Ordem Paranormal Wiki
Ordem Paranormal Wiki
Advertisement
Ordem Paranormal Wiki
Para o local, veja Tipora.

A verdadeira arte é só um reflexo dos sentimentos de quem a contempla.

Mestre[1]

Tipora é o primeiro episódio de O Segredo na Ilha, a quinta temporada da série Ordem Paranormal. Teve sua exibição em 25 de junho de 2022.

Sinopse[]

A ilha de Tipora recebe uma família liderada pelo pai, um avaliador de artes que segue em direção à mansão de um famoso pintor que desapareceu há muito tempo atrás sem deixar rastros. Vários segredos e mistérios esperam essa família dentro da mansão que permaneceu fechada por tantos anos.

Sumário[]

O paranormal não vem pra nossa realidade. O paranormal não existe. Histórias sobrenaturais são só invenção, lendas, historinhas de filmes, jogos, livros... O mundo tem uma base de regras lógica, e tudo que é bizarro pode ser eventualmente explicado cientificamente. Ou pelo menos, isso é o que nossos protagonistas acreditavam até hoje. Eles viveram as vidas deles na Realidade. Nasceram, cresceram, estudaram, trabalharam, aproveitaram as suas vidas completamente normais. Mas essa não é uma história normal. Essa é uma história de segredos.

E todo mundo tem um segredo.[2]

Em um barco, Olivier Florence acorda ao escutar o som de alguma coisa caindo em cima de onde ele estava dormindo e, não muito depois, uma pessoa desce as escadas para o chamar. Essa pessoa é Adrian, o dono do barco, que veio chamar Olivier por estar com um problema por conta da irmã do garoto, Amelie Florence, que acabou por se enrolar em algumas cordas. Adrian comenta que algo travou a turbina do motor e que por isso pediu a ajuda de Amelie, mas a garota acabou se enrolando em algumas cordas quando foi pega-las. Olivier ajuda Amelie e a mesma consegue se desenrolar, mas não antes de xingar seu irmão por tentar ajuda-la.

Adrian chama os dois para resolver o problema da turbina, então os três se dividem e com Olivier ativando a turbina e Amelie segurando o timão enquanto Adrian tira um pedaço de metal da turbina, eles conseguem finalmente continuar a jornada. Adrian mostra o metal que estava prendendo o barco, e Amelie o pega para analisar, percebendo que tem algo desenhado nele e que ele é extremamente velho e enferrujado. Os irmãos escutam uma movimentação vindo da parte de baixo, logo percebendo que são seus pais, Angelina e Montel Florence, que perguntam o que está acontecendo, Adrian explica a situação e fala que já estão quase chegando, é nesse momento que todos conseguem avistar a imponente ilha com uma grande torre de farol.

Na ilha, em uma cabana, Milo Castello acorda de um pesadelo. Após tomar alguns minutos para se recuperar, Milo sai de seu quarto e vai para a sala, encontrando seu pai, Bartô Castello. Depois de conversarem, Bartô sai de barco para pescar e Milo fica sozinho em casa, decidindo então ir ao vilarejo a pedido de seu pai. O garoto atravessa a floresta e chega ao vilarejo de Tipora, indo ao encontro de Barnabé, que é o mercador responsável na ilha. No caminho do mercado, Barnabé conta sobre os franceses que logo chegariam na ilha, Milo pega os peixes e vai para as docas.

Em outro lugar da ilha, Bárbara Lima acorda. A garota sai de seu quarto e se arruma, dando uma leve arrumada em sua casa e na horta, devido ao aviso de Adrian de que precisaria de ajuda para levar as bagagens.

A família Florence então chega na ilha, já incomodados pela falta de tecnologia. Cavalcante Bueno, um corretor de imóveis da Imobiliária Fachada, se apresenta, mesmo tendo vindo com eles no mesmo barco, dizendo que existe pouca energia elétrica também. O barqueiro pede para que alguém levasse um pacote ao Farol, e, após uma discussão, ambos os irmãos se dirigem ao farol para que deixassem o pacote, que continha uma marmita, no quarto do faroleiro, que estava dormindo. No processo, eles decidem olhar um pouco ao redor e Amelie vê uma pintura de um farol, seu irmão então decide ver de perto mas acaba acordando Celestino, que começa a gritar e correr em direção a Olivier e se joga encima do mesmo. Celestino, enquanto agarrado a Olivier, murmura sobre escutar um chamado e sobre um segredo que deve ser mantido, logo Adrian, seu sobrinho, chega para acalmar o tio.

Bárbara e Milo chegam de direções opostas da floresta e se encontram com os Florence junto de Cavalcante. Após uma breve conversa e apresentação, os moradores da ilha ajudam levando as malas da família recém chegada para a mansão via floresta. Enquanto todos caminham, Olivier escuta um barulho de algo por perto, e então, um Javali aparece atropelando Cavalcante, que tem sua perna machucada. Eles lutam contra o javali usando galhos e conseguem afastar o animal depois de um tempo.

Angelina faz um curativo na perna de Cavalcante e eles continuam em direção a mansão. O resto do caminho segue tranquilamente, sem mais problemas, e eventualmente eles chegam ao destino, mas a porta de entrada estava trancada. Enquanto os Florence tentam entrar, Bárbara e Milo vão para a casa de Bárbara e pegam uma chave da mansão que Lívia Lima, mãe da garota, esconde em sua casa. Depois disso eles finalmente abrem a porta da mansão e conseguem entrar. Bárbara e Milo são convidados por Angelina para um jantar em família, como agradecimento pela ajuda.

Ao entrarem na mansão, eles se deparam com um ambiente velho, mas muito elegante e chique, por mais que os móveis estejam todos empoeirados e antigos. Eles se acomodam na casa enquanto Montel fica analisando os quadros. Os 4 jovens então se organizam e se separam em duplas, Bárbara e Amelie ficam na casa, enquanto Milo e Olivier vão para a vila buscar os mantimentos para o jantar. Enquanto andam pela casa investigando os quartos, as meninas encontram um quadro estranho, que se assemelha a uma pessoa coberta em um véu e passa um sentimento forte e aterrorizador. Procurando por qualquer coisa nos quartos, elas encontram um jornal chamado "Gazeta de Limeira" sobre exposições do pintor a mais de 50 anos. Amelie encontra um bilhete que era uma espécie de convite para uma pessoa encontrar outra nos jardins da mansão.

Os meninos, indo a caminho da vila, conversam sobre a ilha e sobre o mundo fora dela, até chegarem no mercado onde fazem o pedido para a família Florence, porém enquanto estão esperando, a filha do mercador, Amora, aparece junto de Ian chorando porque duas pessoas teriam acabado de roubar Bisteca, o gato da ilha.

Bárbara e Amelie continuam investigando a casa e encontram na gaveta de um dos quartos quatro cartas, envolvendo um tal segredo escrito pelo faroleiro, além de uma carta de Zélia Castello falando sobre um suposto filho. Procurando mais, elas encontram uma lista de herança junto de um retrato. Em outro quarto foi encontrada uma lista de funcionários da casa e mais alguns bilhetes falando que Constantino estava adoecendo e tendo surtos.

Na vila, Milo e Olivier vão em busca do Bisteca e encontram Pedrinho e Vitinho, os autodenominados donos da ilha, maltratando o gato. Milo confronta os dois, e após Pedrinho falar sobre o irmão de Milo, Milo soca a cara de Pedrinho. Vitinho joga o Bisteca para o alto, que se agarra em uma árvore, e os irmãos fogem. Milo então escala a árvore e consegue salvar o gato em segurança. Pouco depois, Evandro, o delegado, aparece junto de Barnabé para ver o que aconteceu, Evandro fica bravo com a situação, pois considera que é apenas um problema de crianças. Os jovens então resolvem a situação pegando as coisas que precisavam, de graça, como agradecimento e presente de boas vindas aos Florence.

Na mansão, Bárbara e Amelie continuam a investigar, agora no escritório, encontrando um telegrama para Noralma, esposa de Constantino, um mapa cheio de informações, como o histórico da família Moretti, um bilhete sobre o espirito da Noralma estar assombrando a casa, e seu atestado de óbito.

Milo e Olivier voltam para a casa e entregam a comida, indo então ao encontro das garotas. Eles conversam sobre o que elas encontraram e decidem ir até quadro estranho, enquanto Amelie teoriza que a pessoa no quadro seria Noralma. Ao observar mais atentamente o quadro, Milo encontra uma fechadura na moldura, porém a chave que eles tinham não encaixava, então eles procuram qual seria a fechadura que a chave que eles tinham em mãos abriria, chegando na biblioteca da casa.

Lá eles encontram uma história de terror sobre o pintor que habitava a ilha ser um assassino que matou a própria esposa, eles também encontram um bilhete sobre como aquele quadro era aterrorizador, e ao falar sobre o quadro, Olivier vê um vulto atrás de Milo, fazendo com que eles comecem a suspeitar que algo estranho está acontecendo. Os quatro então resolvem que alguém deveria ir ver o quadro sozinho, seguindo informações ditas no jornal encontrado mais cedo, Amelie resolve ser quem iria sozinha.

Mesmo com medo, a jovem vai ao encontro do quadro e sente como se ele estivesse a chamando. Ela observa o quadro e sente como se ele a observasse de volta, então, estranhamente e sem perceber, a garota começa a chorar incontrolavelmente. Ela conseguiu entender a pintura e agora não consegue olhar pra mais nada, tudo é apenas a pintura, Amelie sente um vazio indescritível, e, desse vazio, começa a surgir a Noiva, em uma forma derretida, que chora e conversa com Amelie como se ela fosse culpada do que aconteceu. A figura encosta em Amelie, que entra em choque e começa a enlouquecer. Ao ouvir os gritos, todos vão em direção da garota. Eles a encontram convulsionando no chão, falando sobre Noralma. Todos tentam acalma-la e depois de esforços conjuntos seu irmão, Olivier, consegue. Todos conversam ainda em choque na frente do quadro e decidem tampa-lo com um lençol.

Angelina chama o grupo para jantar, e todos descem em direção a cozinha. Eles comem e conversam, perguntando para Montel informações sobre Constantino. O pai, que expressa orgulho por seus filhos supostamente se mostrarem interessados no pintor, responde todas as perguntas feitas. Após todos saírem da mesa, os quatro jovens conversam sobre como lidar com o quadro, sobre o pintor e sobre o pai de Amelie e Olivier. Como estava tarde, Olivier prepara seu quarto para dormir junto de Amelie, e então eles se despedem. Bárbara vai para sua casa e prepara um lugar para Milo dormir, já que o mesmo não queria voltar para casa no escuro e ficar sozinho, visto que seu pai estava longe do lar. Assim, todos dormem.

No meio da noite, na mansão, os irmãos Florence acordam, escutando passos no andar acima, o terceiro andar, porém eles resolvem ignorar e voltam a dormir.

Evidências e informações[]

Artigo principal: Documentos
Evidência Descrição
Sem ilustração
Pedaço de metal enferrujado. Foi encontrado preso na turbina do barco de Adrian Vurtoren.[3]
Cartão do Cavalcante Bueno
Cartão de contato da Imobiliária Fachada falsificado de Cavalcante Bueno. Foi entregue para Olivier Florence.[4]
Quadro do Farol
Quadro do Farol com a pintura danificada, visto por Amelie e Olivier Florence.[5]
Arte do Constantino Moretti
Quadro de Constantino Moretti. Localizado em frente a porta do hall de entrada da Mansão dos Moretti.[6]
Quadro da Noiva Fantasma
Quadro da Noiva Fantasma. Foi encontrado no corredor do 2º andar da Mansão dos Moretti.[7]
Jornal Gazeta de Limeira
Recorte do jornal "Gazeta de Limeira". Foi encontrado no quarto de Amelie Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[8]
Bilhete da mansão
Bilhete de Leila Lima para Emério Cunha. Foi encontrado no quarto de Amelie Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[9]
Bilhete mansão 3
Bilhete de Tobias F. Conclior para Noralma Moretti. Foi encontrado no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[10]
Carta de Rayssa Gama
Carta de Rayssa Gama para Noralma Moretti. Foi encontrado no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[10]
Bilhete Vuurtoren
Bilhete de "Vurtoren" para Constantino Moretti. Foi encontrado no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[10]
Carta de Zélia Castello
Carta de Zélia Castello para Constantino Moretti. Foi encontrada no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[10]
Bilhete mansão 1
Bilhete de Emério Cunha para Leila Lima. Foi encontrado no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[11]
Foto de Constantino e Noralma Moretti
Foto de Constantino Moretti e Noralma Moretti. Foi encontrada no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[12]
Ficha de inventário
Lista de inventário do herdeiro, para Constantino Moretti. Foi encontrada no quarto de Olivier Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[12]
Listagem de funcionários
Ficha de funcionários da construção da mansão. Foi encontrada no quarto de Angelina Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[13]
Bilhete mansão 2
Bilhete de Emério Cunha para Leila Lima. Foi encontrado no quarto de Angelina Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[14]
Documento da Mansão
Bilhete de Leila Lima para Emério Cunha. Foi encontrado no quarto de Angelina Florence no 2º andar da Mansão dos Moretti.[14]
Desenho do bisteca
Desenho do Bisteca feito por Amora Aleno.[15]
Telegrama para Noralma
Telegrama de Eloi Abreu para Noralma Moretti. Foi encontrado na gaveta do escritório no 1º andar da Mansão dos Moretti.[16]
Histórico da família Moretti
Documentos antigos da investigação à Família Moretti. Foi encontrado no escritório no 1º andar da Mansão dos Moretti.[17]
Bilhete mansão 5 sujo
Bilhete de Emério Cunha sujo com craca. Foi encontrada no escritório no 1º andar da Mansão dos Moretti.[18]
Bilhete mansão 5 limpo
Bilhete de Emério Cunha completamente legível após remoção de craca.[19]
Certidão de Óbito de Noralma
Certidão de Óbito de Noralma Moretti. Foi encontrada no escritório no 1º andar da Mansão dos Moretti.[20]
O Pintor Assassino e a Noiva Fantasma
Conto "O Pintor Assassino e a Noiva Fantasma" feito por Lívia Lima. Foi encontrado na biblioteca da Mansão dos Moretti.[21]
Bilhete mansão 4
Folha complementar de Lívia Lima. Foi encontrada junto do conto "O Pintor Assassino e a Noiva Fantasma".[21]


Elenco do episódio[]

Curiosidades[]

  • Essa é a primeira vez em uma estreia de temporada em que o Senhor Veríssimo não aparece em nenhum momento durante o episódio.
  • Tipora é o episódio com a maior quantidade de documentos e evidências visuais fornecidos pelo mestre em toda a série de Ordem Paranormal, totalizando 24.
  • Tipora, juntamente de Florence, são os únicos episódios da temporada cujos nomes não começam com 'P'. O quinto episódio, Penhasco, se chamava "Exórdio" anteriormente, mas por conta disso seu título foi mudado, além de seu complicado significado.[22]

Referências[]

  1. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 4h20m47s)
  2. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 03m55s)
  3. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 19m36s)
  4. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 44m15s)
  5. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 56m50s)
  6. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 1h43m58s)
  7. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h11m40s)
  8. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h18m25s)
  9. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h19m40s)
  10. 10,0 10,1 10,2 10,3 O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h40m20s)
  11. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h45m00s)
  12. 12,0 12,1 O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h48m53s)
  13. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h53m33s)
  14. 14,0 14,1 O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h56m18s)
  15. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h16m00s)
  16. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h26m40s)
  17. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h27m08s)
  18. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h32m14s)
  19. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h34m38s)
  20. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h35m30s)
  21. 21,0 21,1 O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 4h01m45s)
  22. YouTube. "E o Segredo na Ilha foi...", com CELLBIT - ORDEMCAST.
Advertisement