A Energia Potencial, comumente abreviada para EP, e também conhecida como "Entropia" é o nome dado ao conjunto de momentos e possibilidades potenciais que poderiam ter acontecido, mas nunca ocorreram, por conta da Entidade de Morte. A Morte parece sempre buscar a aplicação de Energia Potencial dedicada à espirais, comumente associadas com o elemento. Cada instante que um indivíduo passa examinando ou contemplando uma dessas espirais, também é um instante que esse mesmo indivíduo poderia estar usando para fazer outras escolhas, vivenciar outros momentos, realizar outras ações. Com isso, a Morte consegue se fortalecer, absorvendo a Energia Potencial gerada pelos momentos gastos observando uma de suas espirais, e pelas possibilidades que nunca aconteceram graças à própria Entidade.
A Energia Potencial também foi vista sendo utilizada pelo Parasita de Dimensões do Santo Berço de Carpazinha. O Parasita era capaz de receber grandes quantidades de EP através dos "Mananciais", Luzidios que viviam presos pela vida toda em uma cela completamente branca, com exceção de um Símbolo Espiral marcado em uma das paredes, na Caverna de Santo Berço. Por viverem em tais celas desde que nasceram, os mananciais permaneciam a vida inteira observando e admirando o Símbolo Espiral, gerando enormes quantidades de EP, que era utilizada pelo Parasita para manter a cidade em perfeita condição.
Algumas criaturas que eram manifestações do Parasita, como o Carniçal Preto, ou que simplesmente estavam conectados a ele, como a Aracnasita, aparentemente podiam usar maiores quantidades de EP para ficarem mais fortes, caso da Aracnasita, que chegou a ter um tamanho anormal para aranhas comuns por conta da Energia Potencial extraída de Thiago Fritz.
Experimentos em Carpazinha[]
A Energia Potencial foi citada pela primeira vez nas páginas do diário do Eric Jour, sendo descrita como uma energia essencial para o triunfo de "Santo Berço", o projeto em que ele e mais 4 cientistas experimentavam com o Parasita de Dimensões:
Análise de Fragmentação da Membrana
- 15 de Outubro de 2019
Os testes iniciais de radiação EP com os restos mortais recuperados pelo Dr. Valter demonstram um retorno promissor, mas não o suficiente para sustentar o projeto SB por si só.
Ainda me preocupo com a situação com essa gangue de primatas motoqueiros condenáveis que somos obrigados a subornar. O que estamos realizando aqui é muito maior do que esses vermes. Nós estamos criando o futuro.
Mas as armas deles são maiores do que as nossas. Dra. Paula é otimista e deu a ideia de que no futuro eles nos sejam úteis, podendo fazer o trabalho sujo do sequestro das fontes de EP necessárias.
Valter Luz encontra os restos mortais de Virgulino Batista, enterrado no quintal de sua antiga casa, usada pelos cientistas como uma base para seu projeto. Todavia, a energia vinda de restos mortais parece não ser o suficiente para o que estavam precisando fazer e por isso Dr. Eric diz que os Assombrados, gangue que o grupo estava subornando, poderiam fazer o "trabalho sujo" para trazer as fontes de EP que eles precisariam, isto é, pessoas vivas.
Após encontrar o cadáver de Virgulino, os cientistas o transformam no Carniçal Preto da Morte, algo que o Dr. Eric relata em outra página de seu diário:
Dra. Eva mais uma vez! 28 de outubro de 2019
Louvada seja a Dra. Eva van Gloss e seus achados! Eu sabia que seu faro arqueólogo traria mais um presente para nós! Aparentemente ela encontrou um diário perdido dos antigos moradores. A situação com aquela criatura no porão já estava ficando preocupante, eu não durmo direito há mais de uma semana. Mas isso me dá tempo de calcular. Colocar uma estante na frente da porta ajuda a abafar o som.
Irei verificar as informações do achado de Eva. Se o que presumo estar registrado nesse diário estiver correto, nós podemos abandonar os experimentos nesses restos mortais decrépitos e teremos uma fonte infinita de energia. O Santo Berço irá prosperar.
Nessa mesma página, é dito que a Eva van Gloss acha o diário de Lurdete Batista, o que é expresso por Dr. Eric como algo promissor, que os faria abandonar os experimentos no Carniçal e obter uma "fonte infinita de energia". Sabe-se que a informação contida no diário de Lurdete era um relato de uma mente se deteriorando por algum tipo de contato e conexão com o Parasita de Dimensões, isso parece ser ao que Eric se refere. No entanto, essa não foi a primeira vez que os cientistas tem contato com uma pessoa afetada pela Hipnose Espiral: antes do início do Projeto Santo Berço, sabe-se que a Dra. Eva Van Gloss havia experimentado os efeitos do Símbolo Espiral em Ingrid Volkomenn, como ela mesma narra em uma fita encontrada no Bunker das Minas de Santo Berço. Dessa forma, as cobaias humanas que são usadas como fonte de energia de EP para o Parasita, são potentes e podem alimenta-lo por anos, mas sofrem danos permanentes ao seu psicológico no processo.
Em outra carta, onde o Dr. Eric parece estar obcecado pelos cálculos do projeto, ele relata que precisariam buscar as "fontes de fluxo EP concentrado":
Cálculos - 10 de novembro de 2019
Os cálculos estão certos. Tudo está certo. Eu os fiz. E refiz. Eu não preciso dormir, eu preciso continuar calculando. Recalculando. De novo e de novo.
Mais um dia calculando. Só mais um. Se eles continuarem dando certo vai acontecer. O Santo Berço vai prosperar. Nosso Santo Berço. Precisaremos buscar as fontes de fluxo EP concentrado amanhã. Só mais um dia de cálculo.
Sabe-se que as tais "fontes de fluxo EP concentrado" foram Alice e Camila Montes, respectivamente filha e esposa de Rafael Montes, o caso que inicia a trama de O Segredo na Floresta. Essa informação é confirmada pela data em que o corpo de Rafael foi encontrado por Ivete Beicur próximo ao Suvaco Seco, em 11 de novembro de 2019,[1] um dia depois da página "Cálculos" ser escrita por Dr. Eric.
Após isso, Santo Berço é criado com sucesso, com todos os cientistas se tornando conectados ao Parasita e consequentemente abandonando seus estudos, mas mantendo os mananciais como fontes de EP na Caverna de Santo Berço para abastecer o Parasita, vivendo por várias gerações até a chegada da Equipe E.
Referências[]
- ↑ O Segredo na Floresta - Episódio 15 (assistir no YouTube em 43m17s)