Ordem Paranormal Wiki
Ordem Paranormal Wiki
Advertisement
Ordem Paranormal Wiki

Ivete Beicur, anteriormente dona de um bar, se mudou para São Paulo com Arthur Cervero após perder todos que amava em um ataque sobrenatural.

Hoje ela utiliza seus conhecimentos para gerenciar e vender os equipamentos para os agentes da Ordem.

Mestre[2]

Eu não sei se você sabe o que é perder tudo, eu achava que eu sabia... você só precisa buscar um motivo, [...] e você se agarra nele com toda força que tu pode!

Ivete Beicur[3]

Ivete Beicur[2] é uma personagem secundária presente em O Segredo na Floresta, Desconjuração e Calamidade. Ela era a dona do bar Suvaco Seco, um bar de motoqueiros da cidade de Carpazinha, no Rio Grande do Sul. Ivete era muito amiga dos Gaudérios Abutres desde sua criação, sendo uma pessoa de confiança de Brúlio Cervero, o líder da gangue, e alguém muito próxima de Arthur Cervero, virando sua mãe de consideração a partir de Desconjuração.

Após os eventos trágicos que ocorreram, e lhe sobrar apenas Arthur como família, ela decide entrar no grupo da Ordo Realitas, atuando como uma das responsáveis pela loja de armas na base da Ordem, além de cuidar do bar fachada que ganhou o nome de seu antigo bar.

Aparência[]

O Segredo na Floresta[]

Miniatura Ivete em O Segredo na Floresta

Ivete é uma mulher de meia-idade, por volta dos 50/60 anos, vestindo uma camiseta preta simples com um casaco lilás por cima, calças jeans e sapatos pretos. Ela é frequentemente vista com um cachimbo na boca e várias rugas e linhas de expressão podem ser vistas em seu rosto. Ivete usava um coque em seus cabelos grisalhos.[4]

Desconjuração e Calamidade[]

Miniatura Ivete em Desconjuração

Em Desconjuração, Ivete aparece usando uma regata preta com decote em V e uma jaqueta jeans meio desgastada por cima, calças jeans escuras e sapatos pretos. Possui uma tatuagem em seu braço direito, igual a que Arthur possui em seu pescoço, representando uma insígnia dos Gaudérios Abutres para homenagear a gangue e os membros falecidos dela. Ela usa uma pulseira simples em um dos braços e ainda possui vício em fumar.

Personalidade[]

Durante a segunda temporada, onde fez sua primeira aparição, Ivete é apresentada como uma senhora relativamente bruta e meio fria com desconhecidos, nutrindo um grande respeito daqueles que iam frequentemente no seu bar. Ivete é gentil e carinhosa com pessoas mais próximas, como Arthur, Brúlio e os outros membros dos Gaudérios Abutres. Na terceira temporada, mesmo no pouco tempo que entrou para organização, aparece sendo aliada e amiga de boa parte dos agentes da Ordem. Ela, mesmo ficando quieta no seu canto, consegue conquistar a amizade das pessoas em sua volta com certa facilidade, além de ser uma essencial parte da Ordem, sendo respeitada no local.

Aptidões[]

  • Conhecimento de Armas: Ivete tem um conhecimento sobre armas, munições, explosivos, etc., tendo desenvolvido isso por conta do ambiente onde vivia e trabalhava, que era cercado de gangues. Colocou esse conhecimento em prática na base da Ordem, cuidando da loja que dá os suprimentos que os agentes precisam para as suas missões. Além de ser uma habilidosa atiradora, participando na batalha contra o Espreitador, dando uma grande quantidade de dano na criatura.
  • Barwoman: Por trabalhar em um bar por boa parte de sua vida, ela tem afinidade com o trabalho, preparando e servindo drinks, atendendo pessoas, etc.

Biografia[]

O Segredo na Floresta[]

Após o desaparecimento da Equipe Kelvin em Carpazinha, a equipe da Ordem, formada pelos protagonistas, vai à cidade para iniciar uma investigação. O grupo acaba chegando em um bar de motoqueiros depois de algumas dicas do oficial Victor Rott. O bar, conhecido como Suvaco Seco, é dirigido por Ivete, uma mulher idosa e relativamente rude, que trabalha entre gangues de motoqueiros desde sempre. Seu bar ficava um pouco afastado da cidade de Carpazinha e servia de quartel para duas gangues distintas, os Gaudérios Abutres e os Assombrados, que, ironicamente, eram gangues inimigas, tendo que dividir os horários para evitar brigas. Ela possuía um vínculo muito mais forte pelo grupo dos Gaudérios, tratando-os como uma família.

Com o passar da aventura, Ivete vai, aos poucos, perdendo tudo que tem. Em "Aracnofobia", Seu Getúlio acaba sendo morto pelo ataque da Aracnasita, em "A Casa" e "Virgulino", ambas as gangues são dizimadas, e em "Equipe E", o último episódio, ela acaba fechando o Suvaco Seco. Sem mais nenhum objetivo, ela resolve se mudar com Arthur, a única coisa que lhe sobrou, para São Paulo e entra para a Ordo Realitas.

Você é a única coisa que sobrou da minha vida, Arthur...

Ivete Beicur[5]

Desconjuração[]

Ivete começa a trabalhar no arsenal da Ordem, vendendo as mais diversas armas e ferramentas para os agentes. Para homenagear o seu antigo bar, a base foi construída embaixo de outro bar, também nomeado como "Suvaco Seco". Ela também acaba adotando uma gatinha de rua, nomeando-a de Jennifer como homenagem à vaca que Arthur tinha se apegado quando foi para Santo Berço.

Durante a invasão da Seita das Máscaras, Ivete é feita refém pelos ocultistas, tendo uma espada segurada no seu pescoço por um dos membros. No dia seguinte, Ivete acordou em seu apartamento, junto de Arthur e Kaiser.

A Força D, formada por membros da Equipe E, Equipe Brasa, uma novata e um ocultista, partiu para a missão de investigar a Mansão Endiabrada. Durante a estadia da equipe na casa, Ivete liga a Arthur, que a atualiza sobre a situação, resolvendo ir até lá. Trazendo Jennifer e pizza para todos, Ivete saca da espingarda e se prepara para derrotar o Espreitador, a criatura que a tem atormentado por um tempo. Após ser atualizada sobre o plano para atrair o monstro, Ivete espera junto dos outros por detrás da porta do quarto de casal, esperando um sinal de Kaiser que se fingia adormecido lá dentro. Após o grito do hacker, a gaudéria invade o quarto, mas começa a sentir uma dor insuportável nos olhos, e uma Ivete acinzentada de olhos amarelos surge e a ataca, junto de um Arthur e um Kaiser com uma aparência semelhante. Erin acaba derrotando a Ivete devorada, e Ivete, que estava no corredor, corre para ajudar na luta contra o Kaiser devorado e o Espreitador. Durante a batalha, Ivete é atingida por um tiro de Kaiser devorado no joelho e em seguida, Arthur se joga em frente de Ivete para a proteger de outro tiro, mas nenhum dos dois acaba alvejado.

Calamidade[]

Meses após o retorno de Kian como um Marcado, a Equipe Abutres, liderada por Arthur Cervero, encontra evidências que ligam as descobertas de Arnaldo Fritz à Família Leone, e decidem viajar até Itália para adquirir documentos guardados no cofre da Mansão Leone. Porém, para surpresa da Ordo Realitas, todos os Leone foram assassinados por Kian e seus seguidores. Isso fez com que Senhor Veríssimo viajasse até Roma devido à gravidade da situação, transformando a Mansão em uma base temporária. Ele foi acompanhado por alguns outros agentes, como Ivete, que deixou Walter cuidando do arsenal da Ordem.

Ivete estava presente na invasão à Mansão Leone no episódio "Tempo". Ela lutou primeiramente contra os ocultistas com trajes egípcios, até mesmo matando um deles. Após a luta, já no combate contra o Carniçal da Esfinge, Ivete ajudou Fabrizio Leone carregando-o para longe da zona de combate. Porém, quando a criatura observa que várias pessoas estavam juntas em determinado local, justamente onde a gaudéria estava, o monstro pula em sua direção. Ivete estava ferida, e não conseguiria esquivar do ataque, mas foi salva por Rubens Naluti. Ivete morreria sem o auxílio imediato do agente.[6] Após o combate, Ivete permanece ao lado de Zio enquanto estava sendo tratado, o fazendo companhia.

Depois do confronto contra Kian no Coliseu, os agentes retornam à mansão Leone e Ivete percebe Veríssimo voltando com Kian acorrentado. Após isso, ela fica na enfermaria até que Carina, Rubens e Dante chegam por lá. Ela vai desesperada até Arthur e o abraça feliz pela primeira vitória da Ordem. Ela percebe os olhos tristes de Arthur, mas ele protege ela dizendo que estava bem. Ivete termina perguntando para ele se já não estava na hora de se despedir de uma vez de Kaiser, visto que até agora eles não o haviam encontrado. Arthur concorda pesaroso e diz a ela que ele realmente se foi. Os agentes começam a organizar suas coisas para retornar ao Brasil. Balu começa a distribuir sorvete para todos e Ivete se aproxima dele e pede um sorvete também antes de irem.

Ao chegarem no Brasil, Ivete passa seus dias organizando as armas e cuidando da homenagem ao Joui e ao Kaiser junto com Veríssimo. Ivete e Arthur estavam no bar do Suvaco Seco junto com Rubens e Balu quando eles começam a jogar sinuca. Ivete aproveita a situação e diz que quem vencesse ganharia um beijo dela, interessada em Balu. Rubens perde de propósito e Ivete chega em Balu e lhe puxa para um beijo.

Na homenagem aos meninos, Ivete diz que eles conseguiram colocar um sorriso genuíno no rosto do Arthur, coisa que ela não via nele desde que seu irmão se foi. Ela diz que sentiria falta das discussões sobre vídeo-game, a correria para comer bolinhos de chuva e a presença deles em casa. Eles eram verdadeiros homens que fizeram de tudo para proteger uns aos outros e que foram os melhores filhos que alguém como ela poderia ter. Por fim, ela diz que ela nunca esqueceria deles e tudo o que fizeram por ela, Arthur e pelo mundo.

Arsenal[]

Espingarda de Ivete
Espingarda
Um modelo padrão de espingarda equipado com um cinto de munições em sua coronha.

Relacionamentos[]

  • Antônio Pontevedra: Balu sempre foi muito gentil e caloroso com todos ao seu redor e isso atraiu Ivete de certa forma. Ela começa a elogiá-lo sobre sua aparência cheia de cicatrizes após a luta contra o Anfitrião, tentando ajudá-lo com sua auto estima. Durante a batalha contra o Carniçal Esfinge, Ivete convida Balu para beber com ela em seu bar caso os dois sobrevivessem, e ele aceita. A partir daí, Ivete começa a cantar Balu sempre que tem oportunidade. Após a vitória na guerra contra Kian, Ivete e Balu se beijam depois dele ganhar de Rubens, que deixou Balu ganhar de propósito em uma partida de sinuca.
  • Arthur Cervero: Ivete, por conhecer Brúlio desde bem jovem, viu Arthur crescer. Dessa forma, se apegou ao jovem e sempre foi bem próxima à família dele. Após a morte de Amanda, Ivete virou uma figura maternal para Arthur, porém não de forma tão direta. No entanto, depois dos eventos de O Segredo na Floresta, Ivete se vê muito mais apegada a Arthur e ambos passam a se tratar abertamente como mãe e filho. Atualmente, Ivete e Arthur dividem a mesma casa e a senhora se preocupa muito com Arthur e sua segurança nas missões em que ele vai.[7]
  • Brúlio Cervero: Pouco se sabe sobre a quanto tempo Brúlio e Ivete se conheciam, porém, Ivete é descrita como alguém que estava com Brúlio desde sempre e que o homem confiava plenamente nela.[8] Ivete respeitava Brúlio e era muito amiga dele, ficando extremamente abalada com sua perda. É sabido que Ivete viu Brúlio formando sua família e fazia parte de sua gangue a bastante tempo. Brúlio demonstra se preocupar com Ivete, sempre reforçando que precisa ir ver se ela estava bem após o horário dos Assombrados no bar, apesar de saber que a mulher sabe muito bem se proteger.[9]
  • Elizabeth Webber: Ivete, apesar de nunca ter sido muito próxima de Liz, a respeitava e se importava com ela. Mesmo que Liz tenha se afastado e desaparecido depois dos eventos de O Segredo na Floresta, Ivete se preocupava com o paradeiro dela. Ela ficou muito triste ao saber da morte de Liz, e foi ao seu enterro prestar as homenagens, dizendo que a jovem estava com eles nos momentos em que perderam tudo e nada seria mais justo do que estar lá na última despedida dela.[10]
  • Jennifer: Jennifer é uma gatinha de rua que foi resgatada por Ivete, Arthur e Kaiser. Embora pareça bastante tímida com pessoas, ela tem uma boa relação com sua dona, muitas vezes ficando com ela na base da Ordem, mostrando que Ivete se preocupa e cuida da gatinha.
  • Joui Jouki: Apesar de Joui ser o mais afastado dos três, Ivete é claramente apegada ao jovem da mesma forma que é com Kaiser. Ela se preocupa com a segurança de Joui e o recebe de bom grado quando o asiático faz visitas à casa onde moram. Joui, apesar de ter um pouco de vergonha de interagir com Ivete,[11] a trata com carinho, chamando a senhora de "tia", às vezes.[12] Joui também se importa com a segurança de Ivete por saber de sua importância na vida de Arthur. Ivete confessa a Kaiser no episódio final de Desconjuração que ela é estéril e que se ela pudesse ter filhos, ela gostaria que eles fossem iguais a ele, Joui e Arthur.
  • Kaiser: Ivete começa a se importar com Cesar após a morte de seu pai e a tristeza da perda que o jovem teve que passar.[13] É Cesar que tenta acolhê-la também quando ela passa pela drástica perda dos Gaudérios.[14] Depois dos acontecimentos de O Segredo na Floresta, Ivete vai para São Paulo e começa a morar com Arthur e com Kaiser, desenvolvendo o mesmo apego maternal pelo jovem. Apesar de não se tratarem como mãe e filho explicitamente, é nítido que se tratam como família, visto que ambos carregam o juramento de proteger quem amam pelo brasão dos Gaudérios. Ivete se importa com o bem-estar de Kaiser, ficando preocupada com sua segurança nas missões em que ele vai.[7] Ivete confessa a Kaiser no episódio final de Desconjuração que se ela pudesse ter filhos, gostaria que eles fossem iguais a ele, Joui e Arthur.[15]
  • Dante: Inicialmente Ivete não confia em Dante por conta do rapaz ser um ocultista e prisioneiro da ordem, mas ao decorrer dos eventos da Desconjuração Ivete mudou sua percepção em relação a ele, percebendo que o mesmo se tratava de uma boa pessoa. Ivete até mesmo o aceitou em sua casa, além de ajudá-lo quando o ocultista quis visitar o orfanato para refletir. Depois de um ano ter se passado, Ivete criou um grande apreço e carinho por Dante, sempre demonstrando se importar muito com sua segurança.

Curiosidades[]

  • Ivete tinha 10% de exposição paranormal no começo de Desconjuração,[16][17] aumentando sua exposição para 15% após seu confronto com o Espreitador.[carece de fontes]
  • Ivete é estéril.[15]
  • Segundo Cellbit, a partir de Desconjuração a personalidade de Ivete, junto de seu senso materno, são inspirados em sua mãe, Andréa Lange.[18]

Galeria[]

Aparições[]

Episódios Aparições
O Segredo na Floresta - Episódio 1 - "Equipe Kelvin" Primeira Aparição
O Segredo na Floresta - Episódio 3 - "Aracnofobia" Presente
O Segredo na Floresta - Episódio 6 - "Virgulino" Presente
O Segredo na Floresta - Episódio 7 - "Cemitério" Apenas voz
O Segredo na Floresta - Episódio 8 - "O Segredo" Apenas voz
O Segredo na Floresta - Episódio 15 - "Manancial" Presente (flashback)
O Segredo na Floresta - Episódio 16 - "Equipe E" Presente
Desconjuração - Episódio 1 - "Ordo Realitas" Presente
Desconjuração - Episódio 3 - "Transcender" Presente
Desconjuração - Episódio 8 - "Reunião" Presente
Desconjuração - Episódio 9 - "Mansão Endiabrada" Presente
Desconjuração - Episódio 14 - "O Espreitador" Presente
Desconjuração - Episódio 15 - "Divina Comédia" Presente
Desconjuração - Episódio 16 - "Melodia" Presente
Desconjuração - Episódio 17 - "Sacrifício" Presente
Desconjuração - Episódio 18 - "Enpap" Presente
Desconjuração - Episódio 20 - "Kian" Presente
Calamidade - Episódio 0 - "Prólogo" Presente (flashback)
Calamidade - Episódio 1 - "O Começo do Fim" Presente
Calamidade - Episódio 3 - "Pacto" Presente
Calamidade - Episódio 4 - "Anfiteatro" Presente
Calamidade - Episódio 9 - "Síntese" Apenas voz
Calamidade - Episódio 10 - "Tempo" Presente
Calamidade - Episódio 12 - "Olhos" Presente

Referências[]

  1. Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 1h22m41s)
  2. 2,0 2,1 Twitter. Tweet de Ordem Paranormal (13 de novembro de 2020)
  3. Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 2h49m17s)
  4. Sua primeira aparição em O Segredo na Floresta - Episódio 1 (assistir no YouTube em 2h02m01s)
  5. O Segredo na Floresta - Episódio 16 (assistir no YouTube em 3h25m23s)
  6. Twitter. Tweet de rafael lange (20 de novembro de 2021)
  7. 7,0 7,1 Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 1h28m26s)
  8. O Segredo na Floresta - Episódio 4 (assistir no YouTube em 3h00m53s)
  9. O Segredo na Floresta - Episódio 4 (assistir no YouTube em 1h48m43s)
  10. Desconjuração - Episódio 8 (assistir no YouTube em 2h43m15s)
  11. Desconjuração - Episódio 14 (assistir no YouTube em 1h22m28s)
  12. Desconjuração - Episódio 3 (assistir no YouTube em 3h25m48s)
  13. O Segredo na Floresta - Episódio 4 (assistir no YouTube em 58m55s)
  14. O Segredo na Floresta - Episódio 6 (assistir no YouTube em 2h46m44s)
  15. 15,0 15,1 Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 1h13m11s)
  16. Twitch. Live "Live conversando sobre Ordem Paranormal - ULTIMO DIA DA CAMPANHA DE ENIGMA DO MEDO" de Cellbit em 16 de dezembro de 2020 (assistir na Twitch em 1h38m25s)
  17. Twitch. Live "Live conversando sobre Ordem Paranormal - ULTIMO DIA DA CAMPANHA DE ENIGMA DO MEDO" de Cellbit em 16 de dezembro de 2020 (assistir na Twitch em 2h3m33s)
  18. Twitch. Live "Transcendendo com Leo Santi - Episódio 4 com Cellbit e Rakin" de Cellbit em 7 de outubro de 2021 (assistir na Twitch em 18m18s)
Advertisement