Ordem Paranormal Wiki
Ordem Paranormal Wiki
Advertisement
Ordem Paranormal Wiki

Eu não protegi a única pessoa que precisava de mim.

Penhasco é o quinto episódio de O Segredo na Ilha. Teve sua exibição em 23 de julho de 2022.

Sinopse[]

O sino está cada vez mais alto. Amelie, Bárbara, Milo, Olivier e Wanderley se juntam para descobrir mais sobre os mistérios que rondam a Mansão dos Moretti. Porém, animais paranormais, um quadro revelador e muito sangue derramado os farão questionar suas próprias emoções e o que fazer a partir de agora.

Sumário[]

Olivier desperta no meio da mansão. Ao sair, vê a silhueta do farol de longe. O garoto tenta chegar até lá, mas não consegue. Ele tenta ir até o quarto de Wanderley; porém, ao passar pela grande pintura de Constantino, escuta a pintura sussurrando para ele. Olivier coloca o ouvido no quadro e escuta sons de pinceladas vindas de trás do objeto. O quadro se encontra em uma forma meio líquida, semelhante à descrita nos pesadelos do episódio anterior. O Florence toca o quadro e decide entrar, acordando de seu pesadelo.

Enquanto isso, Milo acorda na casa de Bárbara sozinho. Ao sair de lá e ir até a mansão, vê diversos vultos nas janelas. Ele entra na residência e nota que o nível da água começa a subir, inundando o local. O garoto corre, tentando subir as escadas, e vai até o quarto de Wanderley. Milo ouve o choro de um homem por trás da estante. Ao abrí-la como uma porta, Milo desperta de seu pesadelo.

Wanderley acorda na mansão. Ele arruma suas coisas, que tinham sido reviradas pelos quatro jovens no dia anterior, e vai ao banheiro. O homem escuta Olivier e Amelie acordando. Eles conversam um pouco e, logo que Wanderley sai do banheiro, Amelie decide tomar um banho.

Milo e Bárbara acordam. Bárbara entrega seu diário para Milo e faz mais uma tentativa de conversar com sua mãe. No entanto, a conversa acaba com uma briga. Milo intervém, impedindo um tapa de Lívia em Bárbara, e tenta conversar com Lívia em particular. Bárbara pede para ver o diário de sua mãe, dizendo que ela não podia ficar escondendo as coisas de si. Lívia diz que não sabia onde estava a chave, mas que devia estar em algum lugar da mansão. Milo lê as anotações de Bárbara enquanto os dois jovens caminham para a mansão.

Na mansão dos Moretti, todos se arrumam e vão para a cozinha tomar café da manhã. Bárbara e Milo chegam nesse momento. Eles têm pouco tempo para conversar, já que Evandro aparece subitamente e prende Montel, acusando-o ao mencionar que existiem evidencias de digitais do patriarca Florence na pintura que o apontavam como suspeito. Todos tentam discutir com os policiais, mas não conseguem. Angelina alega que Montel possui um atestado, provando que ele tem uma condição que o impossibilita de pintar e desenhar. Eles correm para pegar o atestado e, assim que encontram, correm em direção ao vilarejo para mostra-lo à Návia; buscando provar que Montel não poderia ter desenhado o quadro. Todavia, no meio do caminho, um javali aparece.

Mas dessa vez, parece diferente. O javali é monstruoso, quase um cadáver pútrido, que de alguma forma ainda está vivo. Suas costelas são aparentes e a carne é podre, como um zumbi. Todos saem desesperados, mas estão muito longe da vila e precisam lutar; então procuram por armas improvisadas enquanto Wanderley saca um revólver, conseguindo matar o javali depois de alguns tiros. Eles resolvem queimar os restos e saem correndo para o vilarejo, onde vêem corpos de alguns animais semelhantes ao javali — que foram mortos pelos policiais da ilha.

Todos, menos Wanderley, entram na delegacia para barricar o local, ao que ele e os policiais ficam na parte de fora para lutar contra os monstros. O grupo corre para a igreja. Com a ajuda de Vagner Freitas, matam os outros zumbis que tinham corrido até lá. Um dos Cachorros Infectados corre até a sala trancada e, após matar o monstro, todos se questionam do porquê de não abrirem a porta para saber o que há na sala, descobrindo assim o que atraía insanamente os monstros. Ao abrir a sala, observam um local que parece ter sido completamente queimado, havendo apenas um quadro escorado na parede — quadro esse que gera uma sensação esquisita; enchia o grupo de vontade de olhá-lo sozinho. Wanderley é o mais afetado e, depois de uma conversa, consegue convencer os outros a deixá-lo ver o quadro sozinho.

Bárbara e Milo, juntos de Evandro e Otávio, vão seguindo o rastro de sangue. O rastro leva até o farol, que está cheio de corpos mortos de criaturas mordidas. Ao subir, eles não encontram ninguém e tentam evitar o quadro. Depois de quase não conseguirem, saem e seguem o rastro que os conduz para a mansão.

Wanderley vê o quadro. Ele se sente livre de si próprio, querendo esquecer o maior arrependimento que possui. Quer se livrar da memória de quando tentou salvar sua irmã da picada de uma cobra venenosa, embora tenha sido uma tentativa infrutífera. Wanderley escuta alguém o chamando. E é neste momento em que percebe que sua mão já não é mais sua mão.

Ele está nos jardins da mansão. Alguém o chama e o Wanderley vai até o penhasco: há uma figura o esperando, exalando decepção e arrependimento. É uma silhueta de um homem derretido com roupas simples, que tenta dizer que a ama; que ama Noralma. Ele puxa Wanderley, vivenciando as memórias de Noralma Moretti em seu corpo, para ver seus olhos, fazendo-a ver o abismo. Ela luta contra, até jogar o homem do penhasco. Contudo, no mesmo instante, eles trocam de lugar. Wanderley, como Noralma, se sente caindo do penhasco junto as letras de um nome familiar. De Tobias F. Conclior, o nome do rapaz apaixonado por Noralma Moretti, se forma Francisco Oblito.

Wanderley sai do transe com o braço queimado, ganhando seu primeiro poder paranormal. Em seguida, vão até a praça; mas o aglomerado de pessoas se faz presente e o grupo descobre que Amora saiu novamente com seu amigo. Ela deixou um desenho; dizendo que deveria ir até ele logo e, se não fosse ela, ele levaria outro.

Bárbara e Milo, junto aos policiais, encontram na mansão Dona Lívia e, ao seu lado, Celestino, que não parece mais um ser humano. Bestial, o faroleiro pula e ataca Lívia. Eles começam a lutar, e de repente Evandro começa a se sentir mal, caindo no chão vomitando sangue e logo em seguida desmaiando. No meio do combate, Celestino arranca o pescoço de Lívia com suas garras, enquanto Milo e Otávio continuam a atirar no Celestino. Até que Bárbara, com a peixeira que pegou do Castello, mata Celestino e o esfaqueia diversas vezes na escada.

Na praia, próximo ao local de morte de Cavalcante, Wanderley, Olivier, Amelie, Barnabé e Adrian procuram o paradeiro de Amora. Eles acabam parando numa caverna, onde há uma estátua velha idêntica ao amigo imaginário de Amora. Embora tentem, os destroços os impedem de entrar na caverna, mas notam que as pegadas de criança próximas à estátua parecem ser antigas.

Eles resolvem se separar: um grupo vai para a mansão e o outro para o vilarejo. Na mansão, Wanderley revela que Cavalcante tinha se disfarçado de turista onde Wanderley trabalhava como guia, devido as lendas urbanas do local. Cavalcante confrontou, sozinho, o monstro que habitava o lago da região turística. Ao contar a história, Wanderley revela um rifle, montado de partes feitas para parecerem materiais de construção. Ele também entrega um número para Amelie e menciona que, se saírem da ilha e algo acontecer consigo, era para ligar para o número no papel e falarem com a Ordem.

Olivier, Barnabé e Adrian estão voltando para o vilarejo e encontram Amora, que alega ter ficado em casa como seu pai havia dito. Ao fim, seguem até o tumulto que ocorre na delegacia. Vêem uma cena aterrorizante, semelhante à morte horrenda de Cavalcante: sem o rosto, está o corpo sem vida de Bartô Castello.

Ao lado, há um quadro retratando a exata cena; porém, com a presença de uma criatura atrás do corpo falecido.

Evidências e informações[]

Artigo principal: Documentos
Evidência Descrição
Sem ilustração
Digitais de Montel Florence. Foram encontradas no quadro de Cavalcante Bueno.[2]
Primeira página diário da Bárbara
Primeira página do diário de Bárbara Lima.[3]
Segunda página Diário da Bárbara
Segunda página do diário de Bárbara Lima.[3]
Terceira página Diário da Bárbara
Terceira página do diário de Bárbara Lima.[3]
Quarta página Diário da Bárbara
Quarta página do diário de Bárbara Lima.[3]
Quinta página Diário da Bárbara
Quinta página do diário de Bárbara Lima.[3]
Sexta página Diário da Bárbara
Sexta página do diário de Bárbara Lima.[3]
Sétima página Diário da Bárbara
Sétima página do diário de Bárbara Lima.[3]
Oitava página Diário da Bárbara
Oitava página do diário de Bárbara Lima.[3]
Nona página Diário da Bárbara
Nona página do diário de Bárbara Lima.[3]
Décima página Diário da Bárbara
Décima página rasgada do diário de Bárbara Lima.[3]
Décima Primeira página Diário da Bárbara
Décima primeira página do diário de Bárbara Lima.[3]
Tomografia do Montel
Exame médico sobre a Apraxia Construcional de Montel Florence. Foi encontrado em meio às malas de Angelina Florence por Bárbara Lima.[4]
Bilhete Constantino para Tobias
Bilhete parcialmente queimado de Constantino Moretti para Tobias F. Conclior. Foi encontrado no quarto queimado trancafiado nos fundos da Igreja de Tipora.[5]
Quadro do penhasco
Quadro do Penhasco. Foi encontrado no quarto queimado trancafiado nos fundos da Igreja de Tipora.[6]
Anagrama letras rasgadas
Papel de letras rasgadas utilizadas para resolver o anagrama de "Tobias F. Conclior". Foi encontrado na alucinação de Wanderley Nascimento de Jesus Maria.[7]
Quadro do penhasco derretido
Quadro do Penhasco completamente derretido.[8]
Desenho amigo imaginário 2
Desenho do Amigo Imaginário feito por Amora Aleno.[9]
Desenho amigo imaginário 3
Desenho do Amigo Imaginário feito por Amora Aleno, com uma mensagem escrita por Barnabé Aleno.[9]
Estátua da Caverna de Tipora
Estátua antiga de uma pessoa encapuzada. Foi encontrada na entrada da caverna em meio as vegetações próximas da praia de Tipora.[10]
Quadro Bartô
Quadro de Bartô Castello, retratando sua morte e o Amigo Imaginário, pintado por Barnabé Aleno. Foi encontrado na cela de Bartô.[11]


Elenco do episódio[]

Curiosidades[]

  • Esse foi o primeiro episódio da temporada que foi interrompido antes do fim do dia.
  • Esse é o segundo episódio da série Ordem Paranormal cujo título foi alterado após sua transmissão. Originalmente, o episódio foi intitulado "Exórdio", porém, após alguns dias, ele foi substituído para "Penhasco" para manter a tradição de todos os episódios começarem com a letra P.

Referências[]

  1. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 04h25m22s)
  2. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 48m11s)
  3. 3,00 3,01 3,02 3,03 3,04 3,05 3,06 3,07 3,08 3,09 3,10 O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 00h33m14s)
  4. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 01h07m30s)
  5. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 02h42m52s)
  6. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 02h38m51s)
  7. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 03h20m33s)
  8. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h24m54s)
  9. 9,0 9,1 O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 03h38m18s)
  10. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 04h12m02s)
  11. O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 04h41m53s)
Advertisement