A página a seguir contém spoilers da história de Enigma do Medo. Continue lendo por sua conta e risco. |
Esboço Esta página é apenas um esboço e precisa ser expandida. Por favor, edite a página e adicione mais conteúdo a ela.
|
Eu não escolhi essa história. Eu não escolhi minhas palavras.
Jaser Strach
Jaser Strach é um dos personagens principais de Enigma do Medo. Ele é considerado o antagonista do jogo, apesar de também ser um dos personagens jogáveis. Jaser é mais conhecido pelo termo Desassombrado.
Seu nascimento, evento conhecido como o "Surgimento do Desassombrado" transformou a vida de sua família e cumpriu o "Propósito dos Strach", fazendo com que cada membro tivesse uma visão e entendesse a sua função no Enigma do Medo. Jaser também foi quem manipulou os membros da Ordem para que eles também realizassem suas funções dentro do Perímetro, depois que Veríssimo fugiu com Mia.
Na trama do jogo, Jaser se encontra na Catedral, esperando a conclusão da sua Visão junto com Veríssimo. Entretanto, após a quebra do ciclo, pela interferência de Mia, ele sente que é capaz de fazer a escolha que nunca pôde fazer esse tempo todo: deixar de existir e alterar a história para que Mia ficasse em seu lugar.
Aparência[]
Jaser é um homem branco e magro de estatura baixa. Ele possui olhos completamente verdes sem pupila e uma cicatriz com o símbolo do Medo do seu lado esquerdo do rosto. Seus cabelos são pretos com um corte assimétrico que é mais longo do seu lado esquerdo e com uma mecha branca do seu lado direito. Quando adulto, Jaser é visto descalço, vestindo um sobretudo completamente preto com alguns botões, uma calça também preta e com um lenço de freira ao redor de seu pescoço. Apesar de ocultado por suas roupas, Jaser está coberto por diversas cicatrizes de vários tipos pelo o corpo inteiro.
Personalidade[]
Jaser é o Desassombrado, assim, ele sabe tudo o que irá acontecer e todos os passos da sua vida, não possuindo escolhas ou livre arbítrio nenhum fora da Profecia do Dessasombrado. Por isso, Jaser não demonstra praticamente nenhuma emoção, já que não tem nenhum medo e sabe como tudo na sua vida vai acontecer. Essa atitude sem emoções perdura completamente desde sua infância até seus dias adultos, mantendo uma voz calma e fria e uma expressão completamente estática. Apesar disso, dentro de si, Jaser sente fragmentos de emoções, como quando diz a si mesmo que gostaria que sua convivência com Veríssimo e Sofia tivesse durado mais. O único momento em que Jaser apresenta emoções fortes é quando se depara com Mia durante sua batalha final com Veríssimo, onde algo finalmente aconteceu diferente de como Jaser tinha visto, rindo descontroladamente com um enorme sorriso no rosto, enquanto grita de euforia e medo. Após a batalha final, quando Jaser se encontra com Mia por uma ultima vez, apesar de sua apatia inicial, Jaser se mostra como alguém compreensivo e gentil enquanto conversa com Mia.
Biografia[]
O seu nascimento trouxe consigo os resquícios de seu fim, causando uma visão em todos os membros dos Strach e gerando esperança para Abraão, que acreditava que tinha sido o genitor do Desassombrado, podendo assim, dar continuidade ao "Propósito dos Strach", porém Jaser na verdade é filho de Yuri com a esposa de Abraão, Andrea, que morreu ao dar à luz ao menino.
Sua infância foi extremamente conturbada, visto que Abraão tentava fazê-lo sentir medo de diversas formas possíveis, abusando de Jaser física e psicologicamente. Por conta disso, os médicos da Equipe Elite acreditavam que nascer e crescer no Perímetro gerou traumas incalculáveis no garoto.
Por volta dos 12 anos, quando Abraão completou a construção da Catedral, Jaser é nocauteado por ele e acorrentado na Catedral, com o objetivo de que o Desassombrado encontrasse o Deus do Medo e assim, sentisse medo. Abraão acreditou que ao fazer isso, ele mesmo se tornaria o Deus do Medo, porém, essa não era a sua função. Então, Jaser se liberta e vai até a cozinha pegar uma faca para matar seu "pai". Ao fazê-lo, Veríssimo e Sofia Besatt o encontram e o levam para a base da Ordem no Subsolo para ser tratado e acolhido.
Sofia acreditava que o caso do Jaser teria que ser tratado de uma maneira não convencional. Sendo assim, ela e Veríssimo ficam responsáveis por cuidar e estudar o menino, rapidamente criando fortes laços de carinho de ambos os lados. Essa é a melhor parte da vida de Jaser, com o mesmo dizendo que "queria que ela durasse mais". Esse período teve fim quando Sofia precisou ser isolada por conta da sua gravidez e infelizmente morrer no parto de Mia. Veríssimo pegou sua bebê e fugiu do Perímetro, com medo do que poderia acontecer com Mia ao nascer e crescer ali, deixando Jaser e os outros agentes para trás. No entanto, Jaser não sabia o que exatamente tinha acontecido com Sofia, muito menos da existência de Mia. Afinal, ela estava isolada na "Sala Proibida", um local que ele nunca pode entrar. Jaser então sai da Ala do Desassombrado e vai até Calisto, que teve uma visão, assim como todos os agentes presentes no Perímetro, gerada pelo nascimento de Mia. Então, Jaser revela a Profecia do Desassombrado a ele, dizendo que apenas o Deus do Medo pode trazer o Outro Final, assim fazendo com que Calisto faça de tudo para trazer a Sofia de volta.
Mais de 20 anos depois, quando Veríssimo retorna ao Perímetro, Jaser sabe que é a hora de aprisioná-lo na Catedral e batalhar com ele, batalha na qual ambos morrem. Através dos Pilares ao redor do Perímetro feitos de Lodo petrificado, que também foram marcados pela Rachadura do Cemitério e preenchidos com o Cristal Paranormal, além de energizados por uma grande quantidade de energia através do Motor Perpétuo, as memórias de Jaser são "repetidas", recomeçando o ciclo eterno de sua vida ao "receber" as memórias de sua vida completa no momento de seu nascimento.
Até que algo finalmente cause medo naquele sabe que sabe tudo que vai acontecer e quebre esse ciclo.
Em uma das infinitas repetições da vida de Jaser, Mia consegue entrar na catedral e impede que Jaser mate Veríssimo. Nesse momento, a profecia se conclui, Jaser sente medo e o Deus do Medo vai trazer o Outro Final. Após a batalha final, Jaser, encarando o Abismo, tem uma curta conversa com o Deus do Medo até ser interrompido por Lupi. Ele finalmente está livre para fazer o que quiser, ele poderia assumir o lugar de Mia e ter a sua família.
Porém, com a teimosia de Lupi, ele faz a escolha que ninguém nunca poderia ter feito e vai de encontro a Mia, carregando o Lupi consigo. Após conversarem, com uma despedida inesperada da Mia, ele explica que mesmo finalmente podendo ter uma vida livre, sendo capaz de decidir o que fará pela primeira vez em sua vida, Jaser já escolheu que irá, na verdade, ceder tudo isso para que Mia continue existindo no Outro Final, junto de Agatha, Samuel, Veríssimo e claro, o Lupi. Afinal, agora eles têm os mesmos olhos.
Rituais e Habilidades[]
Habilidades[]
A Visão: Jaser é capaz de ver as correntes que prendem todos aqueles no Perímetro se lembrando de tudo que vai acontecer. Afinal, já aconteceu. Ele também sabe de tudo que ele precisa fazer. Por consequência, ele é incapaz de sentir medo. Não existe medo quando se sabe.
A Escolha Impossível: No Infinito, Jaser ganha o poder da escolha, conseguindo então fazer o impossível, a escolha que ninguém poderia fazer: nunca ter existido para que Mia possa existir.
Trilhas Sonoras[]
Lista de músicas-tema de Jaser Strach tocadas em Enigma do Medo:
- O Surgimento do Desassombrado: Tocada em seu nascimento e na revelação do destino dos Strach, no início da sua seção de gameplay.
- Eu me Lembro de Todas as Vezes: Usada na cena em que Jaser assassina Abraão, em sua seção de gameplay.
- O Dia Chegou: Tocada no dia em que toda a Equipe Elite tem suas visões, Sofia morre e Veríssimo abandona o Perímetro, em sua seção de gameplay.
- A Visão: Usada quando Jaser narra sobre os atos do Culto do Medo para a conclusão do Enigma do Medo, em sua seção de gameplay.
- Batalha Final: Usada na batalha entre Jaser e Veríssimo, na seção de gameplay de Veríssimo.
- Esse Final Mais Uma Vez: Usada na batalha entre Jaser e Veríssimo, na seção de gameplay de Jaser.
- O Lugar que Não Existe: Tocada quando Lupi ajuda Jaser a quebrar as correntes de seu destino, durante o Outro Final.
- Os Mesmos Olhos: Tocada quando Mia, Lupi e Jaser conversam no infinito, durante o Outro Final.
- Escolha: Usada no momento em que Jaser realiza a Escolha Impossível, durante o Outro Final.
- Tema do Desassombrado: Música tema do personagem em Enigma do Medo.
Curiosidades[]
- Jaser é o personagem de Ordem Paranormal com mais informações escritas por Cellbit nos últimos três anos.[1][2]
- Durante o leilão de caridade realizado pelo CDawgVA, um dos itens doados por Cellbit foi um sobretudo exclusivo feito a mão com diversos segredos e elementos do próprio jogo, que foi inspirado na vestimenta usada por Jaser.[3]
- Jaser possui 10 músicas tema, se tornando o personagem de Ordem Paranormal com mais músicas.
- Jaser é um nome de origem árabe e significa "sem medo" referenciando o personagem ser o Desassombrado.[4]
Galeria[]
Referências[]
- ↑ Twitter. Tweet de rafael lange (21 de março de 2023)
- ↑ Twitter. Tweet de rafael lange (30 de novembro de 2024)
- ↑ Twitter. Tweet de Ordem Paranormal (16 de julho de 2024)
- ↑ Ancestry. Jaser. Consultado em 18 de janeiro de 2025.