É ironia do destino... É realmente uma Divina Comédia.
Divina Comédia é o décimo quinto episódio de Ordem Paranormal: Desconjuração. Teve sua exibição em 17 de abril de 2021.
Sinopse[]
De volta à base depois dos horrores sofridos na Mansão, a equipe divide seu tempo entre tratamentos médicos e homenagens aos falecidos. Mas quando Dante testa seu novo ritual, ele passa a ver o dilema de Beatrice de uma nova forma.
Sumário[]
Todos estão cansados após a luta contra o Espreitador. Com Kaiser desmaiado de cansaço e a descoberta de que Arthur foi marcado com um símbolo nas costas, a equipe começa a debater sobre retornar logo para a base da Ordo Realitas.
Joui acorda Arthur e o pergunta sobre o símbolo tatuado nele. Ele se mostra incrédulo e diz não ter colocado nenhum símbolo nele. Luciano puxa o seu celular e tira uma foto do símbolo nas costas de Arthur e o mostra a foto. Ele fica preocupado de estar sendo observado e fecha os olhos. Ainda exausto da batalha, Kaiser acorda e percebe algo reluzindo na pele do Espreitador. Se aproximando do monstro, ele encontra um papel com um símbolo, uma cabeça de boneca e dois discos hexagonais, como o utilizado para abrir um dos caixões no quarto ao lado. Joui pergunta a Kaiser sobre os achados, mas este desmaia novamente antes de poder responder. Joui carrega Kaiser, Erin carrega Ivete, e Luciano ajuda Arthur a voltar até a van. Luciano retorna para buscar as pizzas trazidas por Ivete, e, estranhamente, uma das caixas está aberta com um pedaço da pizza de peperroni faltando. Erin usa as peças da van da gaudéria para arrumar o motor da van. Lá dentro, Arthur, Dante, Erin, Ivete, Joui, Kaiser, Luciano e o Existido de Beatrice se encaminham de volta à base. No caminho, Luciano oferece a Erin um dos pães de queijo trazidos por Ivete, o que a deixa abalada por se lembrar do Tristan.
Na frente do Suvaco Seco, Kaiser pede desculpas a Joui por ter gritado com ele durante a discussão mais cedo. Dante procura Agatha para debater a questão de Beatrice, mas não a encontra na Sala de Rituais. Kaiser e Joui chegam na Enfermaria, onde Marcela questiona Joui sobre como ele está vivo, mesmo com um tiro lhe atravessando o peito. Marcela e Renan iniciam o tratamento nos feridos. Arthur, Luciano e Dante debatem o que fazer com Beatrice por enquanto e sugerem talvez deixá-la protegida nas celas da Ordem. Arthur vai ao escritório do Senhor Veríssimo, onde encontra Chizue Akechi e Paulo Machado no cômodo. Eles explicam que Veríssimo está desaparecido e pedem um relatório da última missão. Arthur conta sobre a morte de Tristan, e ao sair, consegue ouvir Chizue chorando e abraçando Paulo. Erin chega na Enfermaria, e conversa com Kaiser e Renan um pouco sobre Força G, mas, principalmente, comunica todos sobre uma homenagem para o Tristan que ela gostaria de fazer. Renan fica em choque com a notícia e fala com a Ivete e Marcela, que também ficam abaladas. Erin se aproxima de Joui e desabafa com ele sobre as perdas de ambos. Erin chora e é consolada por Joui num abraço. Arthur é ajudado pela Marcela, e Ivete fala com o Arthur e cai na cama da enfermaria, completamente exausta. Marcela conversa com Arthur sobre como ela entrou para Ordem, referenciando os acontecimentos da primeira temporada com o filho dela, Matheus Geleerd, e contando como conheceu o Tristan. Luciano e Dante vão para o salão e Kaiser sobe para o bar e começa a treinar seus tiros. Joui está na enfermaria com uma expressão neutra, se mostrando desligado da realidade. Kaiser escuta uma voz falando que todos estão escutando os tiros, e olhando para trás ele vê Clarissa Leão, que após conversar um pouco, ela fala sobre a morte do Tristan que era seu melhor amigo. Luciano fala com a Marcela, e olha para a Beatrice, que virou uma Existida. Dante chama Kaiser para ajudá-lo a fazer o ritual de ler mentes em Beatrice, o hacker aceita, mas antes vai falar com Arthur. Ele chega falando de um jeito estranho, forçando um sorriso, o que faz Arthur se preocupar com ele. Kaiser vai para o salão ajudar Dante. Arthur fala com Joui sobre a estranheza de Kaiser e comenta sobre algo que ele vai auxiliar Dante a fazer, o que faz Joui ir para o salão também, seguido por Arthur. Dante começa a desenhar o ritual, e começa a ler a mente da Beatrice, que começa a brilhar. Então, ele começa a escutar ruídos muito altos, chegando ao insuportável. Ele começa a chorar e por a mão nos ouvidos tamanha a dor. Dante percebe que os ruídos são, na verdade, gritos de agonia, vozes repetindo seus nomes e contando histórias de terror. No meio dos gritos, ele escuta a voz da Beatrice. Ela começa a gritar frases como:
Meu nome é Beatrice. Beatrice. Lembra de mim. Beatrice. Eu era marcada. Eu era marcada. Saber tudo é perder tudo. Saber tudo é perder tudo. Beatrice. Eu perdi a marca. Eu perdi a marca. Beatrice. Eu perdi tudo. Lembra de mim. Olha pra mim. Beatrice. Não vai embora. Continua olhando pra mim. Olha pra mim. Eu preciso existir. Olha pra mim. Olha pra mim. Beatrice. Olha pra mim. Olha pra mim. OLHA PRA MIM. OLHA PRA MIM.
Beatrice Portinari[2]
A intensidade das vozes e da realidade dentro da cabeça de Beatrice faz Dante desmaiar. Ele é levado para a Marcela, que percebe o batimento aceleradíssimo dele. Ela fica extremamente preocupada, mas lentamente, percebe que ele vai se recuperando.
Joui e Arthur deixam Beatrice na cela, e vão falar com o Kaiser por estar agindo de forma estranha. Luciano também vai atrás do hacker enquanto Erin vai para a mesa onde os outros estão. Luciano então devolve a polaroide do desenho da violeta para o Kaiser, que fica envergonhado. Arthur começa a chamar as pessoas para o memorial do Tristan, dando a notícia para Samuel, que fica completamente desacreditado que justo ele veio a falecer. Ele fica tão abalado que resolve ficar na sala de pesquisa. Indo para o escritório, Arthur chama os agentes veteranos, porém, Chizue, muito nervosa e concentrada, fica indecisa de participar, mas eventualmente Paulo a convence.
Erin começa a homenagem, cantando uma das musicas favoritas de Tristan. Ao terminar de cantar ela vê Clarissa despencando em lágrimas tentando passar despercebida no canto do salão, sem sucesso. Erin dá um discurso emotivo e recebe um abraço coletivo do grupo. Clarissa se aproxima, revelando a origem do casaco do amigo. Ela revela que o casaco era do Veríssimo, e o velho haveria dado a ele a peça na primeira missão dela e Tristan. Ela diz que o casaco é a representação do veterano falecido e simboliza a essência de se sacrificar pelos amigos. Clarissa afirma que enquanto o espirito dele ficar vivo, a Ordem estaria viva. Chizue se aproxima do grupo e conversa um pouco. Kaiser, tentando socializar, sugere jogar truco, e todos concordam, para a surpresa dele. Eles sobem e Arthur começa a fazer uns drinks no bar. Joui se direciona a enfermaria e espera Dante acordar. O ocultista começa a ficar um pouco consciente dizendo que Beatrice está presa e a morte é sua única liberdade. Arthur faz um whisky de canela para Erin, e Kaiser desce para chamar Joui. Ele conversa um pouco com ele, mas logo em seguida Kaiser sobe sozinho. Joui que começa a falar com Dante, este que, quando começa a abrir os olhos, não consegue enxergar nada. Joui percebe as pupilas dos olhos do ocultista totalmente brancas.
Dante, percebendo que estava cego, se desespera e nisso dá um soco muito forte no Joui, que não desiste e ameaça a dar um mata leão para tentar acalmá-lo, com sucesso. Joui corre até o bar e chama Arthur para abrir as celas, e logo os dois vão correndo. Luciano começa a falar com Erin sobre como ele lembrava das coisas que aconteceram com o Fernando, e ao falar isso, Fernando aparece, alegando que não se lembra de nada. Dante e Joui conversam um pouco e entram na cela onde Beatrice estava presa, Dante fala sobre levar ela para o orfanato, e eles decidem ir.
Erin e Fernando chegam, e vão em direção a van, enquanto isso, Kaiser começa a transcender com a cabeça de boneca, e aprende o ritual de sentir através, que, após desenhar o símbolo em um alvo e colocar um outro símbolo nele mesmo, ele consegue escutar e ver o que o seu alvo vê e escuta, por cinco minutos. Esse é o mesmo ritual que estava cravado nas costas do Arthur. Eles encontram Kaiser e todos vão para o orfanato, ao chegar, Dante guia eles para uma árvore grande em cima de uma colina, e dá um discurso emocional, de suas memórias, lembrando que ele e Beatrice sempre ficavam naquele lugar. Lá, ele lia A Divina Comédia para Beatrice, que sempre ouvia enquanto fazia tranças no cabelo do menino. Ele, junto da ajuda de Joui, dá um último tiro de misericórdia na cabeça de Beatrice, a apagando de vez e, finalmente, a deixando descansar depois de sua tortura desde que se transformou em uma Existida.
Eles enterram o corpo de Beatrice e Dante fala sobre a ironia dele não ter enxergado o quanto ela estava sofrendo, e agora ele não enxerga mais nada, sendo uma real divina comédia.
A equipe tampa a cova e uma ultima vez, Gaspar recita a Divina Comédia para a sua irmã, Lilian, e todos dormem um pouco na van. Quando ele termina de falar a passagem de Beatrice junto com Dante para o paraíso, ele cai e dorme na árvore. Kaiser e Joui conversam um pouco fora sobre o novo ritual do hacker, e entrega o papel do espreitador ao asiático. Os agentes percebem Dante dormindo e o acordam, e logo todos partem de volta a base da Ordem, com Fernando dirigindo a van.
Em um certo momento, Joui pega sua mochila, desce em uma rua e segue seu caminho para uma escola onde dá aula de ginástica para crianças. Ele comunica que não poderá dar aulas por um bom tempo e que deixará uma amigo seu encarregado delas. Eles, agora sem Joui, chegam na base da ordem, Arthur chama Dante para dormir na casa dele, e o Kaiser se dirige a sala de pesquisas, procurando informações sobre Anthony, descobrindo que o ocultista possui o sobrenome Scelto. Ele pesquisa sobre esse sobrenome, encontram um casal de idosos, Nestor Scelto e Graça Scelto, que estariam mortos há mais de quinze anos. Ele tenta pesquisar sobre Bruno também, mas não acha nada que ele não saiba sobre o ex-melhor amigo. Dante, com a ajuda de Erin e Arthur, vai transcender, porém não consegue enxergar o símbolo e, portanto, não o sente. Contudo, quando ele se abaixa e tateia o símbolo, ele consegue se concentrar e transcender. Erin também transcende e se sente mais forte. Dante e Arthur vão para o apartamento de Dante, que pega algumas roupas e uma cópia antiga do livro A Divina Comédia, e logo se dirigem a moradia de Arthur, Ivete e Kaiser. Eles tomam banho, escovam os dentes e, posteriormente, dormem.
Ao acordar, Dante pede as tintas para Arthur e, no livro, desenha os símbolos e os pinta formando uma espécie de Grimório. Fernando pede um Cooler, e vai para uma boca de fumo, mas ao chegar, e reconhecer algumas pessoas, ele começa a chorar muito, e corre para sua casa. No final, todos da equipe estão voltando para a base da Ordem para continuar sua missão na Mansão Endiabrada.
Evidências e informações[]
- Artigo principal: Documentos
Evidência | Descrição |
---|---|
Cabeça de boneca marcada com o Símbolo de Emissão do Ritual de Sentir Através. Foi encontrada no cadáver do Espreitador na Mansão Endiabrada.[3] | |
Papel marcado com Simbolo do Ritual de Pavor Anormal. Foi encontrado no cadáver do Espreitador na Mansão Endiabrada.[3] | |
Informações encontradas na pesquisa de Kaiser: Os pais de Anthony faleceram quando esse era bem novo e seu sobrenome era "Scelto". Pesquisando-se mais sobre esse nome, foram encontrados registros do falecimento do casal Nestor Scelto e Graça Scelto em 2005.[4] |
Elenco do episódio[]
- Cellbit - Mestre
- Guaxinim - Arthur Cervero
- Calango - Kaiser
- Luba - Joui Jouki
- Rakin - Dante
- LJoga - Fernando Carvalho/Luciano Carvalho
- Kalera - Erin Parker
Curiosidades[]
- Esse é o primeiro episódio da série Ordem Paranormal cujo título foi alterado após sua transmissão. Originalmente, o episódio foi intitulado "Saber Tudo", porém, logo em seguida, ele foi substituído por "Divina Comédia" devido a uma sugestão de um usuário no Twitter.[5]
- Esse episódio é o primeiro em Desconjuração em uma série, em que a imagem de capa é uma cena que não ocorreu na sessão. Nesse caso, vemos Erin Parker mexendo em uma de suas granadas, fato que ocorre muito antes dos acontecimentos então atuais.
Referências[]
- ↑ Desconjuração - Episódio 15 (assistir no YouTube em 3h18m30s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 15 (assistir no YouTube em 1h41m37s)
- ↑ 3,0 3,1 Desconjuração - Episódio 15 (assistir no YouTube em 12m30s)
- ↑ Desconjuração - Episódio 15 (assistir no YouTube em 3h12m32s)
- ↑ Twitter. Tweet de Rafael Lange (17 de abril de 2021)