O paranormal não vem para a nossa realidade de maneira fácil. O mundo tem uma base de sanidade muito sólida, e por isso que fantasmas e manifestações paranormais são encontrados em locais específicos por pessoas muito sensíveis. Mas, e se um grupo de pessoas começasse a conspirar, gerando pânico e medo do paranormal, forjando assombrações falsas, criando conspirações absurdas, espalhando histórias de fantasmas, fazendo com que o medo do sobrenatural se tornasse mais comum?
Descrição dos Ocultistas
Ocultismo é a arte de usar o Outro Lado para fins próprios. Usando desses poderes, os Ocultistas - praticantes do Ocultismo - utilizam o paranormal para alcançar seus objetivos, desde entretenimento, sensação de poder, estudos e até mesmo saciar a simples vontade de causar o caos.
"Esoterrorismo"[]
No começo da série, o Ocultismo era conhecido por um nome diferente: o Esoterrorismo. Mas houve uma grande mudança, que foi revelada no ARG de Desconjuração e Enigma do Medo, usando de uma citação revelada em um dos enigmas:
Não existem mais Esoterroristas, pois seus métodos não são mais Esotéricos.
A citação se refere à mudança drástica dos métodos usados para a fragilização da Membrana. Enquanto os antigos esoterroristas eram grupos mais organizados que utilizavam uma metodologia mais racional na manipulação do paranormal, os ocultistas atuais usam de qualquer método para alcançar suas vontades, não importando se ele é o mais grotesco e violento possível. Ao invés de pequenos grupos de esoterroristas, os ocultistas passaram a se unir em cultos, que podem possuir líderes e até mesmo ídolos que são venerados por seus seguidores. Consequentemente, a Membrana tornou-se muito mais frágil e instável, tornando as criaturas vindas do Outro Lado muito mais fortes. Dessa forma, os agentes da Ordem tiveram que aderir o uso de rituais e itens amaldiçoados para possuir poder equiparável ao dos ocultistas para conseguir combatê-los, visto que, do mesmo modo que os monstros, eles se tornaram muito mais poderosos.
O Outro Lado[]
O Outro Lado, no universo de Ordem Paranormal, é uma dimensão alternativa habitada por entidades insanas e misteriosas, também conhecidas como "elementos". A nossa realidade é separada do Outro Lado por uma barreira hipotética chamada Membrana. As duas dimensões se conectam naturalmente, com uma fazendo contato com a outra e vice-versa, porém, eventos macabros capazes de enfraquecer a Membrana através do Medo das pessoas podem fazer com que criaturas bizarras consigam invadir nossa realidade para gerar caos e destruição, aumentando a influência do paranormal e determinados locais.
Influência do Outro Lado na Realidade[]
Mesmo sendo eficiente, a Membrana não é indestrutível. Quando a população de uma determinada região ou até mesmo uma única pessoa têm sua sanidade abalada pelo Medo, seja através de uma história, mortes, tragédias ou símbolos misteriosos, a Membrana fica danificada naquele local, facilitando a travessia das entidades do Outro Lado para a nossa Realidade comum, onde se manifestam na forma de criaturas poderosas e surreais.[1]
Locais com a Membrana fragilizada podem afetar e manipular a biosfera local dependendo da intensidade da influência do paranormal no local. Uma das evidências mais fáceis de se notar em um local com a Membrana fraca é a presença de uma névoa intensa e atípica, anomalias no sistema sensorial do corpo humano, temperaturas inconsistentes e alucinações compartilhadas. Podem ocorrer também distorções temporais em relação ao exterior e a modificação de plantas e animais, como mutações genéticas.[2][3][4][5]
Manifestação física das entidades dentro da Realidade[]
Os conceitos de aparição das entidades do Outro Lado na Realidade são regidas por algumas regras no universo da Ordem Paranormal. A base para que essas criaturas se tornem físicas é o Medo das pessoas, que enfraquece e afina a Membrana e possibilita que as Entidades vazem para o mundo normal. De acordo com o Mestre:
Ao ultrapassar a Membrana, as entidades ainda precisam se submeter às leis que definem a realidade, sendo moldadas aos conceitos e ideias que enfraqueceram a Membrana em primeiro lugar. Isso faz com que as entidades tomem formas de criaturas que não existiam antes, descritas por lendas urbanas ou histórias de terror que causaram muito medo. Uma criatura não precisa ser muito famosa ou conhecida para ser formada, ela só precisa ter sido fonte de um medo muito poderoso. Por exemplo, apenas uma pessoa com medo seria capaz de abalar a Membrana o suficiente para gerar uma criatura, mas esse medo precisa ser exorbitante.
Cellbit[6]
Nesse contexto, as entidades se apropriam das ideias que causaram o Medo gerado por uma pessoa, e utilizam disso para se manifestarem no mundo físico. Portanto, uma pessoa, ao ter medo de algo que não existe, acaba gerando uma personificação desse medo. Essa personificação é como um espaço vazio, um conceito de algo ainda não existente que pode ser preenchido por uma entidade paranormal ao permiti-la ultrapassar a Membrana. Dessa forma, o Medo gera moldes de seres inimagináveis, e as entidades os aproveitam para se tornarem reais.[7]
Conhecimento sobre o Ocultismo até o momento[]
Até onde se sabe, as primeiras manifestações do Outro Lado na Realidade foram as Relíquias da Calamidade, objetos paranormais de poder imensurável que atuam como a conexão primordial e ponte entre cada elemento e a Realidade. Porém, além das relíquias, o Outro Lado apenas poderia se manifestar na forma de criaturas paranormais e em fontes de poder baseadas no medo em uma época onde não existiam rituais. Rituais apenas passaram a existir quando Kian, a 4 mil anos atrás, se tornou o primeiro humano a atingir 100% de Exposição Paranormal e transcender, se conectando completamente com o Outro Lado e abrindo a porta para que outras pessoas pudessem transcender e aprender novos rituais. Aqui estão algumas informações básicas sobre o que se sabe do ocultismo até o momento:
Quanto mais uma pessoa entra em contato com o Outro Lado, mais a sua "Exposição Paranormal" sobe, indicando o quanto do ser de uma pessoa já foi exposto ao sobrenatural. Quanto mais experiências com o paranormal uma pessoa tem, mais memórias das entidades são construídas em seu cérebro e maior é o vínculo criado com o Outro Lado. Assim, quanto maior sua exposição, mais de sua mente é habitada por memórias impossíveis do paranormal. Por exemplo, um agente com 40% de Exposição já teve quase metade de sua mente tomada pelo Outro Lado, enquanto um com 99% é mantido dentro da Realidade por apenas um fragmento de seu próprio ser. Uma pessoa com 100% de Exposição entende completamente o Outro Lado, porém, as consequências disso seriam gravíssimas, desde ficar irreversivelmente insano a até se transformar em uma criatura do Outro Lado, como no caso dos Existidos, que ao descobrirem "a verdade", têm sua mente tomada pelo Conhecimento, afinal, saber tudo é perder tudo. Porém, desde que Kian se tornou o primeiro humano à se conectar completamente com o Outro Lado, atingir 100% de Exposição de forma “espontânea” se tornou impossível. Apenas se expondo ao paranormal, o máximo que se pode atingir é 99%.
Esse vínculo causado pela Exposição Paranormal pode se tornar ainda mais intenso se a pessoa atender ao chamado do Outro Lado através de um ritual de "Transcender". O processo de Transcendência consiste em desenhar o Símbolo do ritual no chão, se posicionar sobre ele, e se concentrar. Ao fazer isso, a mente da pessoa transcendendo faz algo similar ao inverso do que as entidades fazem ao atravessar a Membrana, se deslocando da Realidade e criando uma conexão direta com o Outro Lado. Esse processo leva um tempo imprevisível e varia de situação para situação, podendo levar poucos segundos ou muitas horas. Enquanto transcende, o indivíduo entende "a verdade" e compreende completamente o Outro Lado, porém, ao terminar o processo, esquece de tudo novamente, mantendo apenas algumas memórias soltas em seu cérebro, como numa tentativa de impedir que a insanidade tome conta da sua mente. Essas memórias do Conhecimento proibido do Outro Lado devoram parte da Sanidade de quem transcende, pois são lembranças de algo que não faz sentido. Mais do que isso, são lembranças paranormais, pequenos resquícios das entidades que passam a viver dentro da mente da pessoa após a transcendência. Porém, assim como as entidades distorcem as regras da Realidade ao atravessarem a Membrana, essas memórias também se transformam ao consumir a sanidade do indivíduo transcendido, podendo ser manifestadas paranormalmente na forma de rituais ou poderes sobrenaturais que podem ser utilizados pelo indivíduo que transcendeu.
Antes do retorno de Kian em 2020 após o término da Ordem da Desconjuração, era necessário transcender utilizando um objeto amaldiçoado para aprender um novo ritual, correndo o risco de ser rejeitado pelas entidades caso não fosse poderoso o suficiente para aguentar o conhecimento contido. Porém, após o seu retorno, o paranormal mudou, não sendo mais necessário o uso de itens paranormais para conseguir aprender novos rituais.
- Para informações mais específicas, acesse as seguintes páginas:
- Bestiário
- Rituais
- Elementos do Outro Lado
- Símbolos Ocultistas
- Itens Amaldiçoados
- Classes
- Marcas
- Relíquias da Calamidade
- Tenebris
Grupos Ocultistas[]
Ocultistas da Escola Nostradamus[]
Um grupo de professores responsáveis pelo enfraquecimento da Membrana gerado na Escola Nostradamus de Ensino Médio, com Álvaro Augusto agindo como diretor e líder dos mesmos. Eles eram responsáveis por capturar diversas alunas, torturando-as em um enorme bunker abaixo da escola, tendo como objetivo criar uma "nova criatura", além da transferência da mente de Álvaro para o corpo de Anthony Scelto à mando da Ordem da Desconjuração. O Bunker tinha a forma do Símbolo de Sangue.
Os Cinco Guardiões[]
Um grupo de cinco cientistas com interesses em Ocultismo liderados por Eric Jour, um físico de dimensões, e por Eva van Gloss, uma geóloga e arqueóloga. Em uma de suas expedições, Eva realizou um grande achado, a descoberta do Símbolo Espiral nas ruínas de Heilag Vagga, que tinha características relacionadas ao Elemento Morte. Após realizar uma série de experimentos, o grupo começa o "Projeto SB", que buscava utilizar os efeitos de Distorção da Hipnose Espiral como ferramenta para o estudo do próprio símbolo espiral e do Outro Lado em si. O grupo também era composto por Paula Verdante, Mick Vultz e Valter Luz.
Escriptas[]
Uma espécie de Culto do Conhecimento surgido há milhares de anos atrás que idolatrava Kian, o primeiro ocultista da história. Segundo o próprio Senhor Veríssimo, ele havia finalmente derrotado esse grupo quando Kian foi "morto" em 2002, porém, em 2020, eles retornaram com todas as forças, agora liderados por Gal, o Realizador do Destino, consistindo em uma facção de pessoas encapuzadas com seus corpos cobertos por tatuagens que contam histórias de terror e palavras finais de pessoas famosas, todas em línguas diferentes. Assim como Gal, que permanece todo o tempo vendado, esses ocultistas também parecem não enxergar, possuindo olhos esbranquiçados, um indício claro de cegueira. Uma das bases onde esses ocultistas atuam é o Orfanato Santa Menefreda, onde eles levavam carregamentos humanos para a realização de rituais.
Ocultistas do Edifício Novo Amanhecer[]
Liderados por Sidney Souza, esse grupo de ocultistas operava no Edifício Novo Amanhecer no bairro de Dona Floresta, onde eles sequestravam moradores de rua e pessoas que alugavam um apartamento no prédio. Esses ocultistas torturavam suas vítimas e as acorrentava no estacionamento do prédio, onde elas ficavam sofrendo até se tornarem Zumbis de Sangue. Seu líder, o Síndico Sydney, possuía um livro ocultista onde realizava rituais relacionados ao conhecimento oculto do "Sangue", o permitindo esfolar alvos a distância e torturar suas mentes com inúmeros gritos de desespero, desde que ele se auto mutilasse e manchasse a página do ritual com o seu sangue.
Culto do Medo[]
O Culto do Medo é um grupo ocultista com uma grande ambição ainda desconhecida, parecendo estar conectado a uma entidade conhecida como "O Deus do Medo". Esse Culto está relacionado com o desaparecimento de inúmeros agentes da Ordo Realitas, incluindo Senhor Veríssimo, em Enigma do Medo.
Seita das Máscaras[]
A Seita das Máscaras é um grupo de bastante influente e conhecido no "submundo ocultista", supostamente tendo até mesmo conexões com importantes políticos, sendo liderados pela Magistrada, portadora da Relíquia de Conhecimento. As "Máscaras", nome dado aos membros da seita, usam túnicas ocultando seus corpos e máscaras ou véus ocultando seus rostos, além de cordas com nós de forca em seu pescoço. Um membro conhecido foi Nathaniel, que após ser capturado por Joui Jouki em uma situação desconhecida e mantido sob custódia na base da Ordo Realitas, acaba sendo eventualmente resgatado por seus associados. No final do 17º episódio de Desconjuração, é descoberto que Joui Jouki fez um pacto com a Seita, se tornado um membro dela. Eles têm como objetivo proteger "o equilíbrio", alegando que Kian perturbava o mesmo, e precisava ser derrotado.
Produção do Anfitrião[]
A Produção do Anfitrião é um grupo ocultista focado principalmente no elemento de Energia. Esse grupo cultua o Anfitrião, uma entidade misteriosa que tem fortes relações com o caos e que se manifesta através da Relíquia de Energia. Anteriormente, o portador desta relíquia era Arnaldo Fritz, que se encontrava no Coliseu junto do Diabo, operando ao lado dos Funcionários do Anfiteatro. A Produção opera também na Deep Web, realizando sequestros e mantendo suas vítimas em uma espécie de Reality Show. Esses Ocultistas estavam sendo investigados por dois agentes da Ordo Realitas: Rubens Naluti e Johnny Tabasco.
Obscurité[]
A Obscurité é uma gangue independente francesa de ocultistas que segue uma estrutura semi-anárquica. Marc Menet é visto por seus companheiros como o líder do grupo, e estes vivem nas Catacumbas de Paris com um nobre objetivo: proteger aqueles que não têm condição de lidar com os horrores do paranormal. Após o retorno de Kian como um marcado, os Obscurité foram convocados pelo Senhor Veríssimo para auxiliar a Ordo Realitas em impedir a Calamidade.
Sanguis Orchid[]
A Sanguis Orchid ou Culto da Orquídea de Sangue é uma organização ocultista criada por volta do século VII em uma cidade conhecida como Aurora, localizada na Europa. Inicialmente o grupo prezava pela lenda da "Santa das Flores", um conto sobre uma jovem que, ao fazer certo acordo, foi abençoada por um anjo chamado de "Serafim Vermelho", adotando seu símbolo, o símbolo da Orquídea Vermelha. Com o passar do tempo, esse culto começou a acreditar que a Santa era uma manifestação do Serafim Vermelho, assim resultando em várias tentativas de invocar o mesmo onde, em poucos meses, converteram diversas pessoas para esse seu propósito.
Transtornados[]
Os Transtornados são uma espécie de grupo ocultista desorganizado, formado especificamente em sua maioria por pessoas que um dia fizeram um pacto com o Diabo, e que, após terem seus desejos realizados de forma extremamente distorcida, buscam desesperadamente esse sentimento de novo. Enlouquecidos e transtornados pelo Sangue, realizam diversas ações perversas e grotescas pra chamar atenção da Entidade mais uma vez.
Produção da TV Varminho[]
A Produção da TV Varminho é uma equipe que era originalmente responsável por produzir conteúdos de fachada para uma emissora de TV para ocultar operações militares secretas, sendo administrado pelo Diretor Geral do Projeto, Diego Granteros, buscando fazer a primeira conexão direta com algo ou alguém mais poderoso. Após um evento desconhecido que resultou na equipe e seus integrantes sendo transformados em criaturas paranormais, a emissora foi completamente tomada por Alheios, e com novas intenções e finalidades, os membros da produção utilizam de disfarces dos antigos operantes para manter a conduta de atividades de fachada, eliminando evidências de suas aparições em ambientes externos e buscando novas pessoas dignas de compreender os Sinais e contribuir para alcançar a "Passagem de Medo".
Indústrias Panacea[]
As Industrias Panacea são uma empresa multinacional de medicina que foi responsável pela pesquisa de um vírus paranormal, nomeado de I-413, que pudesse combater uma uma criatura milenar. Essa empresa também tentou utilizar outras manifestações para essa causa, como o Terminator, Leshen, Taurus, Mimic e T-66. Sua hierarquia é baseada em níveis que variam de D até A ("A" sendo a mais alta e "D" a mais baixa). Essa industria foi apresentada em Ordem Paranormal: Quarentena sendo uma empresa que os personagens entram para fazer um teste e ganhar um pouco de dinheiro, sendo assim capturados para serem usados como cobaias para o I-413.
Culto da Noite Eterna[]
O Culto da Noite Eterna é um grupo ocultista que teve sua única aparição na missão não-canônica Carga Mortal. Sendo formada por membros de alto prestígio capazes de contrabandear itens paranormais pelo mundo, eles cultuam os Deuses da Noite e, de tempos em tempos, se reúnem em luas cheias para realizar o ritual de mesmo nome do grupo, em busca de fazer um exército controlável de Morte para sua causa.
Tríade de Sangue[]
A Tríade de Sangue é um grupo conhecido por atacar agentes da Ordem da Realidade apresentada na missão não-canônica Semente da Discórdia. Eles já raptaram diversos agentes da Ordo Realitas para usá-los como componentes de rituais por, segundo aos seus membros, "pessoas expostas ao paranormal são componentes úteis". Eles tem como o símbolo do grupo três gotas vermelhas, representando as gotas de sangue daqueles dispostos a lutar pela causa.
Ancestral Investment Authority[]
A Ancestral Investment Authority, ou AIA abreviadamente, é um fundo de investimento internacional bem influente apresentada na missão Noite de Compras, possuindo um patrimônio de mais de um trilhão de dólares. Tendo uma boa parte dos mercados mundanos, o fundo atualmente está em busca de expandir seu mercado para o meio ocultista, fazendo vários experimentos com o paranormal na procura de utiliza-las para aumentar seus lucros ainda mais.
Referências[]
- ↑ A Ordem Paranormal - Episódio 1 (assistir no YouTube em 03m39s)
- ↑ Distorção dimensional na biosfera em O Segredo na Floresta - Episódio 14 (assistir no YouTube em 35m44s)
- ↑ Névoa e anomalias nas plantas em O Segredo na Floresta - Episódio 8 (assistir no YouTube em 3h59m32s)
- ↑ Anomalias nos animais em O Segredo na Floresta - Episódio 9 (assistir no YouTube em 1h55m41s) e em O Segredo na Floresta - Episódio 9 (assistir no YouTube em 15m11s)
- ↑ Distorção temporal em diferentes escalas em O Segredo na Floresta - Episódio 13 (assistir no YouTube em 3h26m41s) e em Desconjuração - Episódio 12 (assistir no YouTube em 1h55m08s)
- ↑ Twitch. Live "ansioso pra sábado - DIA DE PIRATARIA COM OS AMIGOS" de Cellbit em 13 de maio de 2021 (assistir na Twitch em 3601s)
- ↑ Twitch. Live "ansioso pra sábado - DIA DE PIRATARIA COM OS AMIGOS" de Cellbit em 13 de maio de 2021 (assistir na Twitch em 3693s)