- Para o episódio com nome do local, veja O Segredo na Floresta - Episódio 9.
Santo Berço é um vilarejo misterioso ocultado pela floresta ao redor da cidade de Carpazinha. A localidade é um lugar chave em O Segredo na Floresta e está conectada a uma poderosa Entidade do Outro Lado, o Parasita de Dimensões. Santo Berço foi fundado por um grupo ocultista de cientistas, os Cinco Guardiões, como uma base para se estudar o Outro Lado, conforme orientava a Ordem da Desconjuração e foi estabelecido pelo Projeto Santo Berço.[1]
É revelado em Calamidade que civilizações paranormais como Santo Berço se manifestam ao redor da Relíquia de Morte. Essas civilizações possuem nomes com diversas traduções, dentre elas, O Início Sagrado, O Princípio Divino, O Começo Eterno ou O Santo Berço.[2]
Tanto o Santo Berço de Carpazinha quanto Heilag Vagga se encaixam nesse tipo de civilização.
Aparência e Estrutura[]
Santo Berço é uma cidade que lembra muito vilarejos da idade média, possuindo um alto contraste em relação à Carpazinha ou qualquer cidade moderna. Eles não possuem nenhum dispositivo eletrônico ou tecnologia moderna, como instruído por Mick Vultz à mando da Escripta Nubi. A estrutura da cidade se resume em casas medievais, construções antigas, torres, fazendas e bosques. Embora a cidade tenha elementos representativos de outro período histórico, o lugar não é abandonado e possui uma população ativa vinda de anos atrás.
O lugar, além da estética medieval, possui características mágicas e paranormais, com vários tipos de elementos que seriam considerados anormais em outros pontos do planeta. Alguns exemplos disso são os Cristais paranormais encontrados nas Minas, os animais com características incomuns, como as vacas da Fazenda, e as árvores retorcidas e com folhagens de colorações surreais.
População e Cultura[]
A cidade possui uma população pequena de menos de cem indivíduos, constituída de Luzidios, seres humanos com sua aparência alterada devido à exposição ao Santo Berço. Os Luzidios tem anatomias idênticas aos de seres humanos comuns, porém, suas peles são de diversos tons de cinza, suas orelhas são pontudas semelhantes a de elfos, seus olhos são completamente pretos e possuem marcas escuras em seus rostos que variam de cidadão para cidadão. As pessoas de Santo Berço possuem toda uma cultura e pensamento fixo definido, garantindo atividades e circulação dentro da cidade.
É notável que a população do lugar é otimista e possuí uma filosofia (ou religião) que é altamente sagrada e está ligada com a felicidade na apreciação à cidade. Os moradores do Santo Berço possuem uma cultura muito receptiva e amigável, garantindo a todo e qualquer pessoa, visitante ou morador, uma boa comodidade.
A sociedade do lugar possui ritos de passagem, que podem ser realizadas por todo o visitante e estrangeiro que deseja se mudar para lá. Dentro da comunidade, as pessoas de fora são chamadas de Ignaros, e assim persiste até que o indivíduo se torne parte da população. Para se ingressar na moradia de Santo Berço oficialmente, os convidados devem plantar uma árvore no bosque principal, sair da cidade por três anos, retornar e cortar a mesma árvore, garantindo assim o seu status de cidadão - chamado de Luzidio, a partir daí. Várias pessoas migram para o Santo Berço por meio de um peregrino, que geralmente sai à procura de novos cidadãos em Carpazinha, tendo conhecimento que é a cidade mais próxima dali. Quando a Equipe E adentrou a cidade, a população demonstrou surpresa ao descobrir que os mesmos entraram sem um peregrino orientando-os.
A cidade possuí, além de serviços básicos para a população, - como armamento, medicina e agricultura - pontos de atração e festivais. O próprio ato de ingressar um estrangeiro no vilarejo é acompanhado de uma festa, que é realizada no bosque principal.
O ponto mais destacado fica no centro da cidade, onde há um imenso labirinto circular, repleto de névoa, e marcado por cinco estátuas de pedra que lembram figuras humanas. Este é chamado de Labirinto Infinito e é o lugar mais misterioso de Santo Berço, pois nem mesmo a população tem certeza de como ele funciona ou o seu propósito. Existe uma lenda por gerações a respeito do labirinto, que diz que é possível chegar ao seu final e encontrar Os Cinco Guardiões - representados nas estátuas do lado de fora - que estão à espera da pessoa digna que encontrar o centro. No entanto, para realmente chegar no centro do labirinto, é necessário que o indivíduo crave em seu corpo o símbolo de Santo Berço, que o guiará pelo labirinto até alcançar seu centro, onde fica a entrada de uma grande caverna. Nessa caverna, ficam as câmaras onde são mantidos os Mananciais, além da grande entidade cultuada pelos Luzidios, o Parasita de Dimensões.
O sistema de serviços de bens dentro de Santo Berço é similar a outros empregos humanos no mundo afora, entretanto, não há nenhum sistema de capital circulando a cidade, deixando todo e qualquer troca de serviços grátis. Como adendo, as pessoas do lugar têm um nome sugestivo ao cargo que elas ocupam no vilarejo, por exemplo, os funcionários da ferraria usam os nomes: "O Ferreiro" e "O Ajudante" como identificação na sociedade. Inclusive, todos os novos moradores devem utilizar de um novo nome similar como consequência de sua moradia. Os empregos mais notáveis/importantes conhecidos até agora são:
- Ferreiro(a)
- Guarda
- Fazendeiro(a)
- Doutor(a)
- Porteiro(a)
- Peregrino(a)
- Coletor(a)
- Taverneiro(a)
- Minerador(a)
- Artista
- Hoteleiro(a)
- Tecelã(o)
Isto tudo não incluindo os possíveis trabalhos secundários.
É importante notar que o cargo de elite no Santo Berço é dado ao Ferreiro, que geralmente guia os ignaros que aparecem na cidade, além de ter conhecimento fundamental da história do lugar e uma boa reputação dentre os moradores.
Crianças possuem regras de nomenclatura diferentes em Santo Berço, onde crianças nascidas no vilarejo são chamadas como "Filho(a) de tal cargo", como por exemplo "O Filho do Hoteleiro", normalmente crescendo como um tipo de auxiliar ao seu progenitor e o substituindo após sua morte. Nenhum cidadão de Santo Berço, com exceção dos Ferreiros, pode ter mais de um filho em sua vida, sendo uma regra enraizada na criação da vila. Agora, crianças trazidas de peregrinações, ao serem integradas a cidade, viram Ajudantes ou Aprendizes de alguma profissão, como por exemplo "O Ajudante do Porteiro".[3]
Por extensão, sempre que a noite chega, uma imensa névoa cobre a cidade, e a população toma precaução extra, tendendo a se isolar em suas moradias, isto porque o Santo Berço recebe ataques de criaturas sobrenaturais vindo do centro da cidade. Ninguém entende o porquê da existência dessas criaturas, mas O Ferreiro afirma que é uma forma da cidade se proteger e protegê-los também. Alternativamente, a noite pode ser invocada imediatamente sempre que alguém usa fogo no perímetro da vila - como fez Thiago quando pretendia fumar na entrada do labirinto. O incendiador então terá toda a atenção das criaturas que o atacarão. Por essa e outras razões, a noite é considerada um período perigoso entre os cidadãos. É revelado mais tarde no 11º episódio de O Segredo na Floresta que algumas das criaturas foram idealizadas e criadas pelo Antigo Hoteleiro, que fazia parte da gangue dos Assombrados, mas que acabou adentrando Santo Berço e, após se adaptar a natureza do lugar, começou a fazer experimentos similares aos que os cinco doutores faziam em Carpazinha.
Origem[]
O Santo Berço de Carpazinha foi um plano ocultista organizado pelos cinco cientistas: Eva van Gloss, Eric Jour, Mick Vultz, Paula Verdante e Valter Luz. Cada doutor, com sua especialidade, contribuiu com seus conhecimentos para criar um vilarejo paranormal.
Durante suas pesquisas e expedições arqueológicas, a doutora Eva encontrou vários escombros e ruínas que apontaram a existência de uma civilização extinta que vivia de uma forma primitiva e endeusava um certo Símbolo Espiral em uma ilha na Islândia. Ela reuniu e coletou várias informações a partir dessas expedições e começou a criar o Projeto Santo Berço, com a ajuda dos outros doutores.
Era preciso um lugar calmo e sutil para os doutores darem início aos experimentos do projeto, e o local escolhido foi em Carpazinha, no Rio Grande do Sul. Devido às lendas da cidade, e a incompetência do governo na fiscalização da região, os cinco cientistas infiltraram-se na cidade e criaram várias cobaias para começar os experimentos. A primeira foi Ingrid Volkomenn, nomeada Cobaia 01.[4] Essa primeira cobaia mostrou vários princípios do símbolo, porém, falhou eventualmente. Após isso, criaram uma Aracnasita, que seria a Cobaia 02,[5] e mais tarde, duas cobaias: Cobaia 03, o Rato de Lodo,[6] e usando o corpo de Virgulino Batista, criaram o Carniçal Preto, intitulado Cobaia 04.[7] Nesse meio tempo, a equipe de ocultistas teve de colaborar com os Assombrados, pelo fato de que a gangue habitava a mansão abandonada de Virgulino. Com cada doutor trabalhando em seu posto, aos poucos, os cinco cientistas conseguiram recriar o aspecto e natureza do lugar onde foi feito a expedição de Eva, também baseado em suas cobaias anteriores. Foi dado o nome de Santo Berço, uma cidade anacrônica que seria eventualmente habitada por civis.
O lugar é sustentado por uma fonte de energia chamada "Energia Potencial" (EP), que é extraída por uma entidade chamada "Parasita de Dimensões", que também é apelidada de "O Santo". O parasita coleta energia potencial de várias fontes vitais, animal ou vegetal, tomando controle psicológico do indivíduo. A entidade, em troca, cria ambientes ideais para outras pessoas, criando uma natureza milagrosa rica em alimentos saborosos e mecanismos vitalícios surreais. Com o passar do tempo, os doutores utilizaram de mananciais, pessoas que seriam fontes de EP fixas e ficariam a vida inteira alimentando o parasita. Eventualmente, o doutor Eric desistiu do plano e tentou abandonar os doutores, afirmando que tinha ideais contrários ao dos cientistas e que o parasita só estava devorando o mundo lentamente. Ele ameaçou a equipe e pretendia entregar todas as informações a Ordem caso aquilo não acabasse. Ele tentou marcar o Símbolo Espiral em si mesmo e destruir Santo Berço adentrando o Labirinto Infinito, porém fracassou, e teve sua língua cortada como punição. Fugindo de volta para Carpazinha, ficou conhecido pelo nome "Velho Louco".[8]
A equipe de cientistas se intitulou como "Os Cinco Guardiões" e tinham como objetivo construir um lugar ideal e confortável para novos cidadãos. Para deixar suas segundas intenções em segredo, eles criaram várias mitologias e culturas em torno do vilarejo, além de ritos para explicar os fenômenos da cidade e a manutenção de costumes medievais devido a ausência de eletricidade. Essa cultura foi passada por várias gerações dentro da cidade.
Durante O Segredo na Floresta, o intitulado "Santo" está no centro do labirinto, consumindo cada vez mais o mundo afora, sendo alimentado pela fonte de EP, que era gerada pelos Mananciais.
Atualmente, Santo Berço tem seu estado desconhecido após a suposta destruição do parasita de dimensões pela Equipe E.
Cristais[]
Os cristais são elementos encontrados na Caverna capazes de emitir uma espécie de radiação singular, diferente dos catalogados pela ciência moderna até então. Eles podem ser minerados nas Minas de Santo Berço e refinados pelo Doutor, depois são utilizados de diversas maneiras de acordo com suas propriedades. O tamanho de um cristal interfere diretamente com a radiação emanada por ele. Dessa forma, os cristais das minas têm um efeito muito maior comparado a suas versões refinadas, fazendo com que os cristais grandes sejam extremamente perigosos.[9]
Cristal Verde[]
Esse cristal possui um suposto poder de cura, sendo capaz de fechar e cicatrizar grandes feridas, externas ou internas, em um instante. Outra aplicação que dispõe é através da via oral, agindo como um anestésico com efeito instantâneo usado para estabilizar e desacordar o ser vivo que tem esse cristal posto na boca. Sabe-se que não é recomendado usar cristais verdes grandes, como os da mina, já que podem causar sequelas permanentes, como foi o caso de um dos ajudantes do Minerador.[10]
Sua energia é consumida na medida em que esse sólido é utilizado. Assim, quanto menor a capacidade de cura desse cristal, mais fraco encontra-se o brilho que esses elementos naturalmente emitem.[11]
No primeiro dia da Equipe E em Santo Berço, um cristal verde foi utilizado para curar a surdez de Thiago[12] e, posteriormente, outro para estabilizar Arthur, quando ele perdeu o braço na batalha contra o Minerador. Além disso, todas as vítimas do Porteiro foram desacordadas usando cristais verdes antes de serem mortas. Em uma transmissão, é revelado que os cristais verdes não exatamente curavam, e que Thiago voltaria a ficar surdo caso saísse de Santo Berço.[13]
Cristal Vermelho[]
Utilizado pelos habitantes de Santo Berço como fonte de calor e luminosidade, dependendo do tamanho do cristal seu calor pode ser comparado com lava.[14] Foi utilizado pelo Porteiro para desenhar o símbolo nas costas de Thiago Fritz como uma forma de cauterizador, pois quando em contato com a pele ele queima de forma acumulativa, sendo assim, quantos mais cristais estiverem juntos, mais quente pode ficar. Também foi usado como munição de funda por Cesar, aplicando o efeito de queimadura ao alvo.
Cristal Azul[]
Os Cristais Azuis são o contrário dos Cristais Vermelhos, produzindo um frio extremo. A presença deles em uma parte específica das Minas de Santo Berço é o principal motivo dos mineiros e mineradores usarem os seus capacetes, já que eles produzem certo calor graças aos cristais vermelhos que estão dentro dele. Fora das minas, são usados pelos moradores do vilarejo para armazenar e guarda comida, já que não possuem geladeiras ou qualquer outra coisa que necessite de energia elétrica para funcionar. Esses cristais não chegaram a ter muitas aparições até agora, mas foram uma grande influência negativa para Cesar durante a batalha contra o Succ devido a sua frigofobia.
Cristal Preto[]
Possui a habilidade de fazer com que qualquer ignaro se converta completamente em Luzidio ao entrar em contato com sua pele, tornando essa pessoa uma parte da cidade. Esses cristais, diferente das outras pedras que são extraídas e levadas para a cidade, ficam mantidos dentro da caverna, sendo revelado para novos ignaros só após o denomidado Ferreiro ou Minerador levar a pessoa até o local para concluir seu processo de provação. Caso contrário, quem tocar no cristal, independente do quão mínimo for, correrá o risco de ser enlouquecido pelo choque psicológico causado.
Labirinto Infinito[]
Um dos lugares mais enigmáticos de Santo Berço. Um imenso labirinto circular localizado no centro da cidade, repleto de plantas vivas que constroem os caminhos, além de uma vasta e forte neblina que cobre as rotas do começo ao fim. Ele tem uma estrutura mágica e ilusória que redireciona caminhos e faz os visitantes terem a impressão de não estarem fazendo progresso, principalmente quando os mesmos desejam sair do local, voltando por um caminho desproporcionalmente curto em relação a rota que foi tomada. O Labirinto Infinito é um local físico da cidade de Santo Berço, assim como um estado mental causado pela Hipnose Espiral. O Labirinto Infinito foi avistado primeiramente quando Thiago Fritz foi capturado dentro do casulo da Aracnasita, se vendo em um espaço branco de aparência infinita, com apenas o Símbolo Espiral em sua mente. O Labirinto é o caminho entre a cidade e a Caverna de Santo Berço, onde se encontra o Parasita de Dimensões, dessa forma, a passagem pelo labirinto é bastante complicada. Assim, o indivíduo que deseja passar pelo labirinto precisa marcar o Símbolo Espiral em seu corpo e segui-lo como uma bússola ao entrar no labirinto, porém, os efeitos de marcar o símbolo são devastadores para a mente do indivíduo, levando a eventual insanidade.
Pontos de Referência[]
- Torre do Porteiro: Próximo à entrada do Santo Berço, na direita, há uma torre, onde morava O Porteiro, que cuida do portão principal da cidade.
- Ferraria: Ao noroeste da cidade, há uma ferraria, administrada pelo Ferreiro da cidade, que vende equipamentos comuns de combate medieval, como espadas, arcos, machados, escudos e armaduras.
- O Bosque: Fica no Sul da cidade. O local é de grande importância cultural entre os moradores, onde há o tronco cortado de cada cidadão do vilarejo, que oficializa o seu lugar na cidade. Além disso, é onde são realizados festivais de ingressão dos Ignaros e também é onde os mortos são enterrados.
- Residência do Doutor: Ao Sudoeste, há uma grande mansão, pertencente a um médico, que aparenta ser uma grande referência profissional entre os moradores. A casa tem um aspecto formal por dentro, e inclusive, divide uma estrutura mista entre casual e profissional, já que o consultório do médico é no primeiro andar, junto à sala.
- Taverna: A Taverna de Santo Berço se localiza no nordeste do vilarejo e é administrada pelo Taverneiro. É como um bar, mas com um aspecto medieval e seus serviços e produtos são gratuitos. Os habitantes de Santo Berço adoram ir na taverna para comer e beber comidas típicas da vila, dentre elas uma bem conhecida, a "Manteiga na Manteiga".
- Hotel: Uma grande construção de dois andares, localizado ao Leste da cidade. É onde Ignaros geralmente reservam estadia, caso desejam ficar mais tempo em Santo Berço. Atualmente, só há um funcionário, O Hoteleiro, que gerencia o local. Este hotel é descrito pelo Hoteleiro como um lugar anormal, onde podem acontecer eventos estranhos ou aleatórios durante a noite, como criaturas andando pelos corredores ou músicas tocando de repente. Todos estes acontecimentos são considerados normais por ali e devem ser ignorados pelos hospedeiros.
- Fazenda: No Norte da cidade é possível encontrar uma grande fazenda com dois celeiros, administrado por uma mulher, que permanece em seu posto cuidando dos animais do local. Os animais de Santo Berço são similares a outros animais terrestres, entretanto, trazem consigo características e anatomia únicas. O Ferreiro comentou com os membros da ordem que as vezes animais são assassinados na fazenda e marcados com símbolos similares ao desenho usado por ocultistas e que não entende o motivo dessas ocorrências. Todas as noites, os animais devem ser escondidos a qualquer custo de outras criaturas, afim de evitar exposição de ataques vindo das bestas.
- Minas: Fica ao Oeste do vilarejo, uma enorme caverna, onde o Minerador junto da sua equipe coleta os cristais usados em diversos trabalhos. Além de minerais, o local é cheio de diversas criaturas, como Toupeiras de Lodo, Morcegosas, Labras e Succs. Há uma porta no final da caverna que leva a um laboratório, usado pelos cinco cientistas e, próxima à porta, há uma área cheia de cristais negros, que são usados nos rituais de passagem.
- Caverna de Santo Berço: A Caverna de Santo Berço é encontrada no centro da cidade, sendo o local onde se encontram os Mananciais e o Parasita de Dimensões. Só é acessível pelo Labirinto Infinito para aqueles que tem o Símbolo Espiral marcado em seus corpos. O histórico da caverna é extremamente misterioso, sendo inicialmente avistada em 1918, por Lurdete Batista e Ana Batista. A visão que as duas tiveram as fez perder sua sanidade e enlouquecerem. A Caverna tinha conexões com as Minas de Santo Berço, mas essa entrada foi selada em algum momento por razões desconhecidas.
Passagem de Tempo[]
Sendo uma cidade anacrônica, o tempo passa diferente em Santo Berço, mais especificamente 300x mais rápido. Usando a informação de que um dia no mundo de fora é equivalente a um ano em Santo Berço, é possível fazer uma conversão completa das unidades de tempo da cidade em comparação com o mundo de fora.
*Obs: O valor encontrado na conversão de 1 dia de Santo Berço para 3 minutos e 56 segundos no Mundo de Fora foi o mais exato. Já os outros valores foram arredondados para facilitar a leitura, por exemplo: o valor exato de uma semana em Santo Berço seria 27 minutos e 58 segundos.
- Obs2: Sendo 1 dia = 1 ano em SB, do dia 12 de novembro de 2019 (dia em que os doutores fizeram a Migração) até o dia 16 de abril de 2020 (dia em que os protagonistas chegaram em Santo Berço) se passaram 156 dias (contando que:
novembro = 18 dias, dezembro = 31 dias, janeiro = 31 dias, fevereiro = 29 dias, março = 31 dias e abril = 16 dias
). Dessa forma, pode-se concluir que a idade de Santo Berço é de 156 anos.
Mundo de Fora | Santo Berço |
---|---|
1 dia | 1 ano |
12 horas | 6 meses |
2 horas | 1 mês |
1 hora | 2 semanas |
30 minutos | 1 semana |
3 minutos e 56 segundos | 1 dia/24 horas |
1 segundo | 5 minutos |
Moradores[]
- † A Antiga Manancial
- † A Artista
- † A Enfermeira (Nascida Cibele)
- † A Fazendeira
- † A Ferreira (Antes A Peregrina)
- † A Garçonete
- † A Primeira Fazendeira (Nascida Paula Verdante) (Fundadora)
- † A Primeira Mineradora (Nascida Eva van Gloss) (Fundadora)
- † Jennifer
- † O Ajudante
- † O Antigo Ferreiro (Nascido Eric Jour) (Ex-Morador) (Fundador)
- † O Antigo Hoteleiro
- † O Antigo Porteiro
- † O Coletor (Nascido Murilo)
- † O Cozinheiro
- † O Doutor
- † O Ferreiro (Antes O Ajudante da Ferreira e Nascido como Miguel Cariad)
- † O Guarda
- † O Hoteleiro (Nascido O Filho do Hoteleiro)
- † O Jardineiro
- † O Minerador (Antes O Ajudante da Ferreira)
- † O Peregrino
- † O Porteiro (Antes O Manancial e O Ajudante do Porteiro[3])
- † O Primeiro Doutor (Nascido Valter Luz) (Fundador)
- † O Primeiro Hoteleiro/Construtor (Nascido Mick Vultz) (Fundador)
- † O Taverneiro
- † O Tecelão
- † Os Ajudantes da Fazendeira
- † Os Ajudantes do Minerador
- † Vários outros cidadãos de Santo Berço
Galeria[]
Referências[]
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 14 (assistir no YouTube em 1h16m08s)
- ↑ Fala de Celestine em Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h40m23s)
- ↑ 3,0 3,1 Twitch. Live "hoje é dia de reddit pós-RPG" de Cellbit em 26 de julho de 2020
(assistir na Twitch)[live expirada] - ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 14 (assistir no YouTube em 30m27s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 5 (assistir no YouTube em 59m53s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 8 (assistir no YouTube em 18m42s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h17m28s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h33m35s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 13 (assistir no YouTube em 07m05s).
- ↑ História de um Ajudante do Minerador em O Segredo na Floresta - Episódio 13 (assistir no YouTube em 22m12s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 9 (assistir no YouTube em 1h43m55s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 9 (assistir no YouTube em 1h43m55s)
- ↑ Cellbit revelando isso na Twitch. Clipe "prot twist" de Cellbit. Capturado em 19 de junho de 2021.
- ↑ Aviso do Minerador sobre os cristais vermelhos em O Segredo na Floresta - Episódio 13 (assistir no YouTube em 1h14m13s)
- ↑ 15,0 15,1 O Segredo na Floresta - Episódio 11 (assistir no YouTube em 2h10m47s)
- ↑ 16,0 16,1 16,2 Twitch. Live "domingo é dia de Reddit" de Cellbit em 5 de julho de 2020
(assistir na Twitch em 3h22m)[live expirada]