- Para a equipe da Ordo Realitas, veja Força D.
Força G é uma famosa história em quadrinhos dentro do universo de Ordem Paranormal, escrita por Thiago Ouvias.
A história se passa em um mundo onde as pessoas nascem com individualidades e poderes próprios, algumas dessas pessoas acabam entrando em escolas para se tornarem "heróis", assim podendo proteger os cidadãos dos perigos de forma regulamentada pela lei.
As histórias da Força G são muito populares entre jovens e adultos internacionalmente. Os quadrinhos são produzidos no Brasil e acabam sendo traduzidos para diversas línguas. Além disso, existem animes, filmes e até mesmo videogames sendo produzidos sobre a série, como o "Força G Ultimate Combat" ou "Força G - O Ultimato Final (Parte 3)".
Força G foi citado pela primeira vez em Ordem Paranormal no 1º episódio de Desconjuração, quando alguns dos agentes entram na sala de pesquisa da Ordem e veem Kaiser segurando uma revista da HQ.[1] A história teve mais aprofundamento em Ordem Paranormal no 13º episódio de Desconjuração, quando Hugo Longo tira uma revista de sua mochila.[2]
Personagens principais[]
Tom "Healstom" Gavassi | Healstom é um alienígena que nasceu com uma individualidade de cura, ele também criou a Astroroupa, uma armadura de astronauta com inteligência artificial, para poder esconder sua verdadeira identidade.
Healstom sofre de narcolepsia, uma doença que provoca ataques súbitos de sono. | |
Vitor "Fantasma Vermelho" | Vitor é um estudante que nasceu com uma individualidade que o permite se tornar invisivel e intangivel. | |
Johnny "Trovão" | Johnny acabou se tornando um famoso youtuber após demonstrar sua indivualidade de criar e manipular raios e trovões. | |
Mansur "Tangatatoa" | Mansur é um jovem que nasceu com uma invidualidade de criar portais, que ele utiliza para se teletransportar. | |
Adan "Izzy Rokku" | Adan é um garoto de aparência vampírica que misteriosamente tem o poder de controlar o vazio, como o de um buraco negro, ao seu favor. |
Base do Quadrinho[]
Cinco adolescentes começam a estudar em uma escola para super-heróis. Cada personagem contava com seus próprios motivos para estar naquela escola, como o caso do Healstom, que tinha como sonho frequentar aquela instituição e se tornar um famoso herói.[3] Os personagens na maioria das vezes acabavam se metendo em algumas confusões, e buscavam por meio de suas habilidades especiais resolver os mistérios e problemas que apareciam para eles.
O nome "Força G" deriva de um evento envolvendo três dos personagens principais. No primeiro dia de aula, Healstom buscava impressionar seus colegas de classe, ele então cria um plano para chamar a atenção de todos, pedindo para que Tangatatoa[4] criasse dois portais, um no teto e outro no chão, de modo que ficassem paralelos, assim, Healstom juntamente com o Fantasma Vermelho, subiram em um longboard e pularam no portal, caindo infinitamente num loop, adquirindo velocidade por conta da gravidade, ou seja, aumentando sua "Força G".
O objetivo era alcançar velocidade para quando Tangatatoa mudasse um dos portais para o sentido horizontal, Healstom e Fantasma Vermelho seriam lançados em uma velocidade similar a de um míssil na frente da escola.
Enredo[]
A trama do primeiro arco da história conta sobre um grupo de cientistas que descobriu uma substância capaz de aumentar a capacidade das "individualidades", assim os protagonistas descobrem que a sua escola está envolvida em um plano para poder obter essa substância, a Força G então tenta descobrir o que está acontecendo enquanto enfrenta um misterioso grupo de vilões conhecidos como "Organização Marduk".
O Heroísmo de Rowan Knight[]
Calango antes mesmo de saber que seu RPG seria canônico no universo de Ordem Paranormal, colocou referências de O Segredo na Floresta em um livro dentro da história chamado "O Heroísmo de Rowan Knight". Esse livro era um puzzle dentro da história, em que os meninos deveriam usar informações em certas páginas no livro para continuar as investigações. A história do livro era sobre um herói antigo chamado Rowan que visita um vilarejo medieval dentro de uma região chamada Santo Berço. Lá ele conhece certas pessoas, dentre elas um taverneiro chamado César e um homem fumando charuto chamado Thiago. Além disso, uma jovem chamada Elizabeth é mencionada como alguém que saberia lidar com os seres "acinzentados", fazendo menção aos luzídios. Em determinado momento do enredo, um jovem asiático intercepta Rowan e o grupo pedindo ajuda, fazendo referência ao Joui.
Curiosidades[]
- Os quadrinhos de Força G são uma homenagem e referência a um RPG mestrado por Calango durante a época de "O Segredo na Floresta", que tinha como jogadores Cellbit (como Healstom),[5] LJoga (como Adan), Guaxinim (como Fantasma Vermelho), Leo Santi (como Tangatatoa) e Zero (como Trovão).
- A aparência de Healstom é inspirada em uma das raças alienígenas do jogo Outer Wilds.
- Healstom sempre foi muito bondoso e tinha como princípio "sempre defender os outros". No entanto, em um ataque de fúria, ele acaba matando o vilão Abyss, que havia sequestrado sua mãe, a Manu Gavassi, após isso ele acaba se tornando o "Killstom", largando seu Mangual Atômico e começando a utilizar a "Foice Lunar" como arma.
- O professor Auron protegia os personagens sem eles saberem. Exemplo disso é que, após a luta contra Abyss num ginásio poliesportivo, Auron passou no local e removeu todas as evidências que poderiam comprometer os jovens depois da luta. Isso evitou que eles sofressem consequências mais sérias por se meterem com vilões mesmo sendo apenas estudantes.
- O sistema utilizado no RPG é o Mutantes & Malfeitores.
- A arte de Arthur Cervero foi utilizada para a substituição da arte de um personagem perdido pelo Calango.
- Tangatatoa é inspirado na cultura Maori. Ele também dançava Haka.
- A teoria de Hugo que o professor Auron é um traidor é a mesma teoria que Cellbit tinha durante a campanha. No entanto, foi descoberto que o professor estava protegendo as crianças, sendo revelado que o Diretor era o verdadeiro vilão da história.
- Apesar do personagem de LJoga ser misterioso, nos primeiros minutos de participação, Adan urinou no chão da sala de aula. Esse acontecimento fez todos ficarem bastante confusos, dado a natureza da ação, assim o momento se tornou uma piada dentro da história.
- Healstom e Fantasma Vermelho tinham um "jogo" secreto, no qual Healstom socava o rosto de Vitor do nada e ele deveria ficar intangível pra não ser atingido.
- A temática desse RPG foi bastante influenciada pelo anime Boku no Hero.
- Os designs e ilustrações de todos os personagens foram feitos por Akila Gabriel, artista principal de Ordem Paranormal: Iniciação e, anteriormente, colorista da equipe de Ordem Paranormal.
- Em Ordem Paranormal: Desconjuração, o nome da Equipe "Força D", decidido por Kaiser, é feito com inspiração no nome da história em quadrinhos, sendo "D" uma abreviação para Desconjuração, o ponto central da investigação feita pela equipe, naquele momento.[6]
- O nome do criador da HQ, Thiago Ouvias, é uma referência ao próprio nome de Calango, Thiago Elias.
- Hugo participou, junto de Arthur, em um concurso feito pela editora da HQ para criar um personagem principal novo. Os dois criaram o herói Anjo da Noite, em referência ao Kaiser, e ganharam o concurso.[7]
- No 12º episódio de Calamidade, enquanto a Equipe Abutres está no avião para retornar ao Brasil, Arthur Cervero começa a assistir ao novo filme da Força G.[8]
- O Anjo da Noite foi introduzido durante o arco do "Fantasma Vermelho Invertido".[7]
Galeria[]
Referências[]
- ↑ Desconjuração - Episódio 1 (assistir no YouTube em 57m00s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 13 (assistir no YouTube em 2h18m27s)
- ↑ Live do Cellbit de 4 de abril de 2021 (assistir na Twitch em 40m28s)
- ↑ Twitter. Tweet de Leo Santi (8 de julho de 2020)
- ↑ Twitter. Tweet de @Cellbit
- ↑ Desconjuração - Episódio 20 (assistir no YouTube em 1h14m54s)
- ↑ 7,0 7,1 Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 4h14m59s)
- ↑ Calamidade - Episódio 12 (assistir no YouTube em 3h29m37s)