- Para a personagem, veja Elizabeth Webber.
Injustiça, né? Muito prazer, eu sou a Injustiça.
Elizabeth é o sexto episódio de Ordem Paranormal: Desconjuração. Teve sua exibição em 5 de dezembro de 2020.
Sinopse[]
Após uma longa investigação, a equipe finalmente encontra a agente Elizabeth Webber em um orfanato abandonado, presa por um misterioso grupo nomeado "Escriptas".
Sumário[]
Elizabeth Webber sente que todos os casos que já investigou a levam em direção à Ordem da Desconjuração. Desde o primeiro caso que a apresentou a Ordo Realitas, até a Escola Nostradamus e o Santo Berço. Após meses investigando um grupo de ocultistas no Edifício Novo Amanhecer, a agente é capturada e levada em um caminhão. Em cativeiro, ela reencontra-se com seu parceiro, Gustavo Dohmer, raptado após seguir os rastros de Elizabeth, e os dois são levados para o Orfanato Santa Menefreda, onde passam alguns dias presos.
Durante esse período, Guto é constantemente levado durante a noite e sofre nas mãos dos Escriptas, que, aos poucos, o transformam em um Existido. Desolada em sua cela, Liz vê a figura de Thiago Fritz tentando livrá-la da culpa que sente por tudo que aconteceu. Quando ela também é levada desacordada para fora de sua cela, tem visões do pior pesadelo que já experienciou, onde sua mãe e todos seus companheiros mortos saem de uma labareda de chamas.
Recobrando a consciência e abrindo os olhos lentamente, a agente se vê em uma sala completamente vermelha, com textos desenhados por todo lado e cinco Existidos ao seu redor.[2] Amarrada, ela não consegue resistir às tatuagens feitas à força em sua pele por José, com os olhos arregalados e um enorme sorriso no rosto, afirmando que tinha encontrado uma "Marcada", até que uma injeção a faz apagar novamente.
Um longo tempo se passa. Elizabeth acorda novamente em sua cela com som de tiros e luta. Sem acreditar no que vê, ela encara a equipe do outro lado das grades.[3] Buscando pelas chaves do cativeiro, Dante e Arthur encontram o escritório do Padre Ronaldo. Nele, há uma carta da Irmã Thelma, um mapa do Orfanato, chaves e um computador com e-mails assinados por José.
Com as celas abertas, o grupo se reúne novamente, emocionados ao reencontrar Elizabeth. Kaiser tira uma foto despercebida do abraço de Joui, Arthur e Liz. Ao guardá-la, no entanto, ele nota que todas suas fotos, exceto a que recém tirara, continuam distorcidas, agora também sem os narizes. A equipe liberta os demais prisioneiros que passam a acompanhá-los. Liz se mostra desconfiada de Dante, pois o ocultista estava presente no caso que a introduziu no mundo paranormal. Em um cômodo próximo, mais documentos são encontrados, tratando de correspondências de 2019 entre Álvaro Augusto e um homem chamado Virgílio, nas quais a Escola Nostradamus de Ensino Médio é mencionada, junto de transações de dinheiro entre as partes. Nessa comunicação, Álvaro é o mais ativo e parece respeitar e obedecer esse outro homem. O último registro, de janeiro de 2020, possui apenas duas palavras enviadas pelo diretor: "Eu consegui". Elizabeth percebe que o horário do último registro de Álvaro foi algumas horas antes de sua primeira equipe achá-lo morto no bunker da escola.
No caminho de volta ao elevador, o grupo decide explorar uma última sala.[4] Trata-se do mesmo quarto onde Elizabeth acordou de seu pesadelo, mas, dessa vez, ele se encontra vazio, carregado de uma aura pesada. Quando Beatrice adentra o cômodo, Orpheu é instantaneamente afetado pelo lugar e levanta voo em direção ao Símbolo maior marcado no chão. Pousando na cadeira que prendera Liz, ele inicia um canto. No meio dessa trajetória, o pássaro começa a brilhar e diversas escritas podem ser observadas por todo o seu corpo. Porém, diferente das escritas nos corpos de escriptas e Existidos, essas narram o simples cotidiano de uma mulher. Enquanto isso acontece com Orpheu, Beatrice é também afetada e recorda de sua mãe a olhando juntamente de outro homem loiro nesse mesmo ambiente, enquanto um ritual acontecia com ela. Em busca de mais repostas, a agente decide aproximar-se do símbolo e tem o seu segundo flash de memórias: ela se vê adentrando o Orfanato Santa Menefreda já destruído. Orpheu apenas para de brilhar quando retira-se da sala.
A equipe segue corredor, quando Joui ouve a risada de Anthony ecoando e o vê descendo pelo elevador. Eles descobrem que o painel está quebrado, e que agora seu único acesso ao primeiro andar é pelos dormitórios que estavam evitando. Abrindo caminho por um dos quartos, eles encontram dois Existidos de Morte, com uma espécie de lodo preto pelo corpo. Após derrotarem as criaturas, Joui sente seu celular vibrando, mesmo não tendo sinal na área. O celular emite uma chamada, mas Joui não consegue atender pela falta de um cartão micro SD. Kaiser atesta que isso não faz sentido, mas mesmo assim ele insere o cartão encontrado anteriormente. O celular então começa a sofrer um glitch na tela, formando um símbolo de energia. A tela tem seus pixels queimados no formato do símbolo e a ligação para de tocar, com a mensagem: "OBRIGADO" aparecendo, e o celular se desliga. Kaiser identifica aquele símbolo como o mesmo que o introduziu ao mundo paranormal, levando-o a conhecer a Ordem.
Seguindo mais à frente, o grupo abre uma nova sala, com três Existidos de Energia, que parecem não ter uma forma sólida, nem líquida e nem gasosa. Beatrice se fere gravemente, mas os agentes derrotam as criaturas. Dante se oferece para curar as feridas da amiga de infância com um Ritual de Cicatrização. Os agentes então continuam a vasculhar os dormitórios, e no fim, encontram um lance de escadas, que os levam ao primeiro andar. Ao descer, com todos os prisioneiros, todos viram para a esquerda, somente para terem uma visão de uma das coisas mais aterrorizantes de suas vidas: uma figura feminina, com cabelos longos e seu corpo quase completamente destruído, com suas vísceras à mostra. Elizabeth percebe que a criatura é muito similar à Degolificada, um dos monstros com quem ela lutou em seu primeiro caso na Ordem.[5]
Os agentes começam a correr, apressando alguns dos prisioneiros junto, porém alguns ficam para trás, incluindo Guto, que mal conseguia correr por estar quase virando um Existido. Em meio à fuga, Kaiser prepara a granada que Erin havia lhe entregado e joga na direção da criatura, que rebate na parede e volta bem no seu pé. A explosão desfigura parte de seu rosto, deixa metade do seu corpo completamente queimado, e ele é jogado para trás.[6]
Joui e Arthur utilizam primeiros socorros, e estabilizam seu amigo, enquanto Dante, Elizabeth e Beatrice começam uma caça ao tesouro por um brinquedo favorito de uma das crianças do orfanato, Nina. Joui distrai a criatura para que eles possam encontrar uma cabeça e corpo de coelho de pelúcia nos dormitórios. Em um ato de coragem, Elizabeth, já com o coelhinho em mãos, se joga na frente da Degolificada na tentativa de salvar o Joui, e entregar a pelúcia para a Nina, que subitamente a pega pelos cabelos, somente para pegar o coelho.[7] A voz de Nina, que ecoa no ambiente, agradece, e de presente, restaura a pelúcia, com um símbolo de ritual ocultista desenhado em seu peito. Dante, com uma visível raiva após descobrir o que aconteceu com Nina, pega um dos gizes que achou pelo segundo andar e desenha o ritual de transcendência, transcendendo e aprendendo o ritual de destruição através do coelho. Ele então, utiliza seu novo ritual para desintegrar a porta de carne e sangue que bloqueava o caminho do grupo.
Ao sair, os agentes então ouvem vários Existidos do lado de fora. Ao se aproximarem, encontram dezenas de Existidos, que parecem dizer seus nomes e que começam a tentar puxar eles para si mesmos. Os agentes tentam se soltar, até que repentinamente, os Existidos param.[8] O grupo então continua a andar, com cuidado, apenas para que novamente, os Existidos comecem a se tornarem ativos, mas em um ritmo mais leve e diferente. Um deles começa a dizer KIAN. Os outros seguem e começam a dizer KIAN. Os Existidos começam a gritar KIAN, aparentemente chamando pelo nome. E subitamente, um farol acende. Um farol de caminhão. E de repente, uma silhueta encapuzada, loira, descalça, com os olhos esbranquiçados, uma regata branca, com tatuagens escriptas por todo o corpo, começa a andar lentamente para a direção do grupo.[9] Dante, Beatrice e Elizabeth reconhecem a silhueta encapuzada: é Leonardo Gomes. O homem brutalmente assassinado por uma criatura no ritual que Dante fez junto. O homem que Luciano fez um acordo para poder salvar seu marido Fernando, que estava presente no ritual de perda de memória de Beatrice, o responsável por introduzir Elizabeth ao mundo paranormal.
Várias silhuetas aparecem de trás de Leonardo, que caminha lentamente para Dante, tentando alcançá-lo, para olhar com seus olhos vazios. Leonardo é puxado para trás, por uma corrente. E os agentes então, são recebidos por um homem de cabelos pretos longos, vendado, com um poncho preto e dourado: Gal. Ele trata Leonardo como Kian, o chamando de volta para o seu lado. O grupo percebe duas criaturas acorrentadas a Gal, uma masculina, com quatro braços, e outra feminina, emitindo uma aura poderosa. Dante reconhece algumas das pessoas atrás de Gal, como Gregory, Nubi, Rana, Henri e Anthony. Ele então questiona o porquê de Gal estar fazendo isso, sendo respondido que ele não deve saber disso agora. O ocultista afirma que todos ainda estão fracos e que não estão prontos para a Desconjuração. Subitamente, uma das ocultistas, que também era uma das crianças do orfanato, abre seu leque, lançando um ritual de paralisia a todos os agentes. Gal anda tranquilamente no meio de todos, dizendo que uma pessoa ali já cumpriu o seu destino. Ele então usa um ritual de controle mental em Joui, fazendo-o pegar a katana e entregá-la de um jeito cordial ao homem. Ele então pede para que todos observem o que acontecerá, pois ele não quer que esqueçam esse momento. Gal saca a katana e a pressiona contra a garganta de Joui.
Elizabeth pede para que Gal não faça isso com seu filho, mas logo então, Gal os entreolha, sorrindo, ele tira a espada da garganta de Joui e a crava no peito de Elizabeth. Ele pressiona cada vez mais no peito da cientista forense, que começa a ter flashes da primeira vez que foi tomar sorvete com sua mãe. Prestes a falar suas últimas palavras, Elizabeth cospe sangue e não as pronuncia. A espada é cravada no chão e Liz fica suspensa no ar, morta.[10] O olhar desesperado de todos os agentes e o ódio de Joui transparecem pela área. Gal ordena para que seus amigos levem os agentes de volta para as celas do segundo andar. Ele olha para Joui, que está totalmente tomado pelo ódio e como últimas palavras, diz que "A Desconjuração ainda não acabou e que "as peças" precisam se mover para a etapa final". Joui cospe em Gal ao ouvir isso, e então, os agentes são levados para dentro das celas.
Evidências e informações[]
- Artigo principal: Documentos
Evidência | Descrição |
---|---|
Mensagem enviada por José para alguém desconhecido: "Eu acredito que encontrei um deles. Durante o processo de Desconjuração com uma mulher trazida dos apartamentos, eu senti o que você prometeu. O que eu nunca tinha sentido antes. É incrível, nós encontramos. Como você indicou, eu interrompi o processo assim que eu entendi. Kian sabe." Resposta enviada para esse email: "A Desconjuração está começando, agora basta esperar, os outros marcados virão por ela. Kian sabe."[11] | |
Foto de Arthur Cervero, Beatrice Portinari, Orpheu e Fernando Carvalho na van, mas com suas bocas e narizes completamente removidos causado pelo Viajante.[12] | |
Foto de Kaiser com seu pai e sua mãe, mas com suas bocas e narizes completamente removidos causado pelo Viajante.[12] | |
Foto de Cristopher Cohen no Sanatório de Pequena Carpa, mas com sua boca e nariz completamente removidos causado pelo Viajante.[12] | |
Foto de Arthur Cervero e Joui Jouki, mas com suas bocas e narizes completamente removidos causado pelo Viajante.[12] | |
Carta de Thelma para Ronaldo Crosti.[13] | |
Correspondências datadas de 2019 e 2020 entre Álvaro Augusto e "Virgílio". Nesses documentos a Escola Nostradamus de Ensino Médio é citada algumas vezes e transações de dinheiro estão envolvidas. A comunicação é mais ativa da parte de Álvaro, mas ele parece respeitar e obedecer o outro que escreve as cartas, tratando-o como líder. O último envio, de janeiro de 2020, vem da parte de Álvaro e enuncia: "Eu consegui".[14] | |
Mapa do 2° andar do Orfanato Santa Menefreda.[15] | |
Desenho de Arnaldo Fritz feito por Bruno.[16] | |
Símbolo do Anfitrião marcado no celular de Joui Jouki após inserção do cartão microSD do Anfitrião por Kaiser.[17] | |
Livro "Aventuras do Camaleão" marcado com o Símbolo do Ritual de Esconder dos Olhos. Foi encontado no Orfanato Santa Menefreda.[18] | |
Caco de vidro marcado com o Simbolo do Ritual de Cinerária. Foi encontrado no Orfanato Santa Menefreda.[19] | |
Cristal marcado com o Simbolo do Ritual de Envelhecimento Localizado. Foi encontrado no Orfanato Santa Menefreda.[20] | |
Anel marcado com o Simbolo do Ritual de Reação. Foi encontrado no Orfanato Santa Menefreda.[21] | |
Símbolo do Ritual de Ouvir os Sussurros marcado na frente da porta feita de carne do Orfanato Santa Menefreda.[22] | |
Coelhinho de pelúcia da Nubi que foi amaldiçoado pela Degolificada de Nina, marcado com o Simbolo do Ritual de Destruição Temporal.[23] |
Elenco[]
- Cellbit - Mestre
- Gabi Cattuzzo - Elizabeth Webber
- Guaxinim - Arthur Cervero
- Calango - Kaiser
- Luba - Joui Jouki
- Rakin - Dante / Thiago Fritz
- Triz Pariz - Beatrice Portinari
- João Miranda - Gal
Curiosidades[]
- Esse foi o segundo episódio mais longo de toda a série até hoje, perdendo por 1 hora e 11 minutos para A Ordem Paranormal - Episódio Final, que durou 7 horas e 58 minutos.
- Em contrapartida disso, esse é o episódio mais longo de toda a série no YouTube, tendo 6 horas e 28 minutos.
- Nos créditos finais, a imagem de Elizabeth foi substituída por uma silhueta da personagem coberta por textos escriptas. Segundo Cellbit, isto não tem nenhum significado maior, apenas simboliza a morte de um dos personagens.
- Com o breve retorno de Thiago Fritz nas alucinações de Liz, Rakin passa a ser o segundo jogador a interpretar dois personagens de diferentes campanhas no mesmo episódio. A última vez que isso havia ocorrido fora em "Hotel", quando Luis Gouveia jogou como Alexsander Kothe e Cristopher Cohen.
Galeria[]
Referências[]
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 6h22m37s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 00h25m55s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 00h27m30s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 01h29m00s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 04h27m40s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 04h51m04s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 05h32m53s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 06H09m33s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 06h10m35s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 06h23m30s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 44m42s)
- ↑ 12,0 12,1 12,2 12,3 Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 50m49s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 1h06m12s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 1h21m18s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 1h53m08s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 2h37m12s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 2h52m20s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 3h15m13s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 3h57m30s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 4h20m48s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 4h45m20s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 4h48m36s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 6 (assistir no YouTube em 5h36m45s)