Ordem Paranormal Wiki
Ordem Paranormal Wiki
SPOILER
A página a seguir contém spoilers da história de Enigma do Medo. Continue lendo por sua conta e risco.
Esboço
Esta página é apenas um esboço e precisa ser expandida. Por favor, edite a página e adicione mais conteúdo a ela.

Depois de tanto tempo tentando desvendar a Profecia do Desassombrado... [...] Todas as escritas misteriosas ao redor dessa catedral, elas estavam contando uma história. Elas sempre contaram uma história. A história do Jaser, a história do Enigma do Medo [...] Já estava destinado a acontecer. Porque sempre aconteceu. [...] Só o Deus do Medo pode mudar isso.

A Profecia do Desassombrado é uma profecia que envolve o ciclo infinito da vida de Jaser Strach no Perímetro que só pode ser interrompido por uma "intervenção impossível", o que pode ser chamado de Deus do Medo. Esse ciclo isola os acontecimentos do Perímetro de todos os demais acontecimentos do universo, transformando o Perímetro, então, em um "lugar que não existe". Essa profecia determina todas as ações de Jaser, o impedindo de escolher e o obrigando a realizar as mesmas ações e reviver todos esses acontecimentos infinitamente pela eternidade.

Sabe-se que o ciclo infinito dos acontecimentos sempre existiu, e tudo o que os envolvidos no ciclo fazem são para a manutenção do ciclo ativo na esperança da chegada do Deus do Medo e do Outro Final.

Figuras importantes[]

EDM - Quadro 4 - Mansão Strach

Eliakim Strach

  • O Profeta do Desassombrado: Eliakim Strach foi o primeiro líder da Família Strach e o responsável pela revelação da profecia do Desassombrado. Ele é a origem de todo culto ao Medo que a família passa a seguir após sua influência. Ele constrói uma liderança baseada na força e no medo e provoca essa obsessão dos Strach pelo elemento e pelo Desassombrado.
EDM - Sexta página rasgada Livro do Medo - Sala do Altar

O Desassombrado

  • Jaser Strach: O Desassombrado. Seu nascimento causou a visão dos Strach que levou ao surgimento e criação das áreas ao redor do Perímetro. Ele está submetido ao ciclo infinito de sua vida na profecia através das Correntes da Realidade. Devido a isso, ele não possui livre-arbítrio, nem poder de escolha sobre os acontecimentos de sua vida e sabe sobre tudo isso.
EDM - Sexta Página Rasgada Livro do Medo - Catedral

"Deus do Medo"

  • Mia: Mia nasceu no Perímetro e é responsável pela "intervenção impossível" que pode modificar a profecia do Desassombrado. Sugere-se que seu nascimento provocou a visão nos agentes da Ordem que lhes mostrou suas mortes e a esperança do Outro Final.
Enigma do Medo - Retrato de Calisto Besatt jovem tendo sua visão

A Visão de Calisto

  • Calisto Besatt: Um agente da Ordem que estudou e desvendou a Profecia do Desassombrado. Ele foi o responsável por liderar os agentes da Ordem no Perímetro após a visão do Outro Final para que a profecia fosse cumprida e repetida, para que assim, o Deus do Medo trouxesse o Outro Final.
Samuel hackeando em Enigma do Medo

Samuel Norte

  • Samuel Norte: Um hacker prodígio da Ordem. Samuel se juntou a Mia para a missão no Perímetro em busca de seu pai. No entanto, sabe-se que Samuel transcendeu por meio do contato dos objetos paranormais do Perímetro e teve a revelação da Profecia do Desassombrado, entrando em contato com Eliakim Strach. Sugere-se que Samuel provocou a revelação de Eliakim sobre a profecia, o que iniciou o paradoxo sem fim que envolve o Enigma do Medo.

A Conexão e a Profecia[]

Após Samuel decifrar os itens amaldiçoados, ele conversa com Agatha Volkomenn para Transcender com os itens que decifrou.

EDM_-_ARG_Samuel_-_Transcender

Então, através dos Sigilos de Conhecimento, a Profecia é revelada.


bProfecia do Desassombrado
"O chamado do fim germina a semente.

Tudo o que foi se enraíza como o que será.

Dentro do Infinito, o conhecimento da profecia se reparte e se conserva em relíquias banais.

A profecia é compartilhada através da gnose. Apenas uma árvore nutrida pelo medo pode gerar o fruto impossível.

O medo despertado naquele incapaz de ser assombrado germina o impossível.

A elevação exige a soberania. Toda tirania é destinada a conceber a prole de seu próprio fim.

Uma distorção infinita, mesmo contida, ecoa por todas as dimensões e direções.

Alguém está fadado a escutar o eco da melodia que ainda não é.

O verdadeiro vazio só é capaz de nascer da Eternidade.

No limiar do ciclo, o último momento ecoa através do surgimento.

A semente germina duas vezes.

Os pilares sustentam a eternidade antes mesmo de serem.

Uma Eternidade destinada a ruir.

Nada existirá além do um.

Ele retorna.

A verdadeira escolha.

O sangue da origem ainda precisa escorrer.

O que nunca existiu será desfeito."

A Profecia do Desassombrado descreve desde sua própria criação e revelação, como pode ser em visto em "A profecia é compartilhada através da gnose" até o fim do ciclo infinito, no Outro Final, como pode ser visto em "A verdadeira escolha".

Loop[]

O Perímetro e a vida inteira do Desassombrado são um grande enigma, uma grande pergunta. Esse lugar é um loop infinito baseados nas memórias de Jaser e essa repetição eterna é causada por pilares marcados com a Marca do Medo, formados pelo Lodo Preto da Morte petrificado e possuindo um grande Cristal Paranormal dentro deles, que é energizado pelo Motor Perpétuo.

A repetição é causada pela interação do Lodo com os Cristais Paranormais energizados eletricamente, que fazem parte da formação dos pilares. Mas para que a repetição exista antes mesmo dos pilares serem criados, é necessário repetir o infinito. Isso levou a criação do Motor Perpétuo para a geração de energia infinita, pois quanto mais energia, mais é repetido.

Como nem os Cristais ou o Lodo podem armazenar informações, a Melodia do Medo é tocada para que a Marca do Medo seja aplicada nos pilares e as memórias do Desassombrado sejam afetadas pelo Lodo. E assim com os pilares concluídos, a Melodia tocada e o Motor Perpétuo em funcionamento, o infinito é repetido.

Como a Melodia do Medo é a origem da Rachadura que contém todas as memórias de Jaser, repetir o ciclo também repete a música, permitindo que Thiana Strach "se lembre" da Melodia e toque ela no passado. A busca pelo Outro Final e pela mudança do fim de um ciclo pode ser interpretada como uma forma de "mudar a música antes do seu fim".

Com o infinito sendo repetido, no fim de um ciclo, a última memória "transborda" no surgimento da nova vida de Jaser, causando uma visão da vida anterior em todos os Strach e consequentemente fazendo com que tudo que já aconteceu no Perímetro aconteça de novo. Quando Mia nasce dentro do ciclo, os agentes da Ordem também têm uma visão do ciclo anterior, uma visão que garante que eles irão realizar tudo que é necessário para que o ciclo exista.

O Outro Final[]

Assim como Eliakim previu no passado, após infinitos ciclos sendo repetidos pela eternidade, o medo causado no Desassombrado após uma intervenção impossível dentro do ciclo seria o maior medo de todos. Mas para que a profecia fosse cumprida, foram necessários diversos acontecimentos.

A Resposta[]

Símbolo utilizado para imergir em Mia, Samuel, Veríssimo e Jaser
Símbolo utilizado para imergir em Mia, Samuel, Veríssimo e Jaser

A principal chave utilizada tanto por Mia, quanto pelo "Deus do Medo" para que o Outro Final aconteça é o ritual de Imersão. No começo de Enigma do Medo, para começar a resolver os mistérios do Perímetro com Mia, é necessário escolher Sigilos de Conhecimento que descrevem seu nome em um grande símbolo desse ritual que possui a Marca do Medo em seu centro, assim imergindo pela primeira vez no Perímetro. Mia transcende no Perímetro para aprender esse ritual e utilizá-lo em algumas lápides do Cemitério das Melodias, imergindo, com ajuda de Lupi, em memórias de agentes da Ordem que haviam passado pelo lugar que não existe, possibilitando que descobrisse mais sobre tudo que aconteceu naquele lugar e finalmente encontrasse seu pai.

Samuel também pode ser acessado pelo ritual ao retornar para o início de Enigma do Medo, onde, no fim, ele realiza a conexão com Eliakim e revela a Profecia do Desassombrado para ele. Também é possível acessar Senhor Veríssimo, onde é visto ele chegando no Perímetro, matando Calisto e sendo preso na Catedral por Jaser, esse que também pode ser acessado pelo ritual, mostrando em seu ponto de vista o fim que levaram os membros mais recentes da família Strach e vivendo seus dias sem escolha até que seu final chegue. Todas essas imersões em diferentes pessoas somente são possíveis com a Marca do Medo no centro do ritual de Imersão e com a escolha dos Sigilos correspondentes aos seus nomes.

bSigilos para Mia
"Mia"
bSigilos para Veríssimo
"Veo"
bSigilos para Samuel
"Sul"
bSigilos para Jaser
"JaserD"

O Maior Medo de Todos[]

...O Deus do Medo já está aqui.

Jaser Strach

A intervenção impossível acontece. Veríssimo destrava a porta da Catedral utilizando os Sigilos de Conhecimento que descreviam quatro das figuras importante da Profecia: Mia, Samuel, Jaser e ele mesmo. Esses sigilos são descobertos respectivamente: no ritual de Imersão para iniciar o Enigma do Medo, marcado por sangue; em um ritual de Imersão exibido em um dos computadores do subsolo usado pela Ordo Realitas; no sangue deixado no grande ritual de Imersão desenhado no chão da Catedral após Jaser e Veríssimo lutarem até a morte; e em um documento deixado para trás no porão da Mansão Strach. Como Mia foi quem descobriu todos os Sigilos de Conhecimento e Jaser quem sabia quais deveriam ser ativados para destrancar a porta da Catedral mas nenhum deles entrou em contato com Veríssimo, responsável por destrancar a porta, a intervenção impossível nessa perspectiva é a existência do jogador, esse quem usa o ritual de Imersão para imergir na visão de todos esses, conseguindo o necessário para que juntos, tragam o Outro Final.

O Deus do Medo[]

Com a porta da Catedral destrancada, Veríssimo continua seguindo para o seu final, mas, diferente dos outros ciclos, ele consegue atingir Jaser com sua espada enquanto luta. Então, Mia chega na Catedral e atira em Jaser, salvando seu pai. O Desassombrado percebe que o ciclo se quebra e reconhece o Deus do Medo através de Mia, assim sentindo medo pela primeira vez. Com isso, a Realidade começa a rachar e o Perímetro deixa de existir, fazendo com que Mia se encontre em um local vazio com fragmentos do que um dia foi o Perímetro para todos os lados e uma grande criatura: O Enigma do Medo.

O Enigma do Medo, também chamado de Deus do Medo, é uma criatura que somente apareceu como duas gigantes mãos e possui o único objetivo de fazer com que Mia nunca tivesse existido. Após Mia e Lupi conseguirem reunir os pedaços do chão da Catedral, que formam um grande ritual de Imersão, a criatura conclui seu objetivo, mas Lupi reluta contra isso.

A Verdadeira Escolha[]

Lupi, como o único que restou do combate contra o Enigma do Medo, utiliza o ritual de Imersão na Marca do Medo para tentar trazer Mia de volta, inutilmente, e então tenta utilizá-lo para chegar até Samuel e Agatha e depois até Veríssimo, mas que parecem ter se esquecido de Mia. Então quando Lupi o utiliza para chegar até Jaser, ambos vão ao encontro dos outros três que estão agora no centro do Perímetro destruído. Durante as conversas de Jaser com Samuel, Agatha e Veríssimo, é revelado que ele substituiu Mia, e Lupi é o único que se lembra dela. Por se lembrar, ele continua tentando reecontrá-la e Jaser utiliza mais uma vez o ritual de Imersão para que Lupi chegue até Mia, o cão quase é impedido por alguém que não quer que ele chegue até ela, mas é salvo por Jaser. E nesse ponto, com o infinito em mãos, Jaser começou a fazer sua escolha.

O Final[]

Jaser e Lupi reencontram Mia e após um diálogo final, o Desassombrado revela para ela que ele fez a escolha que ninguém nunca pode fazer: nunca ter existido, para que assim, Mia possa retornar a sua vida ao lado de seu pai e seus amigos. Mia retorna para onde deveria ser o Perímetro e agora ela possui uma mecha branca em seu cabelo, assim como Jaser, e reecontra Samuel e Agatha, como se tivessem acabado de chegar naquele lugar. Logo em seguida, Mia vai até seu pai, onde conversa com ele na frente da lápide de Sofia Besatt.

Quando Mia pergunta sobre Jaser, Veríssimo diz que esse era só um nome e quando estão indo embora daquele lugar, Agatha recebe uma mensagem de Calisto, indicando que ele está vivo e provavelmente toda a Equipe Elite também, com exceção de Sofia, já que agora, "o que nunca existiu foi desfeito"; mas também "o sangue da origem ainda precisa escorrer".