- Para as minas presentes no episódio, veja Minas de Santo Berço. Para o local central da cidade, veja Caverna de Santo Berço.
Eu sabia, eu sabia que eles iam trazer vocês aqui depois do que eu fiz. (...) Desculpa Minerador, eu não tenho como deixar esses ígnaros tocarem nesses cristais, eu não posso deixar.
A Caverna é o décimo terceiro episódio de O Segredo na Floresta. Teve sua exibição em 4 de julho de 2020.
Sinopse[]
Dentre a névoa e os brilhantes cristais da caverna de Santo Berço, o grupo firma seu companheirismo, enfrenta monstros horríveis e encontra mais respostas do que esperavam.
Sumário[]
Liderados pelo Minerador, a equipe adentra a Caverna de Santo Berço em busca de uma porta selada a qual acreditam ter a chave: o cartão cinza. O Minerador os orienta a manterem-se próximos e não encostar nas paredes. Questionado, ele explica que, apesar da caverna estar repleta de cristais verdes, seu poder de cura não pode ser aplicado ali mesmo, pois a pedra precisa ser dilapidada para ganhar efeito. Então, guiados pela luz de um cristal vermelho no capacete do Minerador, o grupo se prepara para entrar na caverna, até que Cesar percebe que Arthur ficou para trás, temeroso. O músico demonstra medo de seguir em frente, pois acredita que todos podem morrer, mas o colega o acalma, dizendo que o entende, pois desde que seu pai se foi se sente muito sozinho, mas pelo menos tem o resto do grupo para lhe apoiar. Com isso, eles se abraçam e vão atrás dos outros.
Com o Minerador na dianteira, os cinco decidem se dar as mãos para não se perder dentre a névoa da caverna. Eles seguem entre as colunas escuras do local, até serem surpreendidos por sons de perfuração vindo debaixo do solo. Logo, uma Toupeira de Lodo salta do chão, atacando o rosto de Thiago. Mais três delas cercam o grupo, e enquanto isso, uma revoada de Morcegosas aparece. O grupo se vê acuado, mas, pouco a pouco, eles conseguem matar todas as criaturas, sofrendo apenas ferimentos menores.
À frente, a equipe é guiada por uma galeria de cristais vermelhos, onde são atacados por uma Labra, que fere Thiago, mas é destruída por Arthur e o Minerador. Depois da batalha, Elizabeth, desesperada para não perder seu melhor amigo, usa um dos frascos de cristais verdes que lhes foi dado pelo Doutor para curar as costelas de Thiago.
Quando o Minerador anuncia que a próxima galeria está repleta de cristais azuis, que produzem frio, Cesar fica com muito medo de seguir, dado sua criofobia. Joui é o primeiro a perceber a hesitação de Cesar e avisa o grupo, que, como forma de confortá-lo, o cercam de calor humano, ficando ao seu redor para protegê-lo, e o Luzidio oferece seu capacete de cristal vermelho para aquecê-lo.
Naquela câmara, o grupo é surpreendido por um som de aspirador de pó, similar ao que ouviram no Hotel de Santo Berço. De repente, uma criatura comprida, com uma boca de sucção aparece. O Minerador a introduz como o Succ. A criatura ataca Thiago, e se prende em seu rosto, sugando todo seu oxigênio. Os outros tentam acertar o pescoço do Succ, ferindo-o pouco a pouco, até que, quando Thiago está prestes a morrer, Cesar faz o monstro ingerir uma pedra vermelha com sua funda e ele explode.
Quando o Minerador comenta que eles já estão se tornando Luzidios, Arthur consegue imitar a transformação de Joui, obtendo a pele cinza e os olhos pretos. Logo em seguida, o grupo se depara com a porta selada que procuravam. Liz insere o cartão negro do Velho Louco em um vão ao lado dela, e isso faz surgir o Símbolo Espiral no metal, com algum tipo de combinação para abri-la. Sem ideia do que fazer, o Minerador oferece aos cinco para ir a outra parte da caverna, e os guia até uma galeria maior, com cristais pretos que parecem emanar sombras. Todavia, ali, eles percebem uma figura esguia, se escondendo e cravando algo, carregando uma faca: O Porteiro.
Alarmados, eles se preparam para atacá-lo, mas são surpreendidos pelo Minerador, que de repente ataca Cesar. O hacker se afasta para curar sua ferida nas costelas, mas quando o faz, o cristal acaba trazendo a tona sua forma Luzidia. Confusos, os investigadores tentam enfrentar o gigante Luzidio, que não hesita em usar sua picareta para arrancar fora o braço de Arthur, deixando-o entre a vida e a morte. O Porteiro arranca um frasco de cristais verdes de sua mão, e o aplica primeiro na boca e depois na hemorragia do gaudério. Cesar usa sua funda, e atira um cristal vermelho no olho do inimigo, enquanto Joui o ataca por trás. Irado, o Minerador se cura e agarra Cesar pelo cabelo, arrastando-o em direção ao cristal preto.
Todos tentam libertá-lo, mas é Thiago, com sua espada, que consegue finalmente matar o gigante, exigindo-lhe que soltasse seu irmão. O Minerador cai aos pés do Cristal, balbuciando algo sobre O Santo. Enquanto trata do mutilado Arthur, o grupo demanda explicações do Porteiro. Ele explica que os membros da Ordem não conhecem a verdade sobre Santo Berço, e que não lhes contou a verdade a princípio porque não sabia se podia confiar neles. O Porteiro conta que foi criado como um Manancial, trancado do mundo, com somente a imagem do Símbolo como referência. Ele não conhecia nada além do símbolo. Era como se eles fossem um só.
Aos poucos, sua mãe, a Ferreira, decidiu trazê-lo pro mundo exterior, onde começou a perceber o ciclo de controle que acontece dentro de sua comunidade. Seu pai, o Ferreiro, mantém todos os Luzidios numa espécie de transe após tocar no cristal preto durante sua Provação. O Porteiro explica que seu objetivo, ao matar seus amigos - o Ajudante e o Coletor - era libertá-los da influência do Santo, uma espécie de entidade que se esconde atrás daquelas paredes. Agora, ele pede a ajuda dos cinco ignaros para destruir Santo Berço, e libertar seus irmãos presos dentro do Labirinto Infinito.
Quando Liz cita terem a chave da porta, o Porteiro diz que pode ter a combinação para isso. Enquanto isso, Cesar agradece Thiago por tê-lo salvado, e, respondendo ao que ele dissera durante a batalha, também o considera como um irmão. Liz aborda Arthur, que tenta desesperadamente usar sua marreta com uma mão só. Sua ficha cai, e ele percebe que nunca mais poderá tocar guitarra outra vez. Após um tempinho refletindo, o último Gaudério lhe diz que está muito feliz por estar vivo e que não iria se abater, pois, mesmo que nunca mais possa tocar guitarra, ainda tem muito o que concretizar na vida. Finalmente, todos se posicionam em frente à porta. O Porteiro identifica os símbolos errados projetados no metal e, com isso, ela se destranca, encerrando o episódio.
Elenco do Episódio[]
- Cellbit - Mestre
- Rakin - Thiago Fritz
- Luba - Joui Jouki
- Guaxinim - Arthur Cervero
- Calango - Cesar Cohen
- Gabi Cattuzzo - Elizabeth Webber
Referências[]
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 13 (assistir no YouTube em 2h21m23s)