Ordem Paranormal Wiki
Ordem Paranormal Wiki
Advertisement
Ordem Paranormal Wiki

Nós tínhamos algo tão puro, você... você entendeu tudo errado.

Noralma Moretti[1]

Noralma Reiziger Moretti foi uma exploradora e historiadora. Ela fazia pesquisas junto com um grupo de pessoas até se envolver com o famoso pintor Constantino Moretti, o qual formou um casal. Os dois se mudaram para a Ilha de Tipora após descobrirem a origem da tinta que o pintor usava para suas artes, construindo uma enorme mansão em cima dessa origem.

Noralma é primeiramente mencionada em bilhetes, cartas, documentos e em uma foto, encontrados no 1º episódio de O Segredo na Ilha. Após Wanderley Nascimento ser afetado pelo efeito da tinta do quadro do penhasco, ele vislumbra a cena em que Tobias F. Conclior e Noralma se encontram no penhasco atrás da mansão.[2] Tobias estava sob efeito do quadro presenteado por Constantino, tendo seus sentimentos intensificados e, ao ser rejeitado após se declarar para Noralma, a mata jogando-a do penhasco.[3]

Aparência[]

Noralma era uma mulher de pele clara, cabelos loiros amarrados e olhos escuros. Ela utilizava como vestimenta uma blusa de gola alta branca, com um blazer e saia longa de cor azul, junto a um cinto de couro com fivelas em sua cintura.

Biografia[]

Passado[]

Pouco se sabe sobre o seu passado, mas a até então Noralma Reiziger, filha de Josué de Andrade Reiziger e dona Fátima de Lurdes Santino, realizava diversas investigações com um grupo de historiadores, principalmente sendo auxiliada por Elói Abreu. Eventualmente, Noralma seria contratada pelo famoso pintor Constantino Moretti para auxiliá-lo na pesquisa sobre o passado da família Moretti, uma família de origem italiana na qual maior parte era composta por exploradores e bon-vivant,[4] que viajavam pelo mundo em busca de novas descobertas.[5] Eventualmente, Noralma acharia informações sobre a origem da tinta que Constantino usava em seus quadros estar ligada ao passado da família e a uma ilha distante, a 250 quilômetros da costa do Espírito Santo: Tipora. Os dois viajaram para essa ilha, e ao descobrirem sobre a origem, eles decidiram construir uma enorme mansão em cima da origem, para Constantino poder continuar utilizando a tinta em seus quadros.

Em determinado momento, Constantino começou a adoecer e discutir com Noralma frequentemente, e os serviçais começaram a estranhar, apesar de sentirem pena do pintor que estava doente e irritado. Mas durante esse tempo, Noralma continuava a ajudar os funcionários da mansão com várias tarefas da casa ou aulas de escrita, sendo essa última principalmente com Tobias F. Conclior, um dos pedreiros. Esse funcionário nutriu um sentimento amoroso por ela, e não ser correspondido durante a influência da tinta acarretou em uma briga entre os dois no penhasco atrás da casa, que terminou com Tobias derrubando Noralma do penhasco e fazendo ela ter lesões severas que a levaram à óbito.[3] De forma repentina, aos 35 anos em 14 de outubro de 1964, foi constatada a sua morte por queda acidental de grande altura, resultando em uma fratura exposta do fêmur, rompimento de órgãos internos e possível traumatismo craniano. O corpo foi recolhido pelos funcionários da mansão, e foi sepultado no cemitério da Ilha de Tipora.[6]

O Segredo na Ilha[]

Décadas após a sua morte e abandono de sua mansão, uma nova família, os Florence iniciam uma estadia temporária na Mansão dos Moretti, e no meio da noite, Amelie Florence enquanto sozinha, se depara com um quadro retratando uma figura com um rosto vagamente humano ocultado por um véu pintado de forma derretida. Depois de um tempo encarando o quadro enquanto ele intensificava seus sentimentos, Amelie sente um calafrio em sua espinha, e começa a chorar sem parar enquanto um vazio toma conta de si. Ao olhar para trás, ela se depara com um "espectro" usando um vestido de noiva e um véu, que lentamente se aproxima e a deixa em um estado de pânico, convulsionando no chão a beira da insanidade.[7]

De acordo com bilhetes deixados pelos antigos funcionários, essa seria uma manifestação da alma de Noralma Moretti que havia sido presa ao quadro, assim assombrando a todos como um vulto na mansão.

Curiosidades[]

  • O nome "Noralma" é um dos possíveis anagramas para a palavra Anormal.
  • Reiziger, sobrenome de Noralma, significa "viajante" em Holandês.

Galeria[]

Referências[]

  1. O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 4h23m01s)
  2. Sua morte em O Segredo na Ilha - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h19m37s)
  3. 3,0 3,1 Quadros presenteados por Constantino Moretti em O Segredo na Ilha - Episódio 9 (assistir no YouTube em 47m41s)
  4. Wikipédia. Bon vivant. Consultado em 25 de junho de 2022.
  5. Histórico da família Moretti em O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h27m08s)
  6. Certidão de Óbito em O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 3h36m00s)
  7. Noiva Fantasma em O Segredo na Ilha - Episódio 1 (assistir no YouTube em 4h20m56s)
Advertisement