Ordem Paranormal Wiki
Ordem Paranormal Wiki
Advertisement
Ordem Paranormal Wiki
Para o culto ocultista, veja Escriptas.

Sangue, Morte, Conhecimento, Energia, parabéns, meus alunos. Vocês quase passaram na minha prova, falta só mais um elemento, o mais importante, mas esse eu dou a resposta pra vocês... [...] O Medo.

Escriptas é o quinto episódio de Ordem Paranormal: Desconjuração. Teve sua exibição em 28 de novembro de 2020.

Sinopse[]

A equipe continua explorando o misterioso orfanato em busca de respostas sobre sua amiga desaparecida. Entre desafios mortais e conhecimentos ocultos, lutar é a única saída para encontrar quem procuram.

Sumário[]

Ainda em choque ao ver as pessoas em suas fotos sem boca, Kaiser entra em pânico. Ele grita e começa a chorar, acusando o grupo de ter feito isso com ele, especialmente Dante. Enquanto Arthur, Beatrice e Joui tentam acalmá-lo, o ocultista diz não conhecer nenhum ritual que tenha tal efeito. A fim de se controlar, Kaiser tira uma foto de Joui e Arthur, e vê que essas novas fotos não foram alteradas, mas as antigas permanecem as mesmas.

Após Kaiser recuperar-se de sua crise, o grupo continua vasculhando o Orfanato. Eles avançam pelos corredores, até encontrar uma capela. Nela, Beatrice, Dante e Kaiser se deparam com dois Existidos, um deles flutuando no ar, e versículos da bíblia fixos num altar juntamente com cinco pedras. Beatrice mata um dos monstros com sua balestra e a equipe decide trancar o restante na sala. No entanto, o Existido altera para sua forma luminosa e começa a investir contra a porta, forçando Kaiser a executá-lo com um tiro.

Seguindo o corredor, Beatrice estranha que Orpheu, agitado, repentinamente começa a cantar. Beatrice explica que os pássaros urutaus são conhecidos por avisar a morte ao cantar. Sem acreditar nessas superstições Joui abre a porta que Orpheu encarava e o urutau entra apressado. Lá dentro, Beatrice entra em choque ao ver sua mãe, tratando dos ferimentos de um Existido. Ela possui diversas tatuagens, semelhantes às dos escriptas, cabelos curtos e escuros e os olhos esbranquiçados.

A mulher diz para Beatrice não se aproximar, mas ela corre para abraçar a mãe, que apenas desaparece em meio a luzes coloridas, com um sorriso triste no rosto. Tentando entender o que se passou, a equipe descobre o corpo de uma Existida numa maca, morto há não muito tempo.

Seguindo o mapa que encontraram, eles retornam e vão até um grande pátio, onde veem alguns escriptas e Existidos. Os escriptas parecem distraídos, glorificando alguém chamado Kian. A equipe decide se separar para pegá-los de surpresa - Kaiser e Arthur ficam em posição, enquanto Beatrice, Dante e Joui dão a volta no prédio para acessar o lado oposto do pátio. No caminho, Dante retorna até a sala onde haviam enfrentado o grupo de escriptas mais cedo e teoriza se os Existidos não seriam apenas ocultistas no final de sua transformação. Beatrice encontra uma Bíblia, e ela e Dante relembram sobre os mandamentos escritos no altar da capela, tentando decifrar seu significado.

Quando chegam na entrada perto do portão principal, Beatrice percebe que, mesmo cego, um homem em cima de um banco tem o olhar fixo nela, com um sorriso macabro no rosto. Dante o reconhece como Henri, um de seus colegas do Orfanato. Num tom calmo, o escripta se aproxima, referindo-se a Beatrice como Lilian, e sugere que, se não quiserem confronto, a equipe deve participar de uma sequência de desafios. Confusa com a afirmação do ocultista, Beatrice confronta Dante sobre o nome Lilian, o mesmo usado por este assim que os dois se reencontraram. Sob pressão, Dante revela que este é o verdadeiro nome dela, e apenas fingiu não reconhecê-la na Base da Ordem.

Porém, antes que mais explicações possam ser dadas, Henri convida todos ao centro do pátio. Ele revela ter ouvido também Arthur e Kaiser do outro lado e, assim, os cinco membros da Ordem descobrem a natureza do desafio do escripta. Eles questionam o homem sobre o objetivo de tudo isso, e Henri apenas responde que os inimigos os deixarão em paz e revela que Liz está no segundo andar, mas só conseguiram ir lá se eles vencerem dois dos três desafios.

Com isso, Henri convoca um dos seus homens, José, para o primeiro confronto, mas logo percebe que os agentes da Ordem já o haviam matado. Com isso, outro escripta, Agarim, com uma grande foice nas mãos, é chamado e Joui se candidata para o duelo de Sangue, somente com lâminas. O japonês pede a faca com desenhos ocultistas encontrada por Dante e avança com sua katana. Em dois movimentos, Joui corta Agarim no meio e ele cai morto.

Para o desafio seguinte, Henri chama Nergal, para o que ele descreve como um duelo de Dor, sem sangue. Kaiser se voluntaria, porém, dada a natureza do combate, Dante é incentivado pelos outros a lutar. Ele pede a Nergal por cinzas animais e arranca um órgão do corpo de Agarim, mais precisamente, o fígado, para realizar seu Ritual de Decadência. Logo, Dante convoca suas forças ocultistas e seu inimigo passa a adoecer grotescamente até murchar como uma planta oca e morta.

Impressionado e empolgado pela demonstração dos invasores, Henri parabeniza os vencedores, mas diz que gostaria de ver ainda mais sangue. Debaixo de uma árvore sem folhas, o líder dos ocultistas se aproxima de um Existido musculoso. Henri o fere, fazendo-o brilhar, e foge juntamente com seu companheiro sobrevivente. Imediatamente, a criatura parte para atacar Beatrice, Joui, Arthur, Kaiser e Dante. O enorme Existido fere Beatrice, mas logo tem a cabeça arrancada pela katana de Joui.

Com o fim da batalha, Beatrice, e o resto do grupo, exigem explicações de Dante. Ele diz que assim que percebeu que Beatrice havia sofrido um Ritual de Perda de Memória, achou melhor que ela soubesse o mínimo possível para protegê-la. Cientes agora de que Liz está presa no segundo andar do prédio, os cinco se dirigem ao elevador, apenas para encontrá-lo preso por um enorme cadeado.

Enquanto Dante cuida dos ferimentos de Joui, os outros três entram em uma biblioteca a procura de uma chave. Logo na entrada, Beatrice encontra um estranho papel, apenas com a palavra "Espelho" escrita nele. Ao virá-lo, ela vê um símbolo, e na mesma hora, uma segunda Beatrice entra no local. A porta da biblioteca se tranca magicamente, tornando impossível de derrubá-la ou de Joui e Dante ouvirem o que se passa lá dentro. As duas Beatrices dialogam entre si, e descobrem ter as mesmas memórias. Então, uma risada maliciosa ecoa pelo ambiente. A voz diz que, para sair dali, seus "alunos" deveriam resolver uma série de enigmas, em sua aula sobre os Elementos do Outro Lado.

Para começar, a voz sussurra para Arthur que "o primeiro está escondido dentro de todos vocês". Após teorizar sobre sangue, traumas e segredos, Arthur decide abrir um dos livros na sessão de biologia. Ele encara uma figura humana somente coberta pela estrutura muscular e fica abalado por um flashback do Carniçal. Percebendo que estão no caminho certo, Kaiser encontra uma gravura do esqueleto humano e em seguida, uma espiral vinda do crânio começa a se formar. A voz os congratula, apresentando o primeiro elemento: MORTE.

A voz lança o segundo enigma: "Se você me ignorar por muito tempo, provavelmente vai perder completamente o controle." Kaiser procura algo nos livros de autoajuda, mas quando Arthur abre um livro culinário na página de sua refeição favorita, uma palma manchada de sangue aparece e faz o sangue transbordar no livro. A voz os congratula, apresentando o segundo elemento: SANGUE.

O terceiro enigma diz que "o conhecimento pode ser perigoso. Aprender tudo sobre um assunto pode não ter volta. Talvez o mais seguro seja aprender um pouco sobre todos os assuntos". Arthur sugere procurar uma enciclopédia e sem titubear muito, Beatrice um se dirige uma mesa e encontra uma enciclopédia. Ao abri-la, as letras começam a se embaralhar, virando símbolos desconhecidos. A voz os congratula, apresentando o terceiro elemento: CONHECIMENTO.

No quarto enigma, a voz pergunta: "Como tanto livros podem ter o mesmo peso?". Após teorizarem sobre os pesos dos diferentes livros da biblioteca, Kaiser e Arthur pensam sobre o tanto de livros que um celular também pode armazenar. Kaiser abre seu celular, que já está aberto em um livro. Do nada, vários livros passam, vários glitches acontecem na tela, e um símbolo aparece no celular. Um símbolo que Kaiser conhece. A voz os congratula novamente, apresentando o quarto elemento: ENERGIA.

Por fim, o grupo se prepara para o último enigma. Nisso, Anthony, uma figura enfaixada, com papéis escritos sobre seu corpo, aparece atrás de uma das Beatrices. Com uma faca no pescoço dela, ele sussurra "O MEDO" e corta a garganta da Beatrice falsa, que tem seu corpo desintegrado e vira uma poça de carne e sangue. Ele cola dois papéis numa estante e desaparece. Nesses papéis estão escritas as palavras "ANTHONY" e "DISSIPAR", e atrás deles, símbolos ocultistas de rituais, assim como uma grande chave atrás de um deles. No mesmo instante, a porta se destranca e esse grupo é recebido por Joui e Dante, preocupados com os amigos. Eles se reagrupam novamente, discutindo sobre o que houve na sala. Arthur pega o papel onde estava escrito ANTHONY, e sente algo estranho, porém desconhecido. Sendo questionado se os papéis eram paranormais, Dante diz que o papel que Arthur pegou já fora utilizado, enquanto o papel de DISSIPAR ainda continuava amaldiçoado, e poderia ser utilizado para transcender. Após isso, o grupo sai da sala, e tendo a chave em mãos, eles abrem o elevador, se direcionando ao segundo andar.

Lá, a equipe passa por algumas portas trancadas e enfim se depara com um corredor de celas. Dentro delas, estão pessoas em frangalhos, incertos do que está havendo com eles. Entretanto, ao chegar no fim do corredor, eles avistam que ao lado de seu companheiro, Gustavo Dohmer, há uma mulher idosa, usando um sobretudo marrom, e várias tatuagens na região de seu peito. É Elizabeth Webber.[2]

Evidências e informações[]

Artigo principal: Documentos
Evidência Descrição
Foto Kaiser e família sem boca
Foto de Kaiser com seu pai e sua mãe, mas com suas bocas completamente removidas causado pelo Viajante.[3]
Foto Arthur e Joui
Foto de Arthur Cervero e Joui Jouki no Orfanato Santa Menefreda tirada por Kaiser.[4]
Computadores Queimados no Orfanato
Cartão microSD do Anfitrião. Foi encontrado em meio a computadores queimados na sala de informática do Orfanato Santa Menefreda.[5]
Símbolo Espelho Papel espelho
Papel branco escrito "Espelho", no seu verso está marcado o Símbolo do Ritual de Espelho. Foi deixado na biblioteca do Orfanato Santa Menefreda por Anthony Scelto e acabou sendo despedaçado por Kaiser.[6]
Cartão anthony frente e verso
Papel branco escrito "Anthony", no seu verso está marcado o Símbolo de Emissão do Ritual de Sentir Através.[7]
Cartão dissipar frente e verso
Papel preto escrito "Dissipar", no seu verso está marcado o Símbolo do Ritual de Dissipar Espíritos.[7]


Elenco[]

Curiosidades[]

  • Com esta aparição como Elizabeth Webber, Gabi Cattuzzo fechou um hiato de três episódios ausente. Esta foi a segunda maior lacuna deixada por um protagonista vivo na série. Sem contar a breve gravação encontrada em "Ordo Realitas", sua última aparição se deu em "Equipe E".
  • Esta sessão marca a primeira vez que dois protagonistas vivos, Fernando e Erin, não participaram de um episódio, nem mesmo interpretados pelo Mestre. Eles haviam ficado na base da Ordem no episódio anterior, tratando de seus ferimentos.
  • Os Versículos mencionados no episódio são: Apocalipse 3:20 // Estou em pé à porta e estou batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e tomarei a ceia com ele, e ele comigo. Jó 10:8 // Tuas próprias mãos me modelaram e me fizeram, mas agora queres me destruir completamente. Daniel 2:22 // Ele revela as coisas profundas e as coisas escondidas, sabe o que há na escuridão, e com ele mora a luz. Mateus 25:41 // “Então dirá aos à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, amaldiçoados; vão para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. Jeremias 12:17 // Mas, se eles se recusarem a obedecer, vou arrancar essa nação; vou arrancá-la e destruí-la, diz o Senhor.
  • A agente Elizabeth Webber é adicionada na finalização deste episódio.[2]
  • Esse é o único episódio em que os créditos tem a imagem de todos os protagonistas vivos.[8]

Galeria[]

Referências[]

  1. Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h45m5s)
  2. 2,0 2,1 Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 4h04m49s)
  3. Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 6m41s)
  4. Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 11m50s)
  5. Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 14m46s)
  6. Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 2h43m06s)
  7. 7,0 7,1 Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h51m03s)
  8. Desconjuração - Episódio 5 (assistir no YouTube em 4h07m17s)
Advertisement