Nada parece real. Nada é real. Ele é real. A criatura é real, e vocês vão todos morrer.
Mestre[1]
Prosopagnosia é o sétimo episódio de O Segredo na Ilha. Teve sua exibição em 6 de agosto de 2022.
Sinopse[]
Após um treino intensivo, Amelie, Bárbara, Milo, Olivier e Wanderley se preparam para desvendar o que se esconde no Terceiro Andar. E a resposta para tudo que acontece nessa ilha os lembra novamente que a verdadeira arte é só um reflexo dos sentimentos - ou a falta deles - de quem a contempla.
Sumário[]
Todo mundo vai morrer hoje. Esse é o sentimento que inunda e abala a mente de todos.
Wanderley decide treinar o grupo de jovens, numa tentativa de prepara-los para enfrentar o que quer que venha a acontecer no final do último dia deles. Wanderley explica tudo sobre a organização de agentes da Ordem, separando eles nas divisões de combatente, ocultista e especialista, então, após uma manhã de treinos, todos se dirigem para a cozinha para tomar o café da manhã. Enquanto discutem e a vontade de olhar os quadros fica cada vez mais forte, Milo resolve ver o quadro de sua família sozinho, tudo começa a derreter.
Milo está em sua casa, e vê no quarto de seu irmão o próprio Miguel, que celebra, dizendo que Milo finalmente tinha atendido ao chamado, a porta tinha sido aberta, possibilitando que os dois conversassem novamente. Miguel explica que Bartô tinha diversos problemas com alucinações, e que apesar de mais ninguém da ilha ver Milo, Bartô também insistia que ele era real. Os dois irmãos conversam e acabam numa conversa sobre porque Miguel cedeu seu lugar para Milo, Miguel diz que ele sempre esteve ali, e que achava que Milo também merecia uma chance de viver.
Eles se abraçam e após essa longa conversa, ele se juntam. Agora, Milo e Miguel são um só, os dois finalmente se reencontraram. Enquanto Milo explica toda essa situação para o restante do grupo, Wanderley percebe que Montel sumiu e está tentando subir para o terceiro andar, mas o grupo o impede, revelando que o Florence tinha visto sozinho o quadro da Noralma, que agora já está derretido. Todos vão até o piano e discutem quem vai ver o quadro da fechadura.
No meio desse diálogo, Olivier senta no piano e, tentando pensar em algo para fazer, ele olha o quadro. Tudo começa a derreter, ele sente um sentimento avassalador de solidão, enquanto se depara com três portas, B, E e F, nelas se é visto um caderno com uma rosa, um banquete cheio de pessoas, e uma pessoa pintando um quadro enquanto chora, respectivamente. O garoto escolhe a porta F, encontrando em sua frente agora as portas A, C e E.
O sentimento que o consome agora é o de quando ele mais se conectou com alguém, e isso aconteceu quando Amelie, enquanto os dois ainda eram crianças, falava de seus pesadelos, e Olivier comentava de como ele tinha medo. Nas portas, A se encontra um barril em cima de um barco antigo, C uma um piano, e E um livro trancado com um cadeado, ele escolhe a porta E e se sente consumido pelas trevas, pela escuridão e por uma ansiedade terrível, enquanto a porta A se abre ao seu lado. Agora ele sente a sensação do momento em que uma nova vida surgiu na vida de Olivier, que foi quando os irmãos ganharam dois cachorrinhos, que não muito depois foram devolvidos. Nas portas, A tem um mordomo orgulhoso olhando para direita, C uma flor nascendo do chão e G uma empregada olhando para a esquerda, ele escolhe a porta C e consegue passar por ela.
Agora ele lembra do sentimento de ter aprendido algo importante, coisa que aconteceu a não muito tempo com o treinamento de Wanderley. De frente com as portas, B se vê um trabalhador erguendo uma parede de uma mansão, em E se vê uma mulher com roupas de empregada ao lado de um pintor, junto com duas telas, e em F uma noiva de véu tocando piano. Ele vai na porta B, sentindo de novo aquela ansiedade de ter feito a escolha errada, vendo a porta E abrir.
As portas mudam mais uma vez, o sentimento agora é de ter ensinado algo importante, fazendo com que o garoto se lembre de ensinar boas maneiras para Amelie em um evento quando eles eram menores. em C, uma mulher com uma tela ao seu lado, em frente de um monte de pessoas também com telas, em E, um homem elegante, segurando uma faca com sangue, e em G um homem com roupas de pedreiro, escrevendo uma carta sentado em um banco. Ele abre a G, sendo consumido pelas trevas, vendo a porta C se abrir. O sentimento de frustação e impotência domina o Florence, agora nas portas, B tem um pintor lendo uma carta, em E uma criança em frente a uma escada, mas a porta de acesso a ela está trancada, e em G um mordomo fazendo um jantar. Escolhendo E, ele é banhado por uma euforia incrível, passando pela porta certa.
Agora, a sensação de ter contado uma mentira. Nas portas, em A uma noiva indo em direção ao altar, em D um velho faroleiro recebendo um homem elegante e em G um grupo de crianças conversando, enquanto uma escreve em um diário e a mais alta fala para o grupo, escolhendo a porta G Olivier finalmente passa para o ultimo conjunto de portas, sentindo a sensação de descobrir um segredo importante. Na porta A, um homem velho de cadeira de rodas ensinando uma criança a pintar um quadro, B mulher olhando para o horizonte em um penhasco e C um casal vendo um quadro deles mesmos. O garoto escolhe a porta A e sente possivelmente um dos melhores sentimentos de euforia, saindo do transe e voltando ao cenário do piano e seus amigos.
Ao sair e tocar todas as notas de cada porta que ele passou, F A C E C E G A, ele sente algo destrancando dentro do piano, um mecanismo que libera uma chave. O grupo resolve ir para o terceiro andar enquanto começam a questionar Montel, que conta como viu a criatura saindo do quadro para matar Bartô, mas logo após contar, ele sai correndo. Enquanto está correndo e todos os outros estão atrás dele, algo estava esperando na porta da mansão.
Um corpo que não deveria estar vivo, o corpo de Lívia, transformado em um Zumbi de Sangue, que sai correndo na direção de Montel enquanto toma diversos tiros. Lívia, agora transformada, quase mata Montel, porém tiros certeiros neutralizam a criatura rapidamente, que termina de ser degolada, deixando Montel inconsciente no chão, fazendo com que Amelie e Wanderley corram para salvar ele. No corpo inconsciente, mas vivo, de Montel, eles encontram a chave do ateliê da mansão e um bilhete, que dizia que ele faria o trabalho por si próprio, e para repetir que todos vão morrer hoje, que a criatura vai aparecer quando o sino tocar.
Agora com a chave do ateliê e Montel inconsciente, eles resolvem finalmente explorar o terceiro andar, indo primeiro para o grande banheiro, que claramente não era aberto a pelo menos 30 anos, e depois para um grande e luxuoso quarto, que teoricamente segundo a planta seria de visitas, mas era ocupado por alguém que usava uma cadeira de rodas. Em um balcão desse quarto, uma carta falava como Constantino já não se sentia ele mesmo e como estava viciado na tinta e na sensação de ver os quadros, procurando um pouco mais, Amelie encontra uma mala em baixo da grande cama, e ao abrir, eles vêm um Arcabuz, arma extremamente antiga, mas totalmente modificada pelo paranormal, junto de uma carta sobre um grupo de caçadores paranormais.
A carta deixa claro que a arma é extremamente útil e poderia ajudar, mas que traria consigo uma maldição. Wanderley sem pensar muito pega a arma, logo em seguida seguindo para o ateliê, um lugar completamente destruído, que leva a atenção do grupo para uma cadeira de rodas que possui um suporte de gotejamento intravenoso, e um quadro ao lado. Esse quadro parece diferente, ele parece ter todas as respostas que eles estão procurando e, ao olhar para o quadro, todos eles experienciam a mesma visão, todos são um só, essa é a verdadeira arte. 5 crianças, todas sem rosto, caminham por um corredor cheio de quadros, algumas ficam mais a frente e tentam bisbilhotar dentro do ateliê. Uma criança se esbarra em outra, e faz com que seu braço caia dentro de um balde de tinta, essa tinta arde e queima o braço da criança, mas todas saem correndo ao ver dentro do ateliê um homem de cadeira de rodas, todas menos uma, que não correu não por não conseguir, ou por não sentir nada, mas porque, pela primeira vez, essa criança sentiu alguma coisa, a sensação de olhar um quadro sozinha.
É meio da madrugada, estamos na visão de Cavalcante. Ele está fraco e enjoado, depois de terminar de escrever em seu diário, ele fecha sua maleta com o código que só ele sabe como funciona, e começa a escutar algo no corredor. É tarde, quem estaria andando pela mansão essa hora? O avaliador de arte, vendo um quadro, dizendo que precisa subir para o terceiro andar, já que tinha perdido algo importante e precisava recuperar lá. É arriscado, mas eles resolvem subir, vai que pegar algo lá em cima que seja útil para a investigação? Não demora muito para começar a perceber que leva-lo até lá em cima foi um erro, com o estomago revirado e a cabeça pesando, Cavalcante se escora na parede, algo está acontecendo, alguém está chegando.
Naquela noite tantos anos atrás, só uma criança via um quadro e o pintor, ela estava em o de abstinência, abstinência pelo sentimento, pelos sentidos, ela precisava sentir algo daquela forma, ela precisava pintar, precisava fazer a verdadeira arte, mas depois de tantos anos, a noite finalmente chegou, a noite em que Cavalcante se encontra quase morrendo no terceiro andar na mansão, encontrando atrás dele os olhos de Barnabé, uma criança que viveu sem emoções, que só queria saber da verdadeira arte. Barnabé injeta algo no agente, e tudo começa a derreter, revelando no quadro uma assinatura: Barnabé.
Então eles começam a correr para a mala do Cavalcante antes de ir para o vilarejo, abrindo a maleta com o código que viram na visão, quando abrem, encontram frascos de um líquido marrom, um diário e um scanner de medição de membrana. No diário, Cavalcante narra toda a história e o percurso de sua investigação, até o momento em que saiu do quarto naquela fatídica madrugada. Saindo desse quarto, eles veem o quadro do Constantino, que agora já se encontra todo derretido, revelando uma nova face, a face mais velha do pintor. Eles estão finalmente achando explicações plausíveis para todos os segredos dessa ilha, porém eles tem que se apressar, e ao sair correndo no meio da floresta, eles escutam tiros, encontrando Otávio fugindo do Zumbi de Sangue de Bartô.
Eles começam a lutar contra ele, Bárbara parte para o combate corpo a corpo, recebendo um ataque que derrete parcialmente as laterais de seu rosto com a tinta. O combate acaba com Milo finalizando seu pai, fazendo com que eles saiam correndo para a casa de Barnabé, procurando no quarto dele por qualquer coisa, até acharem uma ficha médica, onde constava que o mercador possuía dois distúrbios: sociopatia e prosopagnosia. O primeiro é um transtorno de personalidade que leva a desconsideração dos sentimentos dos outros, já o segundo é uma condição rara, também conhecida como cegueira facial, que se caracteriza pela incapacidade de reconhecer rostos.
Enquanto isso, Amelie, no quarto de Amora, encontra um alçapão que leva a um velho porão com diversos desenhos da estátua encontrada na frente da caverna na floresta, alguns desses desenhos feitos por Amora, outros pelo próprio Barnabé. Logo depois eles vão para a casa de Návia, matando rapidamente o Zumbi do Cavalcante, e logo explicando a situação para a médica e para Evandro, que acorda brevemente, contando que deu sim para Barnabé a chave do barco, todos eles se dirigem para a igreja. Chegando lá, Barnabé não os deixa entrar, começando então uma batalha de influencia entre os habitantes.
Todo mundo tem um segredo, e é isso que eles precisam usar ao seu favor para poder abrir a passagem, porém quando eles finalmente conseguem adentrar a igreja que estava barricada, Barnabé revela um quadro.
Todos estão sentindo a mesma coisa, todos são um só, todos estão contemplando a verdadeira arte. Eles sentem a mesma coisa: vazio, pavor, arrependimento e medo, sentimentos horríveis inundam as sensações de todos ali e um ser encapuzado, com o vazio em seu rosto e uma postura curvada sai do quadro. O sino está chegando, todos vão morrer.
Evidências e informações[]
- Artigo principal: Documentos
Evidência | Descrição |
---|---|
Quadro dos Castello completamente derretido.[2] | |
Quadro da Noiva Fantasma completamente derretido.[3] | |
Quadro da Fechadura completamente derretido. Foi encontrado junto a chave da mala de couro da Família Moretti.[4] | |
Bilhete de Barnabé Aleno para Montel Florence. Foi encontrado junto a chave do ateliê localizado nos bolsos de Montel.[5] | |
Seringa vazia ao lado de uma poça de sangue. Foi encontrada no chão do corredor do 3º andar da Mansão dos Moretti.[6] | |
Carta de Constantino Moretti. Foi encontrada em cima da mesa com espelho quebrado, localizada no quarto de visitantes do 3º andar da Mansão dos Moretti.[7] | |
Arcabuz dos Moretti - "Consolata" - amaldiçoada de Ângelo Amadeu Moretti. Foi encontrada dentro da mala de couro localizada no quarto de visitantes do 3º andar da Mansão dos Moretti.[8] | |
Pergaminho de Ângelo Amadeu Moretti. Foi encontrado dentro da mala de couro localizada no quarto de visitantes do 3º andar da Mansão dos Moretti.[8] | |
Quadro do Espelho. Foi encontrado no ateliê de pintura no 3º andar da Mansão dos Moretti.[9] | |
Quadro do Espelho completamente derretido.[10] | |
Frascos de um líquido escuro. Foram encontrados dentro da mala de Cavalcante Bueno, após ser inserido a senha "266← 413→ 313↓".[11] | |
Medidor de Estabilidade de Membrana. Foi encontrado dentro da mala de Cavalcante Bueno.[11] | |
Primeira e segunda página do diário de Cavalcante Bueno.[12] | |
Terceira e quarta página do diário de Cavalcante Bueno.[13] | |
Quinta e sexta página do diário de Cavalcante Bueno.[14] | |
Sétima e oitava página do diário de Cavalcante Bueno.[15] | |
Nona e décima página do diário de Cavalcante Bueno.[16] | |
Décima primeira e décima segunda página do diário de Cavalcante Bueno.[17] | |
Décima terceira e décima quarta página do diário de Cavalcante Bueno.[18] | |
Décima quinta e décima sexta página do diário de Cavalcante Bueno.[19] | |
Décima sétima e décima oitava página do diário de Cavalcante Bueno.[20] | |
Décima Nona página do diário de Cavalcante Bueno.[21] | |
Quadro de Constantino Moretti completamente derretido, revelando sua face velha.[22] | |
Laudo Neuropsicológico de Barnabé Aleno feito pelo doutor Genaro Trevo no dia 25 de julho de 1999. Foi encontrado na gaveta do quarto de Barnabé por Wanderley Nascimento de Jesus Maria.[23] | |
Caverna subterrânea. Localizada abaixo do quarto de Amora Aleno conectada por um alçapão, onde se encontra diversos desenhos antigos e novos do Amigo Imaginário de Amora, latas de tintas misturadas com o líquido amarronzado e um cavalete de madeira sem quadro.[24] | |
Quadro do Amigo Imaginário.[25] |
Elenco do episódio[]
- Cellbit - Mestre
- Cinemagrath - Milo Castello/Miguel Castello
- Beamom - Amelie Florence
- Gabi Cattuzzo - Bárbara Lima
- Rakin - Wanderley Nascimento
- Goularte - Olivier Florence
Galeria[]
Referências[]
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 5h19m19s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h05m50s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h13m19s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 1h52m37s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 2h21m36s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 2h29m50s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 2h35m20s)
- ↑ 8,0 8,1 O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 2h42m09s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h02m08s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h13m48s)
- ↑ 11,0 11,1 O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h16m56s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h19m34s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h20m12s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h20m52s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h21m48s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h22m32s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h23m20s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h24m16s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h25m13s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h25m52s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h26m45s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 3h27m54s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 4h21m11s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 4h25m56s)
- ↑ O Segredo na Ilha - Episódio 7 (assistir no YouTube em 5h15m26s)