- Para a organização, veja Ordo Calamitas.
O paranormal não vem pra nossa realidade de maneira fácil, e isso tem um motivo. A Ordem da Calamidade, uma ordem secreta composta de guerreiros e intelectuais dispostos a dedicarem suas vidas a destruir o paranormal.
Mestre[1]
Ordo Calamitas é o quinto episódio de Ordem Paranormal: Calamidade. Teve sua exibição em 9 de outubro de 2021.
Sinopse[]
A Equipe Abutres continua a investigação do Coliseu, agora aliados aos poderes das sombras de Joui Jouki. No entanto, ao descerem para a porta de Semper Clausa, eles terão que confrontar as memórias do passado para poder entender a história da Ordem da Calamidade.
Sumário[]
Após ouvir um barulho vindo de fora da sala que estavam, a equipe se depara com a silhueta de Joui Jouki pouco tempo depois de ter jogado um dos seguidores do Anfitrião ao chão. Joui, após perceber a chegada da equipe, se teletransporta em sua direção. Ele inicialmente aponta sua katana para Arthur. Entretanto, abaixa sua máscara e revela seus olhos marejados, assim como os de Arthur, que começa a chorar junto ao seu amigo. Joui revela que não tem memórias da época em que estava com a Seita das Máscaras e que, para ele, tinha colocado a máscara no cemitério no dia anterior. Logo após, teria acordado com o símbolo do pacto desenhado nas proximidades da Mansão Leone, com um papel semelhante aos encontrados na tal mansão — que continham o tal símbolo do pacto desenhado. Jouki se apresenta aos outros membros da Equipe Abutres e, após criarem teorias sobre o envolvimento das Máscaras e do Diabo nos acontecimentos recentes, voltam à sala de quadros para resolver o mistério das máscaras dos governadores. Por conseguinte a análise dos quadros da exposição, os Abutres se dirigem ao cômodo destinado aos imperadores na arquibancada, onde encontram mais uma máscara. Então, seguem para o outro lado da desta, com um cômodo semelhante, e lá encontram duas máscaras aparentemente idênticas.[2]
Após um tempo decidindo o que fazer, Joui pega uma das máscaras em sua mão e descobre que, atrás dela, havia uma etiqueta de preço com a inscrição 9,99; diferentemente da outra, que continha uma aura paranormal e o Símbolo do Anfitrião. A equipe segue para o lado direito do Coliseu, esbarrando com o corpo do funcionário morto por Joui, de onde tiraram um molho de chaves com o símbolo do Anfiteatro. Continuando a busca, os Abutres encontram uma sala com cinco estátuas sem braços, sem cabeças e de corpos iguais, onde cada uma deles possui uma data. A equipe passa um tempo tentando ligar as máscaras às suas devidas estátuas. Neste período, Joui escuta um funcionário cantarolando e se teletransporta nas sombras, preparando-se para realizar um mata-leão nele.[3]
Após a manobra, o zelador desmaia. Logo, os protagonistas iniciam uma discussão sobre o possível envolvimento deste funcionário com o Anfitrião — discussão essa que se intensifica após ser encontrado no corpo daquele homem uma arma, possivelmente de defesa pessoal, mas que aumentou as suspeitas da equipe sobre aquele simples funcionário. A Equipe Abutres decide, por fim, amarrar o possível ocultista com um cadarço. Enquanto isso, Rubens encontra uma das máscaras em uma das prateleiras que estavam sendo preparadas para uma possível futura exposição. Porém, quando se dirige para a saída do cômodo, Naluti percebe o Símbolo do Anfitrião brilhar no funcionário amarrado, o que faz com que saque a faca de Johnny Tabasco e crave-a no seguidor do anfitrião disfarçado.[4] Após isso, os Abutres voltam para a sala dos quadros e os fotografam, enquanto relacionam cada máscara ao seu quadro correspondente.
Tempo depois, eles retornam à sala das estátuas e começam a tentar resolver o enigma utilizando as dicas do livro encontrado na biblioteca. Acabam cometendo vários erros nesse processo, o que abala fisicamente e mentalmente os agentes, que confundiram quatro máscaras antes de acertar todas. Após um bom tempo de erros, danos e discussões de quem deveria se arriscar a colocar as máscaras, a equipe finalmente soluciona o enigma, fazendo assim com que uma passagem para o subsolo seja revelada.
Os agentes adentram a passagem, chegando a uma sala antiga de névoa muito pesada. No chão, vêem marcado um símbolo — o mesmo marcado na capa do grimório de Arnaldo Fritz. Os protagonistas começam a escutar sussurros e, ao todos descerem a escada, as sombras se transformam até formarem a Seita das Máscaras.[5] Eles começam a conversar. As máscaras explicam que o acordo foi quebrado e que apenas os marcados poderiam abrir a Semper Clausa, já que o paranormal mudou. Eles escutam passos. Os agentes da Ordem aparecem na parte superior. Veríssimo recebe Joui de volta na Ordo Realitas, preparando esquadrões para seguirem nos caminhos que aquela passagem revela. Os Abutres vão para o caminho do meio e as portas se fecham logo atrás deles, impossibilitando qualquer comunicação com o resto da Ordem.
Ao seguirem a escada, deparam-se com um salão silencioso, que continha seis estátuas com descrições de cada uma delas. Após Rubens revelar seu passado relacionado ao Anfitrião, Joui toca uma das estátuas e fica inconsciente enquanto os olhos desta começam a brilhar em verde. Os outros membros da equipe seguem Jouki e tocam cada um em uma das estátuas. Assim como Joui, todos ficam inconscientes e os olhos de suas respectivas estátuas brilham.
Eles acordam como membros da Ordo Calamitas,[6] em 67 D.C, num lugar onde as memórias são imprevisíveis; onde eles controlam o passado. Celestine acorda primeiro e faz o seu treino matinal de rotina, para logo depois ir para a sala de reunião esperar pelo líder da Ordem, Veritus — e, principalmente, pelo imperador Nero, também membro da ordem. Remus acorda, assim como Gaius, Marius, Faustus e Amalia, e eventualmente, todos se juntam a reunião, festejando a nova conquista da Ordem de ter achado uma das Relíquias da Calamidade, faltando assim apenas a Relíquia de Morte.
Porém, em algum momento, notam algo que era óbvio: eles são, dentro daqueles corpos de agentes da Ordo Calamitas, Arthur, Balu, Carina, Dante, Joui e Rubens. No meio da reunião, sentem um calafrio; como se algo horrível fosse acontecer. Subitamente, um lodo preto começa a escorrer pela parede[7] e os faz preparem-se para lutar. Entre o lodo que se forma, uma enorme silhueta preta é vislumbrada prestes a perseguí-los; e os agentes começam a correr.
Ao se aproximar da Relíquia de Energia, o lodo parece evitá-la, sendo esse o motivo de ainda não estarem mortos. Ao passarem pela porta, a equipe vê um objeto brilhoso, algo que a morte não consegue encostar — afinal, nem esta mexeria com algo tão caótico. Eles chegam perto do cubo e se sentem chamados por ele. Quando os seis chegam no objeto, que vorazmente brilha, notam-no praticamente intangível. É como se sequer fosse um objeto. O cubo brilha com inúmeras e infinitas possibilidades e, por meio de uma espécie de sorteio da relíquia que parece ter vida própria, Gaius é escolhido.[8] A luz abraça seu rosto, vibrando, distorcendo e queimando sua mente. Gaius abraça o caos e se une a ele.
Transformando-se em um ser, cuja máscara com uma expressão macabra e risada assustadora parecem a própria essência do caos, a entidade se maravilha com a sua existência, soltando berros de alegria e raiva contra a silhueta preta,[9] mencionando que agora é a sua vez de brilhar. Os guerreiros questionam o que aconteceu com Gaius, sendo respondidos com um jogo de adivinhação. A entidade do Caos se diverte mais um pouco fazendo piadas com os guerreiros antes de fazer os agentes despertarem da memória.
Logo após, todos acordam em seus corpos originais, ainda que a estátua que Carina havia tocado seja a única que não tem o brilho verde nos olhos. Ao voltar para seus corpos, Carina fala sobre como Gaius teria relação com a Máscara do Desespero. Eles vão para uma outra sala e, quando Balu encosta numa espécie de barreira, sua marca aparece no local. Após uma pequena discussão, Rubens toca junto a ele. Faustus e Amalia voltam a aparecer e a mesma criatura surge de uma chama roxa, chamando-os para o primeiro jogo.
Evidências e informações[]
- Artigo principal: Documentos
Evidência | Descrição |
---|---|
Máscara de Silenus.[10] | |
Máscara de Liber.[11] | |
Livro "Os Governadores do Coliseu" sobre Plautus.[12] | |
Cinco estátuas sob efeito do Ritual de Proteção de Energia, com encaixes para as máscaras dos governadores e escrituras indicando as épocas em que eles comandavam o Coliseu.[13] | |
Máscara de Plautus.[14] | |
Livro "Os Governadores do Coliseu" sobre Silenus.[15] | |
Estátua de pedra com uma placa escrito: "Remus, o Cativante".[16] | |
Estátua de pedra com uma placa escrito: "Celestine, a Rebelde".[16] | |
Estátua de pedra com uma placa escrito: "Gaius, o Erudito".[16] | |
Estátua de pedra com uma placa escrito: "Marius, o Guerreiro".[16] | |
Estátua de pedra com uma placa escrito: "Faustus, o General".[16] | |
Estátua de pedra com uma placa escrito: "Amalia, a Flecha".[16] |
Elenco do episódio[]
- Cellbit - Mestre
- Felps - Rubens Naluti/Amalia
- Gabi Cattuzzo - Carina Leone/Gaius
- Rakin - Dante/Remus
- Calango - Antônio Pontevedra/Faustus
- Guaxinim - Arthur Cervero/Marius
- Luba - Joui Jouki/Celestine
Curiosidades[]
- Neste episódio, descobrimos que a Produção do Anfitrião estava por trás da organização do Coliseu. Por coincidência, na numerologia, o cinco é considerado o número do caos e da inconstância, que se relaciona ao fato do lugar ter sido governado por cinco portadores da Relíquia de Energia, sendo eles: Amphitruo, Aeneas, Liber, Silenus e Plautus.
Referências[]
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 03h13m26s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 00h46m00h)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 01h11m30s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 01h26m30s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 02h30m00s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 03h13m50s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 03h41m31s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 04h02m20s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 04h04m00s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 40m23s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 46m17s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 57m35s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 1h00m23s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 1h16m45s)
- ↑ Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 1h23m03s)
- ↑ 16,0 16,1 16,2 16,3 16,4 16,5 Calamidade - Episódio 5 (assistir no YouTube em 3h05m41s)