A página a seguir contém spoilers da história de Enigma do Medo. Continue lendo por sua conta e risco. |
- Para o antigo líder da Ordem e deste personagem em questão, veja Senhor Veríssimo (1980).
Se esses monstros são capazes de sentir algo, é melhor que também sintam medo. Porque nós estaremos em seu caminho.
Senhor Veríssimo[3]
Você pode chamar isso de destino, você pode chamar isso de Deus, você pode chamar isso de Medo... Nomes não importam, Kian, e é por isso que eu abandonei o meu.
Senhor Veríssimo[4]
Senhor Veríssimo é um personagem principal do universo de Ordem Paranormal. Seu verdadeiro nome ainda é desconhecido, porém essa iteração é o mais comumente associado a esse nome, que era utilizado como designação genérica para todos os agentes da Ordo Realitas. Ele é o líder da Ordem e responsável por mandar os personagens em suas missões em todas as temporadas, além de ter treinado vários agentes da Ordem, incluindo sua filha.
Sabe-se que seu desaparecimento é o incidente que desencadeia os eventos de Enigma do Medo, que faz com que Mia, sua filha, saia à sua procura.
Aparência[]
Sinais do Outro Lado[]
Em 1997, o jovem Veríssimo de 37 anos tinha seu cabelo curto arrumado na cor marrom, um bigode com uma barbichinha marrom e costeletas da mesma cor. Vestia uma camisa polo azul por baixo de sua jaqueta de aviador, uma calça militar cinza com um bolso afivelado e sapatos pretos. Além disso, também carregava uma espingarda nas costas, com uma faca acoplada em sua bandoleira.[5]
A Ordem Paranormal[]
Inicialmente, Senhor Veríssimo é apresentado como um senhor de idade por volta de seus cinquenta ou sessenta anos, com cabelo e barba rala, parecido com um "típico CEO" clichê de filmes, que veste um terno arrumado e anda sempre com uma postura correta.[6] Continuaria a encontrar a equipe e receber informações da missão, até mesmo se disfarçando, como fez no Lava-Lava do Melindro, local que servia para armazenar armas da organização.
Iniciação[]
Na graphic novel, Veríssimo aparece como um homem velho de postura respeitável e misteriosa. Ele tem cabelos grisalhos, com um bigode cheio, costeletas e um cavanhaque de mesmo tom. Ele veste uma camisa social branca por baixo de um colete cinza, calças sociais combinando com o colete e mocassins pretos, além de usar uma gravata azul-celeste.
O Segredo na Floresta[]
Durante a primeira reunião na Torre Alfa que fez com a Equipe E para discutir os acontecimentos que levaram ao desaparecimento da Equipe Kelvin e realizar o planejamento da missão em Carpazinha, foi descrito por estar vestindo um terno e continuar mantendo sua postura forte e correta.[7]
Após o final da missão e dos acontecimentos em Santo Berço, os agentes retornam a São Paulo no mesmo ponto de encontro que anteriormente. Veríssimo, abalado com as perdas de seus companheiros, é descrito por ter o rosto inchado, com altas olheiras que se destacam em seus olhos desesperados e acabados.[8]
Desconjuração[]
O Senhor Veríssimo é descrito como um homem de estatura alta e forte que apesar de já estar com seus sessenta anos, ainda se mantém em uma condição saudável. Veríssimo possui o cabelo curto e bem arrumado, que se estende pelos lados de seu rosto em forma de costeletas, se juntando a sua barba acompanhada de um cavanhaque, por conta de sua idade avançada ambos tem um tom grisalho e esbranquiçado. Geralmente é visto usando um colete preto com uma camisa de gola branca por baixo, além de uma gravata azul e calça um pouco mais azulada, sendo da mesma cor de sua bota. Por conta das constantes pressão e a responsabilidade de tomar conta da Ordem, continua com suas grandes olheiras e rosto esvaído.[9]
Durante o dia final no 20º episódio de Desconjuração, Senhor Veríssimo é acionado pela Força D na luta final contra Gal, onde se encontrava ainda com suas roupas sociais, mas com as mangas puxadas na altura dos cotovelos e portando a antiga lâmina de Arnaldo Fritz.[10] Durante a luta sofreria diversos ataques desferidos por Gal e também de uma explosão final de Erin Parker, que lhe acerta parcialmente, lançando-o aos braços de Dante e ficando incapacitado de lutar durante o resto do encontro.[11] Todos os ferimentos seriam tratados sem nenhuma cicatriz aparente.
Calamidade[]
Em Calamidade, Veríssimo apresenta a mesma vestimenta, porém estando bem mais despojada e bagunçada, sua gola e cabelos não estão mais arrumados e sua barba de cavanhaque aparenta estar maior. Agora permanece a maioria do tempo com as mangas arregaçadas, e também com a pele mais pálida do que o normal, continuando com seu rosto cansado e preocupado com os próximos passos de Kian.[12]
Personalidade[]
O Senhor Veríssimo é um homem extremamente cortês e persuasivo, lidando com calma mesmo frente às situações mais adversas. Mesmo obstinado em combater o Paranormal, ele costuma ter uma abordagem leve a quem ele acha que ainda tem alguma salvação, preferindo usar o diálogo antes da violência sempre que possível nesses momentos - como visto quando libertou Agatha em A Ordem Paranormal, e Dante em Ordem Paranormal: Desconjuração. Sabe-se que ele leva seu trabalho de maneira muito pessoal e não tem problemas em criar laços com outros membros da Ordem, referindo-se a eles como "família".
Biografia[]
Passado[]
Veríssimo nasceu em 11 de setembro de 1960.[13] O pouco que se sabe a respeito de sua vida se diz respeito a seus muitos anos de serviço à Ordo Realitas. Quando tinha 25 anos[14] entrou para a Ordem sob circunstâncias ainda não reveladas, e lá conheceu aquele que seria um de seus melhores amigos, o ator Arnaldo Fritz. Através de missões e casos que participou, cooperou com diversos agentes experientes, alguns deles sendo: Cristopher Cohen, Chizue Akechi e Francisca Parker, também conhecendo pessoas muito poderosas e influentes de outros países, como: Marc Menet, Ryder Staten[15] e Marco Leone.
Após alguns anos trabalhando para a Ordo Realitas, Veríssimo liderou uma equipe de elite extremamente competente de Varredura, chamada de Aniquiladores,[16] sabe-se que Arnaldo Fritz, Chizue Akechi e Aaron eram membros dessa equipe.
Veríssimo se descreve como um jovem "inocente e aventureiro" quando entrou para a Ordem. O primeiro caso dele ocorreu numa penitenciária abandonada que tinha se tornado base de ocultistas. A princípio, ele pensou que o local estava sendo usado para utilização de rituais e não suspeitou de nada muito pesado acontecendo. No entanto, a equipe que estava com ele, que incluía Arnaldo Fritz, presenciou 6 Zumbis de Sangue devorando um homem idoso e seu cachorrinho, assim que os agentes entraram no local. Não se sabe o desfecho da missão e nem em que região e época ela se passou.[14]
Sinais do Outro Lado[]
No dia 30 de outubro de 1997, Veríssimo estava junto de sua equipe, composta por Aaron, Chizue e Arnaldo. A pedido de Calisto Besatt, o grupo foi até a Café's Pizzaria,[5] uma pizzaria de beira de estrada pouco movimentada na região de Minas Gerais, onde Arnaldo havia dito que faria o estudo e a destruição de alguns itens paranormais que havia encontrado em missões. Veríssimo ficou junto de Chizue e Aaron esperando Arnaldo, mas estranhando a demora do companheiro, ele adentrou os fundos da pizzaria, se encontrando com Arnaldo e seu pupilo Calisto, além de um grupo de jovens que Arnaldo disse que auxiliariam a Ordem na investigação. Veríssimo esboça um sorriso ao saber da ajuda e depois se despede do grupo, voltando com Arnaldo até a van e indo embora.
Enigma do Medo - Passado[]
Entre os anos de 1998 e 2000, após algum tempo fazendo uma investigação preliminar, Veríssimo escolhe a dedo diversos agentes experientes da Ordem para compor uma nova equipe: a Equipe Elite, para poder investigar um local onde haviam diversos relatos de pessoas desaparecendo: o Perímetro. Nessa equipe, ele tinha a companhia de Sofia Besatt, Alan Portlash, Oswaldo Magani, Lethicia Vergeten, Roberto Monteiro, Amy Fiori, Fernanda Silvino, Rossi Ferrero, Theo Portlash e Diogo e Jorge Laiks. Além disso, ele queria que Arnaldo estivesse junto a essa missão, mas o ator estava liderando outra investigação, e por isso, recomendou que Calisto fosse no lugar dele.
Durante as investigações e análise do local, Veríssimo e Sofia acabaram tendo que lidar com uma situação complicada: o Desassombrado, ou Jaser Strach, filho da Família Strach que vivia na mansão construída por aquela área. A primeira vez que Veríssimo o encontrou foi quando a criança havia acabado de assassinar o seu pai, Abraão Strach, na suíte principal da mansão. Com isso, o líder da equipe solicitou a construção de uma base subterrânea embaixo da mansão e uma ala isolada apenas para análise e investigação de Jaser. Após breves análises e algumas conversas com outros agentes da equipe, principalmente com Calisto, que acreditava que o garoto tinha relação com as informações presentes na Catedral construída na área, Veríssimo pediu para que apenas ele e Sofia ficassem responsáveis por cuidar dele.
Durante esse período, uma surpresa aconteceu: Sofia acabou ficando grávida de Veríssimo, e por isso, teve que se isolar mais ainda. E por causa disso, os dois puderam estreitar ainda mais tanto o seu laço amoroso como também um laço parental com Jaser, tratando-o como se fosse filho deles. Porém, as coisas não ocorreram como o planejado, e na hora do parto, Sofia acabou morrendo, e Veríssimo, desesperado com a situação, acabou fugindo do Perímetro, carregando a recém-nascida Mia em seus braços, acreditando que se ela ainda ficasse por lá, talvez ela teria o mesmo destino que Jaser. Com isso, o resto da Equipe Elite ficou no Perímetro, agora sofrendo por conta da Visão que o nascimento de Mia havia ocasionado neles.
Após sair do Perímetro, Veríssimo acabou tendo suas memórias do local ocultados, não tendo lembrança alguma de lá, mas sabendo de uma Visão de que o seu destino tinha relação com aquele lugar. Com isso, nesse tempo ele acabou cuidando sozinho de sua filha, ao mesmo tempo em que continuava trabalhando na Ordem.
Caso: Virgílio "Kian"[]
No ano de 2002, após meses de investigação, uma equipe de agentes experientes da Ordo Realitas composta por Senhor Veríssimo, Arnaldo Fritz, Francisca Parker e Chizue Akechi, com a ajuda de Cristopher Cohen,[17] vão ao confronto do primeiro ocultista, chamado de "Kian", e seu misterioso Culto do Conhecimento, que se autodenominavam Escriptas.[18] Eles vencem o culto milenar e seu líder com uma estranha facilidade, porém não tiveram sucesso em salvar a vida de vítimas do sacrifício de um ritual realizado no local pelos ocultistas.[19] Foi a suposta morte de Kian que desencadeou a queda dos casos paranormais durante 15 anos, porém, segundo o diário de Anthony Scelto, o "Tirigan", era parte do plano para fazer a Ordem "baixar a guarda" até Kian retornar, visto que uma vítima que havia sido resgatada era Leonardo Gomes, que passou a abrigar a consciência de Kian em seu corpo.[20]
A Presença do Vazio[]
Algum tempo depois, após uma de suas missões, Veríssimo acabou resgatando um filhote de cachorro, acabando por levar ele para casa para fazer companhia à sua filha. Assim, nascia a dupla Mia e Lupi.
A Ordem Paranormal/Iniciação[]
No dia 29 de fevereiro de 2020, Veríssimo encaminhava Thiago Fritz, Elizabeth Webber e Daniel Hartmann para solucionarem um novo caso. Encontrando o grupo em um grande prédio comercial, Veríssimo informa do caso ao qual foram designados: a morte de um bombeiro após um incêndio na Escola Nostradamus de Ensino Médio e também os instrui a utilizar os distintivos do Setor de Crimes Inabituais (SCI), estes criados pelos agentes da Ordem para facilitar a comunicação e o disfarce.[21]
Já em outro dia ainda durante a missão, Veríssimo vai até o apartamento de Elizabeth, acompanhado de Thiago,[22] onde encontra em condições precárias o civil Alexsander Kothe, que estava preso em uma jaula na sala da agente. Depois de um grande discurso sobre missões passadas,[14] Veríssimo informa que a equipe precisará fazer uma "Varredura" no local do crime, pois a Ordem não tem recursos suficientes para contratar os serviços de outra equipe, indo embora logo depois.
Após isso Veríssimo contata os agentes para encontra-lo em uma das bases da Ordem, o Lava-Lava do Melindro, lá o veterano oferece à equipe vários equipamentos que seriam necessários para realizar a Varredura,[23] ele também libera Agatha Volkomenn, a adolescente havia sido levada pelos agentes até o encontro com o líder.
O Segredo na Floresta[]
Em 11 de Abril, por volta das dez horas da manhã, Veríssimo encontrou uma nova equipe na torre Alfa, na avenida Faria Lima, em São Paulo. O grupo se tratava de Joui Jouki, Cristopher Cohen, Cesar Oliveira, Thiago Fritz e Elizabeth Webber. Já em reunião, ele diz ao grupo que ao longo dos últimos 30 anos, a Membrana estava se tornando cada vez mais forte e resistente, e os Ocultistas estavam bem próximos da extinção. O mundo havia chegado muito perto de ter a realidade completamente curada.[24] Entretanto, coisas preocupantes estavam acontecendo; nos últimos meses, começaram a ocorrer eventos paranormais numa frequência e intensidade nunca antes vista. A Membrana estava no estado mais debilitado já registrado na história. Entregando para o grupo uma foto, Veríssimo introduz a Equipe Kelvin,[25] uma equipe altamente experiente que desapareceu após serem enviados para Carpazinha, cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. Em outra foto, ele entrega a imagem com um Símbolo Espiral marcado na testa da vítima, que foi o que chamou a atenção da Ordem para o caso.[26] Junto das imagens, ele entrega também o último relatório enviado pela Equipe Kelvin. Ao concluir a reunião e com um rápido desejo de sorte, Veríssimo se retira deixando a equipe se preparando para a viagem.
Após a missão ser concluída, Elizabeth, Joui, Cesar, Arthur e Veríssimo se encontram na Torre Alfa, no centro de São Paulo. Veríssimo já se encontrava visivelmente abatido e com pesar visível pelos falecidos da equipe,[8] já que Thiago era filho de seu melhor amigo Arnaldo Fritz e Cristopher seu amigo e companheiro de longa data. Mesmo assim Liz o confronta, despejando nele a frustração que sentia e lhe entrega o relatório da missão. Senhor Veríssimo desabafa, dizendo que não entende porque todas as missões da Ordem tem resultado em fracassos e mortes. Ele diz que já não vê outra alternativa a não ser apelar para uma nova abordagem com o Outro Lado. Com isso, o grupo e principalmente Elizabeth são surpreendidos por Agatha Volkomenn, no corpo de Gabriel Opspor, com um sorriso presunçoso no rosto.[27]
Desconjuração[]
Seis meses após os acontecimentos de O Segredo na Floresta e a construção de uma base subterrânea no bar Suvaco Seco em São Paulo, Veríssimo entrega uma nova missão para um novo grupo, composto por Beatrice, Erin, Fernando, Luciano, Tristan, Arthur, Kaiser e um pouco mais tarde Joui. Em uma reunião, Veríssimo explica o caso de dois agentes que estavam desaparecidos, provavelmente resultado de alguma interferência paranormal, Elizabeth Webber e seu aprendiz Gustavo Dohmer. Após contar os detalhes e encarrega-los da missão, Veríssimo se despede.[28]
Mais tarde, Veríssimo que estava na base da Ordem é questionado por Kaiser que encontrou um documento assinado pelo próprio Veríssimo para apagar todas as informações sobre o Orfanato Santa Menefreda, este que segundo as investigações feitas pelos agentes era possivelmente onde Elizabeth fora levada. Indo mais a fundo, Kaiser encontra boletos bancários firmados pelo Senhor Veríssimo, contudo, a conta denomina-o como "Fritz". Já Veríssimo se vê surpreso com o rumo do caso e entrega para os agentes uma foto que claramente mostrava Arnaldo Fritz junto de um padre e uma freira rodeados de crianças, uma delas claramente sendo a mais nova agente da Ordem, Beatrice Portinari.[29] Após reunir toda a equipe, eles questionam o líder sobre a localização do local, porém Veríssimo afirma que nunca soube sequer onde esse lugar ficava. Com isso, depois de uma breve discussão, Arthur pede acesso as celas da Ordem para questionar um ocultista que cresceu no Orfanato, e com confiança Veríssimo sede a permissão.[30] Porém ele decide ir junto dos agentes para explicar a situação de Dante e como ele foi capturado, ao chegar na cela e analisar o comportamento do ocultista, o líder relata que não vê Dante como uma pessoa perigosa e o libera para ir junto da equipe até o orfanato.
Após a volta dos agentes, Veríssimo os acomoda em sua sala juntamente com Naomi Akechi e Chizue Akechi. O grupo relata o resultado da missão, anunciando a morte de Elizabeth, a descrição das tatuagens dos ocultistas e a palavra "Desconjuração". Veríssimo fica incrédulo com as novas informações e ao escutar o nome "Kian" ele se demonstra extremamente nervoso. Afirmando que, no passado, matou Kian com suas próprias mãos mesmo com os agentes dizendo que viram o mesmo no orfanato. Veríssimo aconselha a equipe a descansar antes de irem até a cerimônia em homenagem a Liz no cemitério, para que depois disso mais informações sobre Kian sejam discutidas. Joui pede para que Dante seja atribuído à investigação e livre da prisão, Veríssimo aprova a ideia e integra o ocultista à Ordo Realitas. Um pouco mais tarde, Senhor Veríssimo chega ao túmulo de Elizabeth, e se despede da agente, dizendo que ela não era uma pessoa fácil de lidar, porém que foi uma das melhores investigadoras que a Ordem já teve.[31] Com o termino das despedidas, todos os agentes se dirigiram de volta para a base.
De volta á base, Veríssimo, acompanhado de Chizue e Agatha, explicam mais sobre Kian para a equipe: Sendo esse o nome do primeiro ocultista da história, tendo mais de 4000 anos de existência. Ele é o responsável pelo Culto do Conhecimento, um nome formal dado aos Escriptas. Ele se manteve vivo utilizando rituais e se vê como um ser imortal, um deus do Conhecimento, Veríssimo acreditava ter o matado em 2002, acompanhado de Arnaldo, Francisca, Chizue e Cristopher, quando ele usava o nome "Virgílio", em uma missão para interceptar um grupo ocultista.[18] Enquanto discutia com os agentes sobre algumas informações que havia descoberto sobre o caso, ele percebe que algo está errado, sussurros e barulhos são escutados do lado de fora da sala e, então, Veríssimo rapidamente percebe que a base da Ordem estava sendo invadida. Ele retira o quadro do coliseu da parede e aciona um alarme de emergência, revelando também um cofre com várias armas. Os agentes pegam seus equipamentos e saem da sala. Leticia informa Veríssimo que todas as celas da base estão sendo abertas. E após todos abrirem a porta para o salão principal, eles são recepcionados por vários ocultistas vestidos com roupas brancas, cordas amarradas nos pescoços e máscaras nos rostos, com a sua líder se destacando no centro, uma mulher de pele negra com cabelos trançados e que utilizava uma chamativa Máscara de Desespero. Um dos ocultistas estava com uma espada segurada no pescoço da Ivete, passos são ouvidos vindos da direção das celas, e para a surpresa de todos, Nathaniel, um dos ocultistas mais perigosos que estavam presos, sai com um sorriso no rosto.[32] Após esses eventos Veríssimo mal apareceu na Ordem nos dias seguintes.
No Dia Final da Desconjuração, Veríssimo acompanhado de Clarissa, Alexia, Samantha e Aaron, intercepta a batalha da Força D contra Gal, bloqueando agilmente um golpe desferido pelo mesmo, o Escripta estava prestes a matar Arthur, porém o líder chega no último segundo,[10] salvando a vida do agente e dizendo a frase:
Olhos sempre abertos!
Senhor Veríssimo
Algo que Arnaldo sempre falava para Veríssimo,[33] ele estava empunhando a antiga espada que seu parceiro utilizava, o veterano então começa a participar do combate contra Gal, ferindo-o porém sendo contra-atacado logo depois, sofrendo muito dano e sendo arremessado para trás pelas Ereshkigal do ocultista. Após uma batalha intensa, onde Alexia e Samantha acabam mortas e Erin Parker se explode, um ataque que acertou Veríssimo parcialmente e fez com que ficasse desmaiado durante o resto dos acontecimentos.[11] Não podendo ver a morte de Fernando e o sacrificio de Kaiser, também ficando sem presenciar Kian retornando como um Marcado. Ele é salvo pela Seita das Máscaras com a ajuda de Joui Jouki, sendo teletransportado de volta para a base da Ordem.[34]
Na base, Veríssimo completamente ferido e fraco, sai de sua sala, dizendo para Arthur, Dante, Clarissa e Aaron, os únicos agentes que saíram vivos da batalha contra Gal e Kian, que eles precisam continuar lutando. Dante fica furioso com essa fala, perguntando como que eles vão lutar com essa força, pois todos foram peças em um jogo muito maior. Veríssimo ressalta novamente que eles não podem deixar a morte de todos serem em vão, e que a luta contra o Paranormal não pode justificar um genocídio, algo que Kian quer fazer para realizar seu plano, e sim que eles deveriam lutar para proteger aqueles que amam e impedir que outros percam outras pessoas queridas. Veríssimo pela primeira vez mostra seu lado frágil para os agentes, dando um abraço forte em Arthur.[35] Veríssimo diz que Kian pode ter um poder inigualável, mas ele não tem uma família, e isso é o que diferencia ele da Ordem.
Ele começa a andar, cambaleando, em direção ao seu escritório, lá ele junto de Arthur e Dante encontram com a Magistrada, enquanto Veríssimo retira o quadro do coliseu novamente, inserindo a senha digital do cofre. Os agentes veem Veríssimo erguendo um grande livro de capa preta, com detalhes em dourado, e que continha um símbolo na capa. Ele explica que esse é o trabalho da vida de Arnaldo, que dedicou maior parte de sua vida investigando a existência de objetos conhecidos como Relíquias da Calamidade, e anotou tudo o que sabe nesse Grimório. As máscaras explicam que essas relíquias são objetos Paranormais que tem um poder imensurável, podendo apenas ser utilizadas por Marcados. Portar uma dessas Relíquias é o equivalente a ter uma completa Exposição Paranormal, algo equiparavel ao poder de Kian, a seita também revela que a Máscara do Desespero, utilizada pela líder, é uma dessas Relíquias.[36] Veríssimo então diz que Kian sabe que a Ordem irá atrás dessas Relíquias, e que ele irá recrutar os seus próprios Marcados para as obter. Ao mesmo tempo, para proteger a Realidade, a Ordem terá que buscar por elas para usá-las e impedir Kian. Será uma batalha de dois lados: um confronto de Marcados contra Marcados. Uma guerra pelo Poder da Calamidade.[37]
Calamidade[]
Após dez meses que se passaram depois dos eventos do Dia Final da Desconjuração, Veríssimo começou a trabalhar sem parar para fortalecer a Ordem, recrutando novos agentes e entrando em contato com antigos aliados para ajudar na luta contra Kian. Além disso, ele passa todos esses meses buscando informações sobre a localização dos Escriptas e tentando contato com as Máscaras que estavam presentes na Ordem sem revelar nada. No dia 04 de setembro de 2021, Veríssimo envia Arthur e Dante para Bariguara, eles estavam encarregados de investigar juntos de Rubens, Carina e Balu, o misterioso caso da suposta aparição do Diabo. Veríssimo entrega a Arthur a liderança da equipe e fica em São Paulo para cuidar da Ordem.[38]
Após voltarem, no dia 08 de setembro de 2021, a recém formada Equipe Abutres relata a Veríssimo suas descobertas. Uma página do Grimório de Arnaldo é encontrada e, assim, é descoberto que Arnaldo havia guardado informações no cofre da Família Leone. Dessa forma, Veríssimo envia a equipe para a Itália imediatamente. Arthur liga para Veríssimo e relata sobre o que ocorreu mansão: um massacre da família de mafiosos causado por Kian e seus Marcados. Isso o faz decidir deixar a base da Ordem no Brasil e partir para a Itália até a Mansão Leone, levando alguns agentes consigo. No dia seguinte, a Ordo Realitas já havia reformado e ocupado a mansão como uma base temporária. Depois de discutir com a Equipe Abutres, Marc Menet e Agatha, os agentes são encaminhados para o Coliseu. Veríssimo pede a Arthur para que ele avise caso precise de reforços, afirmando estar com equipes de aliados preparados para serem enviados de apoio. Os abutres ficam horas no Coliseu, até que o líder liga para Arthur, que relata o retorno repentino de Joui, Veríssimo fica preocupado e confuso com a informaçào e pede novamente para Arthur tomar cuidado e ligar se precisar de ajuda. Pouco tempo depois, a equipe consegue abrir as portas da Semper Clausa e Arthur manda mensagem para Agatha, a fim de relatar o ocorrido e pedindo para que os reforços sejam enviados. Agatha o responde dizendo que eles já estavam indo e que Veríssimo ficou preocupado demais para esperar por uma ligação.[39]
A Ordem chega nas ruínas de Semper Clausa e Veríssimo recebe Joui de volta na organização. O líder, então, separa os agentes em esquadrões e pede para todos tomarem cuidado. A Equipe Abutres segue pelo corredor a frente e são isolados do resto da Ordem. Cerca de trinta minutos se passam e a porta abre novamente. Veríssimo, que estava junto de Aaron, Naomi, Jiro e Olívia, percebe Dante ferido e cansado no corredor recém aberto. Ele relata que haviam encontrado Arnaldo Fritz e que o veterano era na verdade o Anfitrião, também contando para o líder que Clarissa havia possivelmente traído a Ordem para se vingar de Gal. As informações chocantes deixam Veríssimo desnorteado e ele segue com Dante para encontrar o resto da equipe. Joui e Arthur confirmam os fatos e Veríssimo fica claramente abalado. Ele decide, então, ir atrás dos Dragões Metálicos que estavam juntos de Clarissa. Os Abutres vão com ele e, ao presenciar a cena do massacre dos Dragões, realizado pelos Marcados de Kian, Veríssimo fica arrasado. Porém, ele continua procurando Clarissa, encontrando somente o casaco que ela vestia, que era dele originalmente e foi entregue para Tristan na primeira missão que participaram na Ordo Realitas. Veríssimo não aguenta e se desfaz em lágrimas, sendo consolado por Balu. Ele se pergunta onde errou e o que deveria ter feito para evitar aquela situação. Após isso, ele assume uma postura fria e focada, dizendo que Clarissa não era mais a menina que ele viu crescer e que essa seria sua última batalha pela Ordem.
Ao subir de volta para o Coliseu, Veríssimo recebe a notícia por Dante e Arthur que Agatha estava em perigo no local e os agentes na Mansão estavam sobre ataque Escripta. Ele acalma todos e pede para Arthur dividir a equipe em dois trios. Assim, Arthur, Balu e Rubens vão até a mansão enquanto Dante, Joui e Carina ficam para lutar no Coliseu.
Veríssimo se reúne com todos os agentes do Coliseu e diz que dessa vez a Ordem não fugiria. Eles dariam o primeiro movimento e ganhariam essa batalha contra Kian. A Magistrada aparece e diz que aquilo era loucura, não havia equilíbrio naquela batalha e que continuar seria um suicídio. Veríssimo fica impassível, sendo firme em sua decisão de enfrentar Kian naquele momento. Ele se vira para Joui, Dante e Carina e pede para que eles encontrem e protejam a Agatha, dizendo que ela era só uma menina, apesar de ser muito forte. Uma guerra se inicia e Veríssimo luta ao lado de Marc Menet e Aaron na linha de frente da batalha. Porém ao perceber a movimentação de Kian na arena do Coliseu, o líder pula do segundo andar das arquibancadas e fica de frente com Kian.[40] Ele encara o Escripta, olha no fundo de seus olhos e diz:
Existe uma coisa que eu sempre soube, esse chamado pra um lugar que eu não quero olhar, esse sussuro de uma verdade que eu não quero escutar, mas pela primeira vez na minha vida eu vou descobrir a verdade... Me mata.
Senhor Veríssimo
Dante e Carina ficam preocupados, porém, Joui pede para eles confiarem no líder. Kian então revela que não podia matar Veríssimo por algum motivo desconhecido. O veterano usa a distração e pede que os agentes ataquem. Assim, todos alí presentes começam a atacar o ocultista sem parar, Joui e Carina pegam o Grimório, que estava na mão de Kian. Carina, eventualmente, coloca a última página no Grimório e faz Kian perder todos os seus rituais.[41]
Uma batalha contra um Kian furioso se inicia e, apesar de não morrer, Veríssimo sofre diversos golpes poderosos de Kian, ficando inconsciente. Ele é acordado um tempo depois por Rubens, que chega com Arthur e Balu no Coliseu. Ele se levanta perdido e percebe o corpo de Joui morto ao seu lado. ficando extremamente abalado, porém, volta sua atenção a batalha. Arthur diz a ele que havia chegado com o anel que estava dentro da caixa requisitada por Marc. Veríssimo apenas diz que aquele anel era a única forma de conter Kian. Após Balu e arthur, orientados pelo líder, derrubarem Kian, Dante coloca o anel no dedo do ocultista, assim prendendo o Escripta utilizando a Contenção Obscura.[42] Veríssimo decide imediatamente voltar com Kian para o Brasil para construir uma cela especial especialmente para ele.[43]
Alguns dias se passam e a cela fica pronta. Veríssimo conversa com Dante e Arthur sobre o próximo passo, eles precisam pegar a Relíquia de Sangue, pois ela é a única coisa que pode destruir Kian de uma vez por todas. Assim, Veríssimo diz que para derrotar o Diabo, portador da Relíquia, eles precisariam da Relíquia de Morte que, pelos conhecimentos da Ordem, estava em Carpazinha. Depois disso, Veríssimo fala para eles que uma homenagem a Joui, Kaiser e todos os agentes que morreram na batalha contra Kian seria feita no cemitério. Todos vão até lá e prestam homenagens a todos que se foram na luta contra os Escriptas.[44]
Após a homenagem, Veríssimo chama Arthur para perto do túmulo de Arnaldo Fritz e começa a conversar com o agente.[45] Ele pede para Arthur que mantenha essa conversa apenas entre eles. Veríssimo então começa a contar sobre seu passado na Ordem. Ele diz que ao seus 28 anos ele liderava uma equipe de elite chamada de "Aniquiladores". Nesse mesmo período, o seu Senhor Veríssimo, o homem que o recrutou e treinou, faleceu. Veríssimo conta que ao pensar em retrospecto, não se orgulha de sua efetividade na equipe dos Aniquiladores, se perguntando quantos ocultistas que matou precisavam mesmo ter morrido. Ele revela a Arthur que ele sabe como vai morrer e, ao confrontar Kian, essa verdade que tanto tentou esquecer voltou à tona. Veríssimo continua dizendo que já havia travado a sua última batalha pela Ordem e que estava indo para um lugar que não existe. Arthur insiste com preocupação dizendo que a Ordem precisava dele, porém, Veríssimo diz que precisava enfrentar seu próprio Medo. Por fim, o agente fica ansioso e Veríssimo o conforta dizendo que ele deveria ser forte pois sua família precisava dele. Os dois se abraçam e avisam um ao outro para ficarem com os olhos sempre abertos.
Enigma do Medo[]
Em algum momento, depois de anos de diversos agentes da Ordo Realitas que eram designados para investigar o "Caso dos Strach" acabarem desaparecendo, como Calisto Besatt, o próprio Senhor Veríssimo decide retornar para o Perímetro para enfrentar seu próprio medo e concluir sua visão. Chegando na região e lidando facilmente com os Zumbis de Sangue em frente e no porão da Mansão Strach, Veríssimo reencontra Calisto completamente transtornado por algum tipo de visão, dizendo que entendeu as profecias do Desassombrado, que ele decifrou o Enigma do Medo e que estava prestes a concluir o último objetivo, entrando em confronto com Veríssimo. Após uma árdua luta, Veríssimo golpeia Calisto no peito com sua espada. Calisto questiona Veríssimo se ele se lembrava de algo, no qual Veríssimo se nega, dizendo que sabia que iria morrer naquele lugar e que estava lá para proteger o que mais importa para ele, e após uma misteriosa despedida de Calisto, que ativa o Ritual de Explosão matando o próprio e desacordando Veríssimo, ele é raptado por Jaser Strach.
Após um bom tempo, Veríssimo eventualmente se solta das correntes que o prendiam na Catedral e ruma até o salão central da Catedral, se encontrando com Jaser e pronto para concluir a sua visão. Os dois entram em combate, e no fim, cada um se golpeia mortalmente no peito. Jaser questiona por que novamente esse final acontece, enquanto Jaser diz que os dois têm os mesmos olhos, antes de ambos caírem no chão, mortos.
Isso até o ciclo ser quebrado.
Sabendo do sumiço de seu líder, a Ordo Realitas envia uma equipe para encontrá-lo, sendo composta pela filha de Veríssimo, Mia; o cachorro Lupi; Samuel Norte; e Agatha Volkomenn.[46] Algum tempo se passa, e enquanto as memórias de Jaser se repetem, Veríssimo eventualmente consegue destrancar a porta da catedral. E quando ele entra no salão central para lutar contra Jaser, o que parecia impossível agora é possível: ele consegue acertar Jaser, que percebe as ações irregulares quanto à visão. Ele percebe que provavelmente é agora: o Deus do Medo está chegando. Jaser tenta avançar para cima de Veríssimo, mas é acertado por um tiro de Mia, que chega no salão com Lupi. Veríssimo pergunta o porquê dela estar ali, e mesmo sendo repreendido pela própria filha, diz que ele estar no Perímetro para cumprir sua visão era o único jeito de poder protegê-la. É então que ele percebe o medo de Jaser surgindo por conta da intervenção do Deus do Medo, e assim, uma rachadura se abre.
Após a batalha final, enquanto Lupi procura por Mia, Veríssimo eventualmente surge para o cachorro, percebendo que há algo de errado. Logo depois, quando Jaser assume a posição de Mia, ele tem uma conversa amigável com Veríssimo, o chamando até de pai. Porém, após a escolha de Jaser, tudo muda. E assim, no fim, Veríssimo encontra Mia e Lupi, em frente ao túmulo de Sofia. Ele diz que havia ido até lá para buscar um final e acabou por encontrar uma resposta, de que nem todo fim precisava ser um sacrifício, mesmo não tendo lembrança alguma do que havia acontecido. E após ser questionado pela filha sobre o nome "Jaser", ele diz que esse era apenas um nome, antes de ir junto com Mia para o carro.
Rituais e Habilidades[]
Rituais[]
Senhor Veríssimo não demonstrou nenhum ritual até o momento.
Habilidades[]
Segredo de Veríssimo: Senhor Veríssimo conhece uma verdade há muitos anos, fazendo com que ele saiba como vai morrer. O homem sempre teve medo de confrontar tal verdade, que o conecta a um lugar que não deveria existir e ao Diário de Deus. Esse "segredo", por algum motivo, impossibilita que Kian o mate.[40]
Inteligência Estratégica: Por conta de seus anos como agente e líder da Ordo Realitas, Veríssimo possui um conhecimento estratégico invejável, sendo capaz de analisar o inimigo e dar comandos para seus aliados, que, ao ouvirem a ordem, ganham um ataque extra utilizando sua inteligência, equivalente a 5d20.[47]
Itens Amaldiçoados[]
Jaqueta de Veríssimo: Uma jaqueta de couro marrom usada por agentes da Ordem ao longo dos anos. Originalmente pertencente ao Senhor Veríssimo de 1980, a peça foi passada para o atual Veríssimo, que a manteve até entregá-la a outros agentes. Após eventos envolvendo diversos portadores, a jaqueta foi recuperada por Veríssimo após a traição de Clarissa. Suas propriedades são desconhecidas, mas acredita-se que ofereça alguma forma de proteção.
Arsenal[]
Sinais do Outro Lado[]
Espingarda | Uma espingarda com munições acopladas. |
---|---|
Faca | Uma faca guardada em sua bandoleira. |
Pistola | Uma arma de fogo padrão. |
Desconjuração e Calamidade[]
Espada | Essa lâmina de combate corpo a corpo pertencia a Arnaldo Fritz e durante os eventos de A Ordem Paranormal ficou em posse de Thiago Fritz,[48] mas atualmente é utilizada pelo Senhor Veríssimo.[10] |
---|
Relacionamentos[]
- Agatha Volkomenn: Em um primeiro momento, Veríssimo tratou Agatha com rispidez e intimidação, principalmente quando não sabia sua verdadeira identidade na primeira vez que tiveram contato.[49] Após decidir buscar melhores formas de lidar com o paranormal, ele a contata por meios desconhecidos, aceitando ela na organização como aliada.[27] Veríssimo fica um pouco irritado com as atitudes de Agatha, mas ele sabe que ter ela na Ordem é a melhor chance que eles têm, portanto as tolera.[50] Ele, mesmo sabendo que ela é um pouco imatura, entende que a jovem sabe muito sobre o Outro Lado e respeita seu conhecimento, chegando a convidá-la para reuniões oficiais com agentes de alto escalão da Ordem para ajudar nas análises de documentos e questões sobre ocultismo. Além disso, atualmente, Veríssimo demonstra querer protegê-la, tentando evitar ao máximo que a menina se exponha a situações de perigo, ficando nervoso e preocupado em ocasiões contrárias.[51]
- Arnaldo Fritz: Veríssimo e Arnaldo se conhecem desde que entraram na Ordem. Ambos se tornaram melhores amigos e seguiram juntos em diversas missões. Pelas anotações de Arnaldo, é perceptível que os dois discordavam sobre estudar o paranormal, com Arnaldo achando válido para descobrir meios de derrotá-lo, enquanto Veríssimo achava perigoso estudá-lo e acreditava que algumas perguntas deveriam ficar sem respostas. No entanto, mesmo com divergências, ambos cuidavam um do outro e demonstravam ter laços próximos, chegando a se considerar irmãos.[33] Arnaldo diz diversas vezes que sente falta de Veríssimo em suas pesquisas e se questiona várias vezes se o parceiro estaria certo sobre elas. No fim, Arnaldo confia em Veríssimo para continuar a luta contra o paranormal e deixa para ele seu Grimório antes de partir e enfrentar os Escriptas. Veríssimo ficou extremamente abalado pela perda de seu amigo e o admira por tudo o que fez tanto como homem, quanto como agente da Ordem. Ao descobrir que Arnaldo havia se tornado o Anfitrião, Veríssimo ficou visivelmente abalado, e reforçou a ideia de que seu melhor amigo havia morrido como um herói, e tudo o que aconteceu após o incêndio do Orfanato era obra de uma entidade.[52]
- Antônio Pontevedra: Veríssimo e Balu se conhecem de tempos antigos da Ordem. Ele pediu pessoalmente a Balu que retornasse aos serviços à Ordem após este estar aposentado por 5 anos. Apesar de estranhar a mudança abrupta de personalidade do homem, Verissimo entende e respeita a forma com que ele lida com suas perdas e traumas de vida. Quando Veríssimo ficou abalado com a traição de Clarissa, Balu soube o que dizer a ele para acalmá-lo, demonstrando querer ajudá-lo e ser um apoio emocional a ele. Veríssimo confia nele e se mostra grato pelo apoio do antigo companheiro.[53]
- Arthur Cervero: Veríssimo tem Arthur como um agente de confiança e de proximidade. Após os eventos de O Segredo na Floresta, Arthur se mostrou fiel e respeitoso com Veríssimo. O líder respeitou as perdas tanto de Ivete quanto de Arthur, chegando a utilizar o nome do antigo bar em Carpazinha como um disfarce para a atual base da Ordem, fazendo uma homenagem aos Gaudérios e ao passado de ambos. Após os eventos trágicos do final de Desconjuração, Veríssimo é visto abraçando Arthur com força, ato que não é comum da parte dele.[35] Ele o conforta e afirma que a Ordem é a família deles e que não podem deixar de ser uma família, mesmo que muitos membros já tenham falecido. Isso demonstra o carinho e afeto que Veríssimo desenvolveu com Arthur. Além disso, Veríssimo fica muito preocupado com ele e sua equipe quando estão em missão, sempre ligando para saber se todos estão bem e ficando nervoso com a segurança deles quando disseram que Kian havia passado na mansão em que estavam. Sua preocupação é tanta que em ambos os casos ele foi o mais rápido possível para o local levando reforços, demonstrando o apreço que Veríssimo tem por ele e o alto valor da vida dele e de sua equipe para a Ordem. A confiança de Veríssimo em Arthur chega em seu ápice quando o senhor tem uma conversa privada com ele em que revela que vai se afastar da Ordem para enfrentar seu próprio medo e em que pede para Arthur ser forte e cuidar de todos.[45]
- Clarissa Leão: Clarissa, junto de Tristan, foi treinada por Veríssimo desde a sua adolescência para se tornar uma agente da Ordem.[54] Os dois pareciam ter uma boa relação, assim como com suas colegas e melhores amigas, Alexia Grifo e Samantha Hale. Porém, após a morte trágica das duas, Veríssimo reparou em uma mudança drástica no comportamento de Clarissa, que ficou mais fria e isolada. Durante a missão em Itália, o chefe da Ordo Realitas vem a descobrir que Clarissa traiu sua confiança e fez um pacto com Kian para se vingar de Gal, afirmando que aquela não é mais a Clarissa que uma vez conheceu, mas sim um monstro como muitos que já derrotou.[55]
- Cristopher Cohen: Cris e Veríssimo se conheceram por meio de Arnaldo e se tornaram bastante próximos nas missões em que foram aliados. Mesmo pela resistência de Cris, Veríssimo insistiu para que o amigo entrasse na Ordem oficialmente, o que culminou na entrada definitiva do dublê e seu primeiro caso em O Segredo na Floresta. O líder se mostrou bastante triste pela perda de Cris e sempre reafirma a importância dele para grandes avanços na diminuição do ocultismo.
- Elizabeth Webber: Veríssimo e Liz sempre tiveram uma relação complicada e, muitas vezes, hostil, visto que ela não concordava com alguns dos métodos do líder e acabava descontando suas perdas e derrotas das missões nele, chegando a até ameaçar abandonar a organização e pedir para que o senhor não a contatasse mais.[56] No entanto, Veríssimo a reconhece como uma das agentes mais promissoras que a Ordem já teve, mesmo ela decidindo se afastar da organização e trabalhar em sua investigação principal sozinha.[28] Veríssimo, apesar de tudo, confiava em Liz e em suas capacidades, ficando preocupado com seu desaparecimento e suspeitando diretamente de envolvimento paranormal nele devido a experiência da mulher. Após seu falecimento, Veríssimo vai ao enterro prestar homenagens a ela, reafirmando sua grande importância para os avanços da Ordem, honrando sua morte e reconhecendo a evolução da mulher nesse tempo em que passou como agente e que conviveu com as pessoas ao redor dela, que conseguiram mudar Liz para melhor.[31]
- Mia: Como seu pai, é evidente que Veríssimo se preocupa muito com Mia e sua segurança. Ele parece confiar muito nas habilidades investigativas de Mia, visto que ela sempre passa em seu escritório para discutir sobre missões e casos com ele.[57] Mia se preocupa com a saúde do pai, insistindo para que ele descanse, mesmo que ele seja um pouco teimoso quanto a isso.[58]
- Joui Jouki: Veríssimo auxiliou muito Joui, principalmente após os eventos de O Segredo na Floresta. O senhor chegou a dar a katana que o jovem utilizava como arma.[59] Veríssimo confiava muito nas habilidades de Joui e em seu potencial. Após a morte de Elizabeth, Veríssimo tenta consolar Joui, que fica arrasado e desmotivado com o que aconteceu, mostrando que se importa com os sentimentos do rapaz. O líder lembra de lutar pelos que ficaram e que as pessoas que se foram permanecerão juntas com ele, o que forneceu o apoio necessário para motivá-lo novamente.[60] Com o retorno de Joui, Veríssimo fica aliviado e feliz de ter o apoio do jovem de volta, sempre reforçando quão forte e importante é a presença dele para a organização. Na batalha contra Kian, diferente de Carina e Dante, Joui confia plenamente em Veríssimo, mesmo que o senhor tivesse acabado de pedir para que Kian o matasse. Veríssimo, quando percebe que Joui havia sido morto por Kian, fica extremamente abalado. Ao fim da batalha, é perceptível sua tristeza e pesar diante do corpo do jovem. Ele diz que Joui foi um guerreiro espetacular da Ordem e o que ele fez pela organização e por todos os seus membros não foi em vão.
- Kaiser: Por ser naturalmente antisocial, Kaiser dificilmente se relaciona muito com Veríssimo. No entanto, o líder reconhece as habilidades do hacker para a organização[61] e respeita o espaço e história dele. Kaiser, apesar de se mostrar indiferente na maioria das vezes, admira Veríssimo, o respeita como um líder e reconhece sua experiência no paranormal.[62] Veríssimo confia tanto em Kaiser que lhe cedeu a liderança da equipe de pesquisa da Ordem após menos de 1 ano de participação dele na organização. Após a morte do jovem, Veríssimo diz que ele e seus esforços pela Ordem serão eternamente lembrados por todos aqueles que ajudou e salvou.
- Sofia Besatt: Veríssimo e Sofia trabalhavam juntos na Ordem, sendo ele o líder da equipe designada para investigar o Perímetro, e ela, a especialista em psicologia. Porém, havia entre os dois um relacionamento amoroso, que culminou no nascimento de Mia e na morte pós-parto de Sofia.
- Tristan Monteiro: Tristan, junto de Clarissa, foi treinado por Veríssimo desde a sua adolescência para se tornar um agente da Ordem.[54] Veríssimo parecia nutrir muito afeto por Tristan, chegando a entregar-lhe o seu casaco característico, que ele passou a usar ao longo de sua vida adulta. Veríssimo ficou muito abalado com a notícia da morte de Tristan e, ao ver o seu casaco ensanguentado no chão das ruínas de Domus Aurea deixado por Clarissa, perdeu sua postura séria e se rendeu às lágrimas.[63]
Curiosidades[]
- O nome "Senhor Veríssimo" é uma junção de Fênix Veríssimo, nome brasileiro do personagem Phoenix Wright da série de jogos "Ace Attorney", traduzido pelo grupo de fãs Jacutem Sabão e que o Cellbit fez série em seu canal da Twitch, e Mr. Verity, o líder da Ordo Veritatis do universo-base de The Esoterrorists, sistema usado na primeira campanha.
- A primeira imagem oficial do rosto de Senhor Veríssimo foi revelada junto a campanha de financiamento coletivo de Enigma do Medo no Catarse.
- Mesmo assim, a primeira arte mostrando parte de sua aparência foi vista durante o 15º episódio de O Segredo na Floresta, exibindo apenas a parte de trás do seu busto.
- O tipo sanguíneo do Senhor Veríssimo é O-.[2]
- Senhor Veríssimo tem um símbolo tatuado nas costas. Visto na ficha dele no trailer do Enigma do Medo.[2]
- Senhor Veríssimo foi o primeiro personagem a ter seu dublador anunciado em Enigma do Medo, no vídeo anunciando a meta de 2 milhões. Ele será dublado por Guilherme Briggs.[64]
- Como visto no 3º episódio de Desconjuração, ele se usa de cobaia para os testes de Agatha Volkomenn.[65]
- Senhor Veríssimo foi visto abraçando alguém na série pela primeira vez no 20º episódio de Desconjuração, a pessoa em questão foi Arthur Cervero.[35]
- Senhor Veríssimo luta contra o Paranormal há mais de 30 anos.
- Apesar de não estar em O Segredo na Ilha, no 7º episódio Veríssimo aparece em um desenho caricato no diário de Cavalcante Bueno.[66]
- O prato preferido de Veríssimo é fish and chips (peixes e batata frita).[67]
- A banda preferida de Veríssimo é uma banda britânica ainda não revelada.[68]
- Senhor Veríssimo é um dos cinco personagens presentes na contra-capa do Livro de Regras de Ordem Paranormal RPG.
- De acordo com sua carteira de habilitação, seu nome legal é "A. Veríssimo".[13]
- Senhor Veríssimo, junto com O Anfitrião, é o personagem com mais músicas-tema de todo o RPG, tendo 5 no total, sendo elas: "Veríssimo" e sua variação em Sinais do Outro Lado, "Olhos Sempre Abertos", "Líder" e "O Que Veríssimo Sabe".
- Veríssimo tem como senha para tudo o aniversário de sua filha, Mia.
Galeria[]
Aparições[]
Referências[]
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 12m34s)
- ↑ 2,0 2,1 2,2 Ficha de Veríssimo em YouTube. Enigma do Medo - Trailer de Anúncio. Consultado em 29 de setembro de 2022.
- ↑ YouTube. Senhor Veríssimo - Trailer - Enigma do Medo. Consultado em 12 de maio de 2021.
- ↑ Calamidade - Episódio 11 (assistir no YouTube em 2h37m48s)
- ↑ 5,0 5,1 Veríssimo na Café's Pizzaria em Sinais do Outro Lado - Episódio 5 (assistir no YouTube em 2h07m16s)
- ↑ Sua primeira aparição em A Ordem Paranormal - Episódio 1 (assistir no YouTube em 18m04s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 22m43s)
- ↑ 8,0 8,1 O Segredo na Floresta - Episódio 16 (assistir no YouTube em 3h29m15s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 39m47s)
- ↑ 10,0 10,1 10,2 Veríssimo salvando Arthur em Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 2h39m02s)
- ↑ 11,0 11,1 Explosão de Erin em Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 3h19m46s)
- ↑ Calamidade - Episódio 0 (assistir no YouTube em 1h01m04s)
- ↑ 13,0 13,1 YouTube. Enigma do Medo - Trailer de Narrativa. Consultado em 11 de dezembro de 2022.
- ↑ 14,0 14,1 14,2 Sua primeira missão em A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 51m02s)
- ↑ Cicatriz de Ryder em Calamidade - Episódio 11 (assistir no YouTube em 1h05m06s)
- ↑ Origem dos Aniquiladores em Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 4h21m06s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 3h35m31s)
- ↑ 18,0 18,1 Veríssimo comenta sobre os antigos Escriptas e Virgílio em Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 3h33m02s)
- ↑ Ficha de Ocultista de Virgílio em Desconjuração - Episódio 9 (assistir no YouTube em 1h19m00s)
- ↑ Diário de Anthony em Desconjuração - Episódio 19 (assistir no YouTube em 1h40m06s)
- ↑ Caso da Escola Nostradamus em A Ordem Paranormal - Episódio 1 (assistir no YouTube em 19m48s)
- ↑ A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 41m27s)
- ↑ Equipamento de Varredura em A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 1h33m36s)
- ↑ Aumento de atividades paranormais em O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 24m24s)
- ↑ Equipe Kelvin em O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 26m08s)
- ↑ Caso de Carpazinha em O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 28m30s)
- ↑ 27,0 27,1 Agatha recrutada em O Segredo na Floresta - Episódio 16 (assistir no YouTube em 3h33m28s)
- ↑ 28,0 28,1 Caso do desaparecimento de Elizabeth em Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 52m22s)
- ↑ Foto do Orfanato Santa Menefreda de 2006 em Desconjuração - Episódio 3 (assistir no YouTube em 4h02m50s)
- ↑ Veríssimo diz que confia na Força D em Desconjuração - Episódio 4 (assistir no YouTube em 16m32s)
- ↑ 31,0 31,1 Veríssimo comenta no enterro de Elizabeth em Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 3h18m19s)
- ↑ Invasão da Seita das Máscaras na Base da Ordo Realitas em Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 3h42m21s)
- ↑ 33,0 33,1 Mensagem de Arnaldo para Veríssimo em Calamidade - Episódio 1 (assistir no YouTube em 56m53s)
- ↑ Seita das Máscaras salvando Veríssimo em Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 3h55m12s)
- ↑ 35,0 35,1 35,2 Veríssimo abraçando Arthur em Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 4h08m17s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 4h13m36s)
- ↑ Início da Calamidade em Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 4h14m31s)
- ↑ Calamidade - Episódio 0 (assistir no YouTube em 1h06m45s)
- ↑ Ordem se dirigindo ao Coliseu em Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 2h27m01s)
- ↑ 40,0 40,1 Segredo de Veríssimo em Calamidade - Episódio 11 (assistir no YouTube em 2h35m53s)
- ↑ Carina utilizando o Diário de Deus em Calamidade - Episódio 11 (assistir no YouTube em 2h52m46s)
- ↑ Contenção Obscura em Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 1h44m11s)
- ↑ Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 3h57m04s)
- ↑ Palavras de Veríssimo no funeral em Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 4h07m03s)
- ↑ 45,0 45,1 Conversa entre Veríssimo e Arthur em Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 4h20m21s)
- ↑ YouTube. Cellbit jogando Enigma do Medo por 21 minutos. Consultado em 16 de junho de 2023.
- ↑ Calamidade - Episódio 11 (assistir no YouTube em 3h02m28s)
- ↑ Veríssimo entregando a espada para Thiago em A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 1h35m53s)
- ↑ Veríssimo intimidando Agatha em A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 1h41m23s)
- ↑ Veríssimo incomodado com as intromissões de Agatha em Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 50m53s)
- ↑ Calamidade - Episódio 9 (assistir no YouTube em 2h17m04s)
- ↑ Calamidade - Episódio 9 (assistir no YouTube em 1h59m11s)
- ↑ Balu consolando Veríssimo em Calamidade - Episódio 9 (assistir no YouTube em 3h14m59s)
- ↑ 54,0 54,1 Clarissa comenta sobre sua primeira missão em Desconjuração - Episódio 15 (assistir no YouTube em 2h07m06s)
- ↑ Calamidade - Episódio 9 (assistir no YouTube em 3h20m48s)
- ↑ Liz pede para não contatá-la mais em O Segredo na Floresta - Episódio 16 (assistir no YouTube em 3h30m44s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 39m31s)
- ↑ Mia dizendo ter convencido Veríssimo a dormir em Desconjuração - Episódio 9 (assistir no YouTube em 55m38s)
- ↑ Joui comenta sobre ter ganhado sua katana em Calamidade - Episódio 9 (assistir no YouTube em 2h34m45s)
- ↑ Conversa entre Veríssimo e Joui em Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 2h31m33s)
- ↑ Veríssimo diz que Cesar era útil para a Ordem em O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 23m43s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 3 (assistir no YouTube em 2h46m50s)
- ↑ Calamidade - Episódio 9 (assistir no YouTube em 3h13m50s)
- ↑ YouTube. Senhor Veríssimo - Trailer - Enigma do Medo. Consultado em 29 de setembro de 2022.
- ↑ Veríssimo se usando de cobaia em Desconjuração - Episódio 3 (assistir no YouTube em 1h02m22s)
- ↑ Página do diário de Cavalcante em O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h26m56s)
- ↑ YouTube. "E o Segredo na Ilha foi...", com CELLBIT - ORDEMCAST. Consultado em 29 de setembro de 2022.
- ↑ Twitch. Live "eu tenho que fazer uma tatuagem do primeiro inimigo que me matar" de Cellbit em 3 de março de 2024 (assistir na Twitch em 10h44m24s)