andar pelas salas. Chico fala que Vicente e Jerson também estão no quarto andar, pedindo para liberá-los antes. Eles então se direcionam até a cápsula 4-A2, e Chico usa seu teclado para acessar o terminal. Ele insere a senha "1992" e a cápsula reage. Lírio dá um soco no vidro, possibilitando a saída de Jerson, que estranha as pessoas ao redor, sem saber onde está. Logo depois, Chico se direciona até a cápsula 4-A1, enquanto o resto do grupo começa a investigar a sala inteira. Xande acha uma folha falando sobre o Projeto TV Varminho, falando sobre análises psiquiátricas e médicas e as reações psicológicas pela exposição aos sinais transmitidos pelo objeto, enquanto Guizo acha mais um bilhete com sentimentos tristes nas palavras escritas. Ao digitar a senha "QUEIJOS", Chico erra e uma luz vermelha aparece na cápsula. Após digitar "GORGONZOLA", a cápsula reage e o grupo se junta para quebrar o vidro dela. Após quebrá-la, eles salvam Vicente, que estranha o que está acontecendo. O resto do grupo continua conversando sobre o que aconteceu com o grupo durante a investigação, e Guizo e Xande continuam explorando usando a câmera, percebendo que na lente da câmera, todo o andar está coberto pelo líquido verde gosmento. Ele começa a movimentar a câmera pela sala toda, até mirá-la no teto, e ao olhar para cima pela câmera, ele é surpreendido por um alheio enorme que pula em cima dele.
Xande começa a tentar tatear a criatura que não é visível pela câmera, e usa um de seus rituais de Sangue para causar dano nela. Guizo tenta usar sua Rajada Mental na criatura, mas ela se mostra imune ao elemento de Conhecimento, mas não às balas que Morato atira com sua metralhadora. A criatura tenta derrubar Lírio, mas sem sucesso, enquanto Chico analisa a criatura, conseguindo identificá-la como um Rastropoda. O pequeno pede algum tipo de pó ou farinha para Jerson e Vicente, e Vicente consegue achar um punhado de farinha de pizza em seus bolsos. Xande e Lírio tentam segurar a criatura, mas sem poder ver onde ela tá, falham. Porém, Morato avança pedindo licença para os dois e desferindo vários golpes de faca na criatura, que revida contra o líder. Guizo pega um punhado de cinzas e faz a criatura ficar mais lenta, enquanto Chico lança a farinha na direção do Rastropoda, que fica permanentemente visível para o grupo. Xande acerta mais um golpe na criatura e Lírio puxa a Leonora para golpeá-la, dando um bom dano nela. Morato solta a sua faca e pega a sua metralhadora, continuando a metralhar a criatura que ainda resiste um pouco, mas fica aos frangalhos. Junto com o grupo todo, Morato desfere os últimos golpes que desintegram a criatura. Após o combate, o grupo começa a tratar seus ferimentos e volta a investigar a sala.
Guizo e Xande continuam a investigar as outras salas, achando mais documentos sobre o Projeto TV Varminho, enquanto Chico conversa com Jerson e Vicente, falando que eles serão bons amigos. Ao voltar para a investigação, o grupo vê informações sobre a tentativa de entender uma espécie de objeto que emitia os sinais e frequências paranormais, mas sem êxito. Morato volta de outra sala, mostrando o cartão de acesso ao quinto andar, que Chico negocia por seu cartão de identificação. Eles então se direcionam até o elevador, percebendo que não há botão para o sexto andar. Eles entram e sobem até o quinto andar. Durante a travessia, eles conversam um pouco, até que o elevador para. Quando a porta se abre, eles se veem em um lugar enorme e desproporcional, com uma mesa com um computador e várias bifurcações. Eles estranham vendo que o andar é nitidamente muito maior e não entendem como que isso pode caber em um prédio. O grupo começa a andar até o computador, percebendo que ele tem um código bem diferente. Guizo começa a mexer nele, conseguindo fazer com que ele tenha uma perspectiva nova em sua câmera. De repente, o elevador atrás deles fecha e desce, sem que ninguém tenha tocado nos botões. O grupo começa a andar pelas salas, e o elevador retorna ao andar, revelando sete homens de terno com armas nas mãos. Morato fala que consegue segurá-los e começa a atirar de volta, enquanto o grupo continua andando.
Chico vai guiando todo mundo pelo labirinto, andando várias vezes em círculos e vendo muitas vezes Morato atirando contra os homens de terno, se dando muito bem com a situação. Eles chegam até uma sala escura, e quando Xande começa a entrar, a luz da sala começa a ficar vermelha. Ela muda para verde depois e ele começa a andar na sala. Ela volta a ficar vermelha e Xande, pressentindo alguma coisa, para no lugar. A luz volta a ficar verde e ele continua andando, porém ele se descuida e anda um pouco mais quando a luz fica vermelha. Depois de uma segunda tentativa falha, ele consegue andar no ritmo das luzes e chega até o final, encontrando uma chave e uma fita com o nome "Telopsia". Ele volta com o grupo e eles continuam andando, até chegar em uma sala com vários buracos. Estranhamente, eles sentem que seria uma ótima ideia se jogar neles. Porém, eles são interrompidos por um alarme em outro lugar. Lírio reconhece como um alarme de carro, e Chico reconhece ainda mais como um alarme de um fusca. Eles voltam no caminho, entrando em uma porta à esquerda e se deparando com um fusca de cor azul. De repente, todos começam a se bater inevitavelmente. Vários socos, tapas e chutes são desferidos entre o grupo todo, e Chico, Guizo e Xande conseguem resistir essa vontade de se bater, ao contrário de Lírio que continua batendo inexplicavelmente sem ter controle de seu corpo. Após ter dado um soco em Guizo, ele decide fechar o olho e consegue resistir à essa vontade. O grupo também ajuda Jerson e Vicente a se desvencilharem, e logo depois, continuam a andar pelo labirinto. Eles voltam até a sala dos buracos, e Lírio tenta se jogar em um dos buracos, sumindo na imensidão do buraco. 10 segundos se passam e Lírio cai no caminho de frente, se machucando um pouco, enquanto os outros seguem o caminho, se cuidando para não cair. Eles seguem reto e entram em uma nova sala, com várias espécies de casulos na sala, com silhuetas dentro deles. Chico começa a investigar os casulos, conseguindo identificar os símbolos dos alheios em uma espécie de teclado. Porém, ele também percebe que todos os casulos estão distribuídos de forma aleatória, o que significa que uma investigação bem mais apurada deve ser feita.
Durante a investigação, o grupo consegue achar alguns dos casulos específicos, porém percebendo que não há nenhuma indicação do que fazer para libertá-los. Chico tenta inserir uma senha qualquer para o casulo de Edimeia, mas errando e vendo vários símbolos piscando no casulo, além de não ser mais possível digitar algo em seu terminal. O grupo decide então voltar a andar no labirinto, e logo depois, entram em uma sala diferente, com paredes brancas e armários de escritório pendurados de cabeça para baixo. Enquanto se aventuram por essa sala, Chico vê uma gaveta aberta e percebe o cartão de acesso ao sexto andar no fundo dela. Ele tenta pegar o cartão, mas quase tem sua mão cortada pela gaveta que fecha rapidamente. Outra gaveta se abre e Xande vai até ela junto com Lírio, usando sua Polarização Caótica para retirar o cartão facilmente. Os dois discutem um pouco e Chico fica com raiva, saindo em disparada até o elevador. Lírio tenta acalmá-lo, falando sobre a situação de Edimeia, mas é repreendido pelo pequeno. O grupo se junta novamente e continua andando pelo labirinto, se encontrando com uma sala totalmente escura, sem nem mesmo a lanterna funcionar. Chico é o primeiro a andar e some na escuridão. Ele percebe que não consegue enxergar nada e que não consegue ouvir nada, mas vê uma saída à esquerda e a porta onde entrou atrás. Ele tenta puxar Lírio, com êxito, e os dois conversam sobre o que fazer para conseguir voltar. Xande e Guizo também entram, puxando Vicente e Jerson, e então, eles decidem ir pela saída à esquerda. O grupo sai da sala, se deparando com uma nova porta. Seguindo o caminho, eles se encontram com a sala das luzes vermelhas e verdes, percebendo que deram a volta e que pode ser fácil reencontrar o caminho de volta. Porém, eles se deparam com uma nova sala escura. Ao entrarem lá, eles ouvem um som esquisito e decidem sair. Chico tenta tatear o chão da sala, percebendo sangue humano. Continuando a andar pelo corredor, eles percebem um beco sem saída, mas percebem que uma das paredes do lado esquerdo parece bem estranha. Xande toca ela e ela parece translúcida. Ele enfia sua cabeça no meio da porta e consegue achar o caminho da saída, vendo Morato derrubando mais um homem de terno. O grupo se reúne com Morato, que havia matado diversos dos homens, e ele pede para guiá-lo pelo labirinto para achar a saída. Eles andam mais um pouco, passando pela sala dos armários de novo e virando em uma esquina, achando o caminho até um novo elevador. Os Quatro também mencionam sobre o Telopsia, a qual Morato pede para ver a fita e metralha ela, destruindo-a e dizendo que eles não querem saber sobre o que é essa fita.
O grupo entra no elevador e insere o cartão de acesso. O elevador começa a se mexer. O clima é tenso e estranho. O elevador começa a subir, a descer, a ir para a esquerda, a ir para a direita, se mover de maneiras ilógicas. Ele subitamente para. A porta do elevador se abre e o grupo se depara com o corredor. O corredor que Guizo e Chico já viram antes. Um corredor longo, verde, cheio de cabos e uma porta adornada. Nesse corredor, várias placas coladas na parede com os símbolos dos alheios. Guizo percebe sua câmera virando puro ruído, dizendo que é aqui onde ele teve aquela visão. Chico, Morato, Jerson e Vicente também dizem ter memórias desse lugar de alguma maneira, enquanto Xande começa a vasculhar o corredor tentando abrir todas as portas, mas sem sucesso. Quanto mais o grupo se avança, eles percebem que tudo começa a se corromper, a se mesclar, como se algo da porta à frente estivesse corrompendo elas. Eles chegam na frente da porta no fim do corredor, com Morato perguntando se todos estão prontos. Eles fazem um grito de guerra e tocam na porta, que começa a se abrir automaticamente. Ela se abre totalmente, revelando uma sala totalmente modificada, com vários monitores em duas mesas e o mais principal: a nave com forma de sino, além de várias cápsulas à frente. Eles começam a vasculhar todas as cápsulas, procurando pela de Dara, com Xande indo até a última cápsula à direita e sentindo que não tem como: essa é a cápsula de Dara. Morato também percebe uma cápsula aberta, com vários cabos formando uma silhueta de alguém que estava aqui. Chico tenta entrar no sistema dos monitores, resistindo aos sinais. Ele vê informações de o que aparenta ser quatro frases e as informações das cápsulas, vendo que na de Dara, mostra que ela continua viva e que ela está conectada ao sino. Ele também consegue compreender o que acontece no sistema: todas as cápsulas estão conectadas ao sino, em uma rede neural que tenta compreender as pessoas dentro delas. Elas servem um propósito maior, elas estão protegidas. Elas não serão atacadas. E a única forma de abrir essas cápsulas é compreender as frases. Chico lembra sobre as informações que William Bonantos havia dado a ele em sua mente, e fala para o grupo que ela está segura e que ela está servindo um propósito maior. Morato questiona o que são esses símbolos, e Chico percebe que a cápsula de Dara não tem nenhuma frase. Ele então diz que William o propôs que os ajudassem e que eles entrassem na Cidade Impossível.
O grupo então se reúne para ajudar Chico a traduzir os símbolos; no primeiro, eles tentam traduzir, conseguindo "Nome de alguém escolhido", e pensando nessa frase e na situação de Dara, decidem digitar o nome da companheira. Ao fazerem isso, a cápsula da ponta esquerda se abre. Ao traduzir a segunda para algo parecido com "O nome do diretor da TV", Chico insere o nome do diretor da TV Varminho, Diego Granteros. Mais uma cápsula se abre, mas de repente Morato, Jerson e Vicente começam a sentir uma dor de cabeça forte, como se estivessem lembrando de algo. E é aí que todos sentem seu pior pressentimento: eles lembraram da mentira. É como se seus cérebros estivessem implorando para que não olhassem para trás, e que ninguém está atrás, e que ninguém é real. Até que ponto as mentiras conseguem nos proteger? Até que ponto ele é capaz de esconder a Realidade de si mesmo? A resposta para essa pergunta chegou agora: não tem como esconder.
Ele tá aqui.
Eles tentaram não pensar que ele existia. Mas é inevitável: eles estão vendo. A presença desse ser é inacreditável. A mente de Chico e Lírio se prendem a tudo que é caótico. Ele é real. Morato se choca com a visão, mas volta ao foco na missão, pedindo para que eles entrem nas cápsulas o mais rápido possível. Ele tenta acalmar Chico e volta as suas direções para o ser, que continua avançando. Ele usa um ritual, se transformando em algo com várias veias ao redor do corpo, enquanto o resto dos Quatro continua tentando traduzir as frases para poder acessar as cápsulas, com Lírio já entrando em uma das cápsulas. Uma das cápsulas acaba ficando vermelha depois do grupo errar uma das traduções, mas ao traduzirem a pergunta "O que nós buscamos?" e inserir a resposta "Objeto + Negar + Lugar + Possível", mais uma cápsula se abre. Chico, Guizo e Xande, ao verem a situação, começam a discutir sobre quem deve ficar para tentar proteger as pessoas. Eles veem a cena da criatura derretendo Morato a apenas plasma verde, e os três entram em consenso para deixar Xande fora. Chico e Guizo entram nas cápsulas, enquanto o ser se encontra à frente de Xande. O skatista tenta avançar contra a criatura, mas a presença dele o congela. Para o ser, Xande é uma formiga. Uma criatura desprezível. Não existe mais mentira. Ele é a verdade soberana. Ele percebe um símbolo tomando sua mente. Uma mensagem. Um sinal. A criatura começa a mandar ordens para Xande. Ela pede para que Xande se ataque e logo depois, que arranque sua língua. Ele tenta, mas sem sucesso. A criatura pede para que Xande se ajoelhe e se ataque novamente. Enquanto tudo isso acontece, Xande começa a ter memórias dos momentos bons que teve com Os Cinco, mas que são inexistidos pela criatura pedindo para que ele se esqueça. A criatura toca a sua cabeça e Xande começa a esquecer tudo: todas as pessoas que conheceu, todas as músicas que ouviu, todos os gostos que sentiu, tudo. Ele é vazio. Ele é ninguém. Seu corpo começa a derreter, seu sangue começa a borbulhar, não há compreensão do que está acontecendo. Quem ele deve ter sido antes talvez foi uma pessoa horrível para ter um final tão brutal. Seus restos, ácido, memórias e tudo que um dia já existiu permanecem no chão. A história de Xande termina.
Os três restantes, nas cápsulas, começam a sentir: tudo é o sinal, tudo é a transmissão. Eles estão conectados. Eles se vêem na torre, com o sino flutuando. Eles parecem estar no mesmo lugar, mas apenas os três estão presentes. Os três correm até o elevador, que desce sozinho. Eles chegam até o laboratório do quarto andar, percebendo diversas silhuetas que parecem como pessoas. Tudo são sinais, tudo são as transmissões. Eles ouvem as silhuetas dizendo que "A Escolhida está na porta", e os três continuam andando pelo lugar, com as silhuetas acompanhando o movimento deles. Ao cruzar por outra porta, eles finalmente vêem o que eles vieram procurar. Eles veem Dara. Os três percebem que ela está apática, encarando para a parede que devia estar o símbolo da emissora, mas que agora tem uma enorme porta, com um enorme símbolo na frente. Dara diz que ela entendeu tudo, que compreendeu tudo, que sabe o propósito. Ela sabe do sino, ela sabe dos sinais, tudo que eles querem, ela sabe de tudo. Ela sabe que ela precisa ir para lá. As silhuetas continuam falando em uníssono, dizendo que todos são um, que todos são destinados a se tornar uma coisa só. Algo maior, algo melhor. Lírio e Chico dizem que Xande logo vem para se reunir com o grupo, mas Dara diz que apenas um pode passar pela passagem. As silhuetas em uníssono falam o nome Tenebris, e que apenas uma pessoa pode passar para a manifestação primordial da Realidade. Ela diz que ela é a escolhida, e que ela deve ser a pessoa para passar. Os três estranham muito o comportamento de Dara, e questionam o porquê dela querer essa escolha, e ela explica que não tem outra escolha, agora que eles estão sem Morato e sem Xande. Os Quatro sentem uma escolha dentro deles: eles devem realizar a Passagem para atingir o Infinito, mas apenas uma pessoa pode passar. Quanto mais tempo eles passam, mais eles compreendem: todos eles foram escolhidos. Mas todos sabem que essa escolha é um sacrifício e que a liberdade dessa escolha é um paradoxo. Seriam eles livres o suficiente para escolherem abandonar a sua própria liberdade? Lírio, Chico e Guizo percebem que esse lugar transformou Dara, apesar dela ainda ter a sua essência, mas entendem que essa é a escolha dela, mas que ela deve fazer essa escolha pensando no grupo. Pensando nos Cinco. Pensando em Xande. Pensando em Morato. Pensando em tudo. É hora da escolha. Seria Dara corajosa para atender o chamado e abandonar quem ela é?
O grupo não consegue entrar em um consenso para definir quem vai entrar, mas Chico desiste da ideia. Eles veem uma passagem se abrindo atrás deles, mostrando uma escolha: entrar na Passagem ou voltar para o mundo normal. Chico decide voltar ao mundo normal, e Lírio o segue, pois Guizo pediu para falar a sós com Dara. Os dois ficam no local da transmissão conversando sobre Guizo finalmente ter conseguido o que queria: estar em contato com as coisas mais maneiras que podia descobrir. Os aliens, o paranormal, tudo. Ele diz que essa pode ser a melhor oportunidade dele, e Dara entende o que ele quer. Ela sabe que tudo isso tem mais relação com ele. A porta se abre. Guizo decide entrar nela, mas não antes de dar um abraço em Dara. Os dois se abraçam, e Dara vê Guizo entrando pela passagem, abandonando tudo o que ele é. Ela então entra na outra passagem e volta ao mundo normal.
No mundo normal, Chico consegue sentir toda a dor, seus ossos estralando, tudo. Seus ouvidos começam a voltar ao normal, como se ele estivesse aprendendo ainda a ouvir. Por quanto tempo ele permaneceu com os olhos fechados? É aí que ao abri-los, ele vê algo inimaginável: um homem de cabelos loiros, com tatuagens no rosto e na mão, usando um terno azul, outra pessoa, de roupas vermelhas, analisando o sino, e outra pessoa, analisando uma cápsula do outro lado.
E é aqui que Sinais do Outro Lado termina.
Evidências e informações[]
- Artigo principal: Documentos
Evidência | Descrição |
---|---|
Papel sobre o Projeto "TV Varminho" - Análises Psiquiátricas e Médicas. Foi encontrado na Ala Médica do 4º andar da Torre da TV Varminho.[2] | |
Bilhete de um pai para sua filha, relatando eventos pós-experimento. Foi encontrado na Ala Médica do 4º andar da Torre da TV Varminho.[3] | |
Papel sobre o Projeto "TV Varminho". Foi encontrado no Escritório de Análise do 4º andar da Torre da TV Varminho.[4] | |
Papel sobre o Projeto "TV Varminho" - Rastreamento e Relatório de Objeto Voador não Identificado. Foi encontrado no Escritório de Análise do 4º andar da Torre da TV Varminho.[5] | |
Cartão de Acesso ao elevador do 5º andar da Torre da TV Varminho. Foi encontrado por Morato Vertaler no Escritório de Análise do 4º andar da Torre da TV Varminho.[6] | |
Folhas iguais com Sinais do Outro Lado presentes. Foram encontradas na mesa de computador da Sala de Experimentos no 5º andar da Torre da TV Varminho. Traduzindo obtém-se: "Nós somos todos um".[7] | |
Fita VHS do Telopsia e uma chave. Foram encontradas dentro da Sala das Luzes no 5º andar da Torre da TV Varminho.[8] | |
Cartão de Acesso ao elevador do 6º andar da Torre da TV Varminho. Foi encontrado por Alexandre na Sala dos Armários do 5º andar da Torre da TV Varminho.[9] | |
Sino de Tenebris de Varminho. Foi encontrado no 6º andar da Torre da TV Varminho.[10] | |
Sinais do Outro Lado emitidos no terminal da Sala do Sino de Tenebris de Varminho, sendo a chave para abrir as cápsulas. Traduzidos na seguinte ordem: Símbolo #1: "O nome da pessoa mais importante do lugar da origem da transmissão" - Resposta: "Diego Granteros";[11] Símbolo #2: "O nome do escolhido contido" - Resposta: "Dara";[12] Símbolo #3: "Objeto de contenção de alguém - abrir?" - Resposta: "Abrir/Sim";[13] Símbolo #4: "O que nós buscamos?". Resposta: "Objeto de lugar impossível".[14] |
Elenco do episódio[]
- Cellbit - Mestre
- Carolinga - Dara Alice Venturini
- Felps - Guilherme Santos/Guizo
- Gary - Lírio Tellini
- LJoga - Chico Albuquerque
- Guaxinim - Alexandre/Xande
Galeria[]
Referências[]
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h43m32s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 22m50s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 24m50s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h10m11s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h14m04s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h17m47s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h29m19s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h41m36s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 2h20m23s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 2h47m55s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h04m21s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h00m57s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h14m44s)
- ↑ Sinais do Outro Lado - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h16m36s)