- Para o episódio com nome da organização, veja Desconjuração - Episódio 1.
Vivendo vidas duplas, os agentes da Ordo Realitas, espalhados pelo mundo todo, secretamente investigam e impedem o paranormal de ser formado, lutando contra aqueles que só desejam instaurar o caos no mundo.
Introdução do Universo
A Ordo Realitas, Ordem da Realidade ou apenas Ordem, é a principal organização responsável por manter o bem-estar da Membrana e a proteger de Ocultistas que buscam enfraquecê-la em busca de poder e ambição própria. A Ordo Realitas já foi uma organização secreta com objetivo de combater a influência paranormal e esconder a existência de entidades paranormais do mundo comum, mas, por conta do avanço do conhecimento oculto, isso teve de mudar.
Organização e recrutamento[]
Atualmente, a Ordo Realitas detém sua principal base de operações situada na cidade de São Paulo, no subterrâneo do bar de fachada, o Suvaco Seco.
Os agentes que atuam para a organização normalmente são recrutados de maneira discreta e são treinados por membros veteranos antes de seu primeiro contato direto com a organização. Normalmente essas pessoas são cidadãos comuns que já experienciaram algum tipo de contato com o sobrenatural, e, seja por possuir curiosidade, motivações pessoais ou determinação em lutar contra o paranormal, elas se tornam potenciais recrutas de interesse da Ordem. Entre as funções dos agentes da Ordem estão:
- exterminar todas as criaturas sobrenaturais com que têm contato;
- assistir suas equipes móveis com informações e combates em campo;
- catalogar e relatar os casos e investigações que enfrentam;
- impedir atividades de grupos ocultistas;
- evitar ao máximo a exposição de civis ao paranormal desnecessariamente.
No caso de incidentes que requerem a atenção imediata dos membros da organização, é comum uma equipe, normalmente composta de pelo menos três pessoas,[1] ser enviada ao local de interesse para conduzir investigações. Para casos sabidamente mais perigosos e complexos, equipes com mais agentes e contendo pelo menos algum veterano são enviadas. Anteriormente, as equipes mal tinham contato ou sequer conhecimento da existência das outras, porém, após as mudanças sofridas na estrutura da organização entre abril e outubro de 2020, ocorreu um maior entrosamento dos agentes. Com os novos métodos da Ordem sendo atualizados e mudados, o seu jeito de procurar e achar novos casos e ações paranormais também mudou, com a Equipe de Pesquisa utilizando o C.R.I.S. para detectar atividades ocultistas.
Setor de Crimes Inabituais (SCI)[]
Acesso a locais restritos ou proibidos, permissão para portar armas de fogo ou autoridade para assumir a jurisdição de investigações da polícia. Esses são alguns exemplos de coisas burocráticas que um agente da Ordo Realitas precisa para qualquer missão que envolva, direta ou indiretamente, ao menos um civil; também são coisas que, normalmente, esses agentes não teriam fácil alcance. Entretanto, graças ao SCI (Setor de Crimes Inabituais), isso tudo é acessível.
O Setor de Crimes Inabituais nada mais é que uma divisão de fachada da polícia que, como o próprio nome diz, lida com crimes anormais, ou melhor, paranormais. Tendo sido criada pela própria Ordem, essa pseudo-organização é utilizada por agentes para enganar guardas ou civis que, inadvertidamente, questionem sua autoridade.
Sabe-se que, atualmente, Felix Fontana é o diretor do SCI.
Senhores Veríssimo[]
Ao longo da história da Ordo Realitas, inúmeros agentes foram considerados "Senhores Veríssimo". No passado, fosse por segurança ou simplesmente por autopreservação, suas identidades eram mantidas em segredo uns dos outros. Máscaras eram vestidas e esse nome falso universal era usado, fazendo com que todos fossem aparentemente iguais, a não ser por uma exceção em específico: o líder, o "verdadeiro" Senhor Veríssimo.
Atualmente, os agentes têm ciência das identidades uns dos outros. Entretanto, aquele que mantém o título de Veríssimo é quem lidera os demais.
Responsável por tomar decisões críticas, coordenar operações, treinar agentes, designar equipes, gerir recursos, administrar relações importantes e, sobretudo, agir como um exemplo a ser seguido, o real Senhor Veríssimo não é só o líder da Ordo Realitas, mas, também, é a própria Ordem, em si.
Estão listados a seguir todos os Senhores Veríssimo conhecidos, até então.
Senhor Veríssimo anterior[]
- Artigo principal: Senhor Veríssimo (1980)
Este Senhor Veríssimo era o líder da Ordem anteriormente, por volta dos anos 1980. Foi ele quem recrutou e treinou o atual Senhor Veríssimo, passando a liderança para ele após a sua morte.
Senhor Veríssimo atual[]
- Artigo principal: Senhor Veríssimo
O atual líder da Ordo Realitas. Senhor Veríssimo ingressou na organização por volta de 1985, quando tinha apenas 25 anos.[2] Tendo estado na Ordem por quase quarenta anos, Veríssimo já participou de várias missões, eliminou inúmeras criaturas e ocultistas e treinou múltiplos agentes. Atualmente, entretanto, o paradeiro do mesmo é desconhecido.
Chizue Akechi[]
- Artigo principal: Chizue Akechi
Chizue Akechi, conhecida também como Senhora Veríssimo, é a agente viva mais antiga da Ordem. Tendo sido parte dos Aniquiladores e enfrentado diversas criaturas ao lado do atual Senhor Veríssimo, Chizue é como a presente "vice-líder" da organização, por ter as mesmas funções básicas de um Veríssimo e ainda manter esse título.
Senhora Veríssimo[]
Citada na missão oficial e canônica O Terminal do Fim, a Senhora Veríssimo é quem passa o briefing da missão para os agentes (personagens dos jogadores). Descrita como "uma pessoa calma e centrada", não se sabe se o título faz referência a Chizue Akechi ou a uma outra pessoa.
Agentes[]
Equipes[]
Atualmente liderados por Senhor Veríssimo, os agentes da Ordem geralmente se reúnem em equipes para investigar casos. Algumas dessas equipes são listadas abaixo.
Equipes de Varredura[]
Antes da reforma nos métodos da Ordem, existiam dois tipos de equipes: as equipes investigativas e as equipes de varredura. O primeiro tipo de equipe investigava locais, resolvia casos e encaminhava a outra equipe especializada para aniquilar criaturas e monstros presentes no local sem deixar rastros. Sabe-se que houve uma mescla das funções das equipes e que agora todas elas devem ser capazes de investigar e aniquilar criaturas em seus casos.
Nem todas as equipes de varredura eram fixas, logo, membros de elite se uniam para casos isolados usando máscaras e codinomes de "Senhor Veríssimo", se mantendo anônimos entre si. Geralmente os agentes especializados em varreduras estavam ligados com armas pesadas e antecedentes militares. Abaixo estão listadas algumas equipes de varredura conhecidas e seus membros.
- Aniquiladores: Uma equipe de elite liderada por Veríssimo quando este tinha aproximadamente 29 anos. Era uma equipe muito experiente que destruia e aniquilava todos os seres sobrenaturais e ocultistas que viam pelo caminho sem nenhuma falha.
- Aaron
- Arnaldo Fritz
- Chizue Akechi
- Senhor Veríssimo
- Membros desconhecidos
Status da equipe: dissolvida
- Equipe Veterana de Varredura: Essa equipe foi responsável por um caso que envolvia a aniquilação da família de T-Bag. A equipe se deparou com uma aldeia de canibais, com pessoas bestializadas e cadáveres dilacerados. Os agentes dizimaram a civilização e o único sobrevivente foi T-Bag.
Status da equipe: dissolvida
- Equipe Brasa: Uma das poucas equipes de varredura que mantinham seus membros unidos. Sabe-se que os três primeiros membros realizavam varreduras juntos há pelo menos 2 anos antes dos eventos de Desconjuração. Depois da reforma da Ordem, essa equipe passou a também investigar casos, como o de Leonardo Gomes.
Status da equipe: dissolvida
- Equipe Iniciante de Varredura: Uma equipe composta de três agentes novatos que acabaram se aliando a um civil. Essa equipe acabou tendo que realizar uma varredura de emergência na Escola Nostradamus de Ensino Médio devido a falta de equipes disponíveis para o momento. Dessa forma, a equipe atuou tanto como investigativa quanto como de varredura em seu caso.
Status da equipe: dissolvida
Equipes gerais[]
- Equipe Veterana: Uma antiga equipe da Ordem composta por quatro agentes aliados a um civil conhecido. Eles foram responsáveis pelo caso de Vírgilio "Kian" em 2002, e pela operação que resultou na morte de Virgílio, o aparente fim do culto dos Escriptas e a grande queda do ocultismo na Realidade.
Status da equipe: dissolvida
- Equipe E: Cinco agentes são enviados ao interior do Rio Grande do Sul para investigar o desaparecimento da Equipe Kelvin. Aliados a um civil local, o grupo investiga e descobre os mistérios da floresta de Carpazinha.
Status da equipe: dissolvida
- Equipe Kelvin: Três agentes experientes e treinados desde jovens por Arnaldo Fritz, essa equipe estava atrás de dois ocultistas específicos a muito tempo. Extremamente capacitados, tanto em intelecto quanto em força, eram uma das melhores equipes da Ordem.
Status da equipe: dissolvida
- Força D: Três agentes remanescentes da Equipe E unidos aos agentes da Equipe Brasa e um ocultista inesperado de aliado vão em busca do paradeiro de Elizabeth Webber e Gustavo Dohmer e acabam se deparando com um caso de perigo muito maior.
Status da equipe: dissolvida
- Dragões Metálicos: Uma banda de metal composta de agentes veteranos de elite da Ordem. Com sua artilharia pesada e técnicas extremamente sincronizadas de luta, esses agentes viajavam o mundo em turnês de shows enquanto caçavam criaturas paranormais.
Status da equipe: dissolvida
- Equipe Espiãs: Três agentes de elite de infiltração da Ordem. Treinadas desde cedo por Senhor Veríssimo, as espiãs eram capazes de coletar informações e invadir facilmente locais, resolvendo diversos casos sem sequer serem percebidas por seus inimigos.
Status da equipe: dissolvida
- Dupla de Johnny e Rubens: Uma dupla de agentes equilibrada, composta por um inteligente e estratégico e o outro força bruta e vanguarda. Os dois agiam a bastante tempo juntos e um de seus casos mais marcantes foi a investigação sobre o culto do Anfitrião.
Status da equipe: dissolvida
- Equipe Abutres: Uma equipe de elite de agentes escolhidos a dedo por Veríssimo para serem a vanguarda na busca pelas Relíquias da Calamidade. Liderada por Arthur Cervero, eles farão o que for preciso para derrotar Kian.
Status da equipe: em atividade
- Equipe Delta: Uma equipe composta de três agentes experientes e eficazes em combate.
Status da equipe: em atividade
- Equipe de Aurora: Uma equipe formada por recrutas, sob a supervisão de Caio Leal, com o objetivo de investigar os estranhos desaparecimentos envolvendo Aurora, a cidade das flores.
Status da equipe: dissolvida
- Dupla de Cavalcante e Wanderley: Uma dupla de agentes que atuavam sob o disfarce de agentes imobiliários. Realizavam investigações e lidavam com o paranormal de maneira sigilosa e veloz, e um de seus casos conhecidos foi o da Ilha de Tipora, envolvendo o desaparecimento do pintor Constantino Moretti.
Status da equipe: dissolvida
Grupos associados[]
Essas são equipes de investigadores paranormais e ocultistas presentes em outras regiões do mundo que estão associadas à Ordem. Muitas dessas equipes foram convocadas por Senhor Veríssimo para servir de reforço contra a ameaça de Kian e seus Escriptas, durante Ordem Paranormal: Calamidade.
- Hell Hunters: Uma equipe formada por ex-membros da SWAT que foram expostos ao paranormal de alguma forma e sobreviveram ao ataque, se tornando um grupo mercenário similar a Ordem situado no Texas, Estados Unidos. Sendo mais focados em exterminar criaturas do que investigar o paranormal necessariamente, o grupo é liderado por Ryder Staten.
- Obscurité: Uma gangue francesa de ocultistas anarquistas que agem de forma independente e habitam as catacumbas de Paris todos unidos pela mesma ideologia, salvar os mais necessitados dos horrores do Outro Lado. Por funcionarem com uma estrutura semi-anárquica, os Obscurité não possuem um líder pré-estabelecido, mas todos tem um grande respeito por Marc Menet.
- Família Leone: Uma grande e orgulhosa máfia anti-paranormal italiana sendo responsáveis pela maior rede frigorifica da Itália, desviando uma parte dos recursos para financiar sua investigações paranormais. A Família Leone é liderada pelo Marco Leone e tem sua base de operações situada em Roma no subsolo do enorme casarão da Mansão Leone. Os Leone enviaram 5 agentes para a Ordem incluindo duas filhas de Marco, Carina e Carla Leone.
- Os Cinco: Uma equipe de caçadores paranormais em 1997 que era liderada por Morato Vertaler. Sabe-se que essa equipe era especializada em investigar casos misteriosos que envolvia atividades extraterrestres, focando em compreender um grupo específico de criaturas paranormais conhecidas como Alheios.
Agentes independentes[]
Suporte[]
- Agatha Volkomenn (ocultismo)
- Ivete Beicur (armamento)
- Kaiser (pesquisa e programação) †
- Letícia Mantra (pesquisa)
- Marcela Geleerd (enfermaria)
- Renan Geleerd (ciência forense)
- Samuel Norte (pesquisa)
- Walter (armamento e faz-tudo)
Ex-agentes[]
- Arnaldo Fritz (amalgamado com o Anfitrião)
- Clara (aliada aos Escriptas) †
- Clarissa Leão (traidora)
- Francisca Parker (amalgamada com o Anfitrião)
- Gustavo Dohmer (transformado em Existido) †
- Luciano Carvalho (amalgamado com o Kian)
- Miguel Cariad (traidor) †
- Morato Vertaler (expulso) †
- Sebastian (preso)
Não-canônico[]
- Cellbit
- Diana Rach
- Enzo Luzesol
- Joel Tarcilio
- Raul Fonseca
- Roberta Anselmo
- Thalita Nogueira
- Vanessa
- Zelda
- Zero
Bases[]
A Mancha de Café[]
Depois de receberem uma misteriosa mensagem de uma pessoa anônima, Elizabeth Webber, Thiago Fritz e Daniel Hartmann são convocados para irem a um local específico cedo de manhã por motivos e objetivos desconhecidos. O lugar escolhido foi uma pequena cafeteria localizada em uma parte menos movimentada da cidade, conhecida como "A Mancha de Café", que é propriedade da Ordo Realitas. O pequeno estabelecimento é comandado por um agente veterano com nome desconhecido, que ajuda e motiva os agentes a continuarem trabalhando nos casos.
Ela tem um pequeno salão de entrada considerado bem confortável, com algumas poucas mesas, cadeiras e o balcão principal. As máquinas de café ficam em uma porta atrás do balcão, assim como vários setores de corredores e escadas de manutenção, e, no final, uma entrada para o estacionamento, onde o barista estaciona sua van. Para o seu reconhecimento como membro da Ordem, o Senhor Veríssimo demanda que os agentes peçam um tipo peculiar de café, especificamente, um "Café Mocha Médio com Dose de Expresso de Grãos Chilenos". Dessa forma, o balconista irá se referir ao "Senhor Veríssimo" e entregará não o singular pedido, mas sim uma xícara da bebida favorita do agente, seja ela algum tipo dos diversos cafés, chás ou sucos.[3]
Lava-Lava do Melindro[]
Ainda em A Ordem Paranormal, outro local de posse da Ordem é apresentado, um pequeno lava-rápido bem simples. Nesse local, a equipe se encontra com o Senhor Veríssimo pela segunda vez, com o intuito se armar e preparar para enfrentar o paranormal no bunker da Escola Nostradamus. O local serve como "armazém" para diversos tipos de armas e outros objetos para a luta contra o sobrenatural, como revólveres, espingardas, armaduras, etc.[4]
Torre Alfa[]
Um enorme prédio que fica em uma região muito movimentada de São Paulo, que não é exatamente de posse da Ordem, mas é muito usado por ela para reuniões e encontros entre os membros. O edifício tem aproximadamente 12 andares e, no caso da Equipe E (antes de ser assim chamada), a reunião foi feita no oitavo andar, acessível pelo terceiro elevador do local. De acordo com Cesar, o "sistema de segurança é patético" para uma construção tão grande e importante.[5]
Restaurante japonês[]
Localizado no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, esse lugar é uma loja de comida japonesa onde a Equipe Kelvin recebeu sua última missão. Convocados pela Ordo Realitas, os agentes reuniram-se com Chizue Akechi, a responsável por designar as missões do grupo após a morte de Arnaldo Fritz, o antigo mentor deles, ao redor de uma mesa redonda na qual foram expostas as novas informações a respeito do Projeto SB.[6]
Suvaco Seco SP[]
- Artigo principal: Base da Ordo Realitas
Depois de muito tempo, com a membrana ficando cada vez mais fraca e o sobrenatural ficando cada vez mais forte, a Ordem começou a largar a tática antiga de ter várias bases pequenas e distintas espalhadas em lugares aleatórios para começar a criar algumas bases incrivelmente grandes com vários recursos e agentes trabalhando, só que em menor quantidade e mais complicadas de encontrar. Até agora, em Ordem Paranormal: Desconjuração, apenas uma única base foi revelada, estando escondida num bar chamado de "Suvaco Seco", nome dado pra homenagear o bar antigo da Ivete, abandonado por causa dos acontecimentos do Caso de Carpazinha.[7]
Mansão Leone[]
- Artigo principal: Mansão Leone
Após o massacre da Família Leone, a Mansão Leone se tornou uma base temporária da Ordem, enquanto realizavam suas investigações na Itália.
Café's Pizzaria[]
- Artigo principal: Café's Pizzaria
Uma pizzaria de beira de estrada na região rural de Minas Gerais, que em 1997 era secretamente usada por Arnaldo Fritz e Morato Vertaler, com a intenção de identificar, estudar e catalogar materiais ocultistas. Possuía uma sala secreta com diversos documentos investigativos sobre criaturas paranormais. Não se sabe se ainda é utilizada pela Ordem, já que Arnaldo era o proprietário do estabelecimento.
Curiosidades[]
- Tanto o termo "Ordo Veritatis" e "Esoterroristas" foram substituídos por "Ordo Realitas" e "Ocultistas" para evitar futuros problemas com copyright, já que esses nomes se originam do sistema "The Esoterrorists".
- A Ordo Realitas possui duas músicas temas: "Ordem" e "Ordo Realitas".
- "Ordo Realitas" possui o leitmotif do tema do Senhor Veríssimo.
Galeria[]
Referências[]
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 31m20s)
- ↑ Sua primeira missão em A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 51m02s)
- ↑ A Ordem Paranormal - Episódio 1 (assistir no YouTube em 6m40s)
- ↑ A Ordem Paranormal - Episódio 2 (assistir no YouTube em 1h27m50s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 11m45s)
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 15 (assistir no YouTube em 18m20s)
- ↑ Apresentação em Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube)