- Para o ARG do lançamento de Enigma do Medo, veja ARG de Enigma do Medo - Lançamento.
- Todas as informações documentadas nesta página são da comunidade do Discord do Cellbit, que se uniu para resolver o enigma. Este artigo também documenta a experiência da comunidade na resolução do mesmo.
Abertura do Enigma
O que eu posso dizer... é que vocês têm algumas coisas pra esperar essa semana.
Cellbit
O ARG de Desconjuração e Enigma do Medo (ou Enigma dos Dois Símbolos) foi uma série de transmissões ao vivo realizadas no canal da Twitch do Cellbit entre os dias 14 e 17 de outubro de 2020. Esse jogo de realidade alternativa foi feito com o objetivo de apresentar várias informações, aspectos e outros assuntos envolvendo a nova temporada do RPG, Ordem Paranormal: Desconjuração, e o trailer do seu novo jogo, Enigma do Medo.
Início[]
Entre as 17 e 18 horas do dia 14/10/20, todas as fotos de perfis do Twitter, Instagram e Twitch do Cellbit foram alteradas. Aumentando o brilho dessas imagens, algo semelhante a um mapa de uma região desconhecida no mundo se revelava.
Assim que a live foi aberta, um minuto se passou e uma música começou a tocar. E se revelando na escuridão, uma parede com dois símbolos marcados. Posteriormente, foi descoberto que as fotos de perfis eram na verdade essa parede. E junto disso, um contador de 72 horas foi adicionado à tela.
Nós tínhamos 3 dias.
14/10[]
• "Eu acordei num corredor escuro"[]
Com 71:52:50 faltando, o símbolo da esquerda começa a brilhar em uma cor vermelha. Ele fica por pelo menos 30 segundos brilhando até apagar.
Mas os conhecidos olhos de águia de várias pessoas, incluindo os detetives do Discord, perceberam que no canto superior central da tela, várias letras sem sentido apareceram. E ao ver isso, eles tinham uma certeza: era um ARG em stream.

Lendo as letras no topo superior da imagem, tínhamos a sequência de letras: "vl rtfiuvz eld tfiivufi vjtlif". Instantaneamente, os experts em criptografia e cifras sabiam que isso se tratava de uma Cifra de César, uma das mais conhecidas cifras do mundo.
Usando a rotação de 9 letras para esse código, nós tínhamos a frase: "Eu acordei num corredor escuro".
• "Ele desapareceu"[]
Com 71:27:50 faltando, o símbolo da direita começa a brilhar em uma cor azul. Ele fica por pelo menos 40 segundos brilhando até apagar.
Seguindo a lógica, com mais um brilho na tela, mais um enigma seria feito. E assim foi, pois no canto superior esquerdo da tela, um QR Code com uma baixa opacidade e qualidade havia aparecido. Por estar em uma baixa opacidade, não era possível escaneá-lo direto pela stream, então tivemos que reconstruí-lo do zero.
Com uma grande ajuda do streamer Mount, que estava resolvendo o enigma junto com a comunidade, conseguimos recriar o QR Code, e escaneando ele, fomos redirecionados a um link do Imgur.
Essa nova imagem tinha o símbolo da direita replicado de uma forma meio estranha, com várias letras espalhadas pela imagem. Mas mexendo um pouco com ela, dava pra ver que alguma mensagem estava escrita lá.

Foi com muita dificuldade, mas com muita teimosia, que a comunidade conseguiu identificar a frase "Ele desapareceu".
• Melodia[]
Com 70:52:45 faltando, o símbolo da direita mais uma vez brilha em azul. A tela não aparenta mostrar nenhum enigma por 30 segundos, até que uma melodia desacelerada começa a tocar. A melodia toca duas vezes, e ela segue a sequência de notas D F D F A G# F E. Essa melodia ficou em aberto durante o ARG inteiro, mas no final, depois de todos os anúncios e eventos, o próprio Cellbit revelou que isso era um sneak peek da trilha sonora do jogo.
• Floresta Invertida[]
Com 70:10:25 faltando, o símbolo da esquerda mais uma vez brilha em vermelho. Ele fica alguns segundos brilhando enquanto a música de fundo vai sumindo, dando lugar a um novo áudio, de aproximadamente 30 segundos. Esse áudio, acompanhado de uma música, parece ter alguém falando algo, só que invertido.
Invertendo o áudio e acelerando em aproximadamente 2.7x, conseguimos ouvir o próprio Cellbit sussurando letras e números. No final do áudio, tínhamos o código xlQ4jpu. Mais um link do Imgur.
Acessando esse link de Imgur, nós fomos redirecionados a uma imagem totalmente branca, mas com um código semi visível. Escurecendo a imagem, tínhamos o código LOzRwTQ, e no fundo, uma imagem de uma floresta.
A princípio, esse código não funcionava no Imgur, então pensamos em adaptá-lo à maneira de como o enigma estava funcionando: invertido. Invertemos todas as letras maiúsculas e minúsculas para enfim conseguir um novo link de Imgur (loZrWtq). E esse link de Imgur seria um dos mais essenciais para podermos resolver todos os outros enigmas.
Essa nova imagem seria um dos nossos rumos para todos os enigmas. Ela aparentemente parecia um logotipo de uma marca presente no universo da Ordem Paranormal, marcado em um tipo de mármore. Mas por enquanto, vamos deixá-la de lado, pois não a resolvemos imediatamente, e ainda tínhamos muitas horas de stream pra assistir.
• "Mia?"[]
Com 68:09:35 faltando, o símbolo azul mais uma vez brilha, e isso significa mais um enigma. E dessa vez, temos letras e números escondidas abaixo do contador.
Aumentando o brilho, conseguimos identificar mais um link de Imgur, f07K5CC. Dessa vez fomos redirecionados a um gif. E nele, pudemos ver alguns números sendo digitados em uma espécie de prompt de comando. Os números em questão são 109 105 97 63. Esse é um código decimal, que também pode ser chamado de ASCII.
Convertendo esses números para texto, nós tínhamos a resposta: Mia?.
Todos os enigmas até agora eram relativamente fáceis: pegar uma imagem e editá-la, editar áudios, resolver criptografias e cifras, achar links de Imgurs, tudo estava fácil...
Até que ele chegou.
• O Coliseu[]
Esse enigma já começou mal, pois com 67:45:45 faltando, o símbolo vermelho brilha mais uma vez... e por quase dois minutos com esse símbolo brilhando, ninguém conseguia achar nada pela tela indicando algum enigma. Mas algum tempo depois, dava pra perceber: tinha algo muito bem escondido, mas não totalmente visível.

Mais algum tempo se passou, e não conseguíamos achar nada naquela parte. E percebendo isso, como bom mestre que ele é, ele interviu e deu uma "colher de chá".[1]
Com 67:09:40 faltando, o símbolo vermelho brilhou mais uma vez. E ao olhar novamente para aquele canto superior direito da tela, as letras tinham sido colocadas mais pra baixo. E era possível finalmente ver o que estava escrito lá.
As letras formavam o código FlRzBng. E isso eu acredito que você já deve saber o que é: outro link de Imgur. E o link mais temido desse ARG inteiro. Acredite, isso demorou muito.
A imagem era nada mais do que uma pintura do quadro View of the Colosseum, de Giovanni Paolo Pannini. E em cima desse coliseu, nós tínhamos vários símbolos estranhos.
E esse seria um dos enigmas mais difíceis que teríamos de enfrentar: aprender uma nova linguagem, com novos símbolos. Mas nem tudo precisa ser resolvido imediatamente para liberar a próxima parte.
• Rosto Censurado[]
Três minutos após a gente conseguir a imagem do coliseu, com 66:59:25 faltando, o símbolo azul brilha mais uma vez. E isso significava que podíamos deixar alguns enigmas de lado, como o enigma da pedra de mármore, o próprio coliseu e a melodia e seguir em frente.
Dessa vez, era bem visível um novo código de Imgur, no canto inferior esquerdo da tela. Aumentando o brilho naquela área, pudemos identificar o código XfEVilK. Colocando isso no Imgur, nós conseguimos mais uma imagem. E essa também seria uma imagem essencial para descobrir muito mais coisas.
A imagem mostra alguém no fundo, com os olhos censurados por um risco branco, que contém quatro símbolos estranhos. Esses símbolos também provém da imagem do coliseu, o que matou nossas suspeitas de que teríamos de aprender uma linguagem nova para poder resolver os próximos enigmas.
Já eram 23h, mas ainda tínhamos bastante tempo para poder resolver. Tínhamos 4 enigmas em aberto, dois conectados um com o outro, e muito mais pela frente. E a madrugada ainda nos reservava uma última surpresa.
15/10[]
• "Pesadelos são apenas histórias"[]
Com 64:43:40 faltando, ás 01:17 da manhã, tivemos um dos últimos enigmas das primeiras horas. O símbolo vermelho mais uma vez brilhou, e dessa vez, o nosso código estava mais visível do que nunca, acima do contador.
Tínhamos a sequência dvvorvocgjdcoghbojkwgkrfwrv. Os mais acostumados com esse tipo de string já sabiam o que fazer: descriptografar em Vigenere.
Usando a chave ORDO, provinda de Ordo Veritatis (na hora ainda não sabíamos da mudança de nome), conseguimos quebrar o código, tendo a seguinte frase: "Pesadelos são apenas histórias".
Eventualmente, depois de pouco mais de meia hora, a stream caiu e voltou, com a explicação de que o Cellbit estava mudando o servidor para a live cair menos, e que não haveriam enigmas pela madrugada.[2] Ou seja, teríamos um tempo de descanso para o que viria a seguir.
Nesse tempo de madrugada sem enigmas, algumas pessoas continuaram a resolver os enigmas pendentes, como o do coliseu, criando imagens com desenhos dos símbolos e o que cada um poderia representar. Também, na imagem do mármore, apesar de não totalmente visível, conseguimos identificar o nome ORDO REALITAS. E com essa informação, pudemos decifrar vários dos símbolos na última frase da imagem do coliseu. Assim, houve bastante progresso.
Imagem com os símbolos traduzidos para a palavra MEDO.
Deduzimos que a palavra de cima era PRECISAM, e com isso, podíamos enfim voltar àquela foto do rosto censurado. Traduzindo os símbolos dessa imagem com a ajuda da dedução, a imagem nos dava a palavra MEDO.
• O Conhecimento Oculto[]
Após os eventos de madrugada, na manhã do segundo dia, com 56:48:30 faltando, o símbolo vermelho junto de três 'bzzz' brilha. Alguns segundos se passam, e uma sequência de 'bzzz', feito com o que parece ser uma máquina de tatuar, começa a ser reproduzida. Junto a isso, alguns gemidos podem ser ouvidos de fundo. E apesar da velocidade dos 'bzzz' ser bem rápida, ninguém tinha dúvidas: era código Morse.
Analisando o morse pelo espectrograma, um dos detetives percebeu que havia um código que não batia exatamente com o alfabeto: o código ".-.-". Esse código não existe no alfabeto, porém o código -.-. que se traduz para a letra C existe. O morse estava invertido. Com essa informação, invertemos o Morse e continuamos a traduzi-lo até finalmente termos uma frase.
NÃO EXISTEM MAIS ESOTERRORISTAS POIS SEUS METODOS NÃO SÃO MAIS ESOTÉRICOS. O CONHECIMENTO OCULTO SE PROLIFERA EM PROPORÇÕES NUNCA VISTAS ANTES.
Código Morse
• MEGA - Parte 1[]
Com 55:02:45 faltando, o símbolo azul brilha novamente, sendo um dos brilhos mais rápidos do ARG inteiro, com pouco menos de 15 segundos de duração. Dessa vez, o código de Imgur se encontra no canto superior esquerdo da tela, sendo bem visível.
Conseguimos identificar o código VM4i48r, que nos leva a uma imagem toda preta no Imgur. Aumentando o brilho dela, nós achamos um diretório de arquivos dentro da pasta OR (de Ordo Realitas), na pasta Arquivos_Mia que nos indica para irmos ao MEGA, um site de upload de arquivos. O último arquivo desse diretório é o link que devíamos acessar.
E acessando, nós temos acesso a um .rar chamado foto_daquilo, que tem uma imagem dentro chamada olha_isso_sam. Mas para extrair essa imagem, precisávamos de uma senha.
• MEGA - Parte 2[]
Com 54:22:15 faltando, o símbolo azul brilha mais uma vez, a música de fundo diminui um pouco de volume e somos introduzidos a um áudio com o que parecem ser vários grunhidos desacelerados. Eventualmente, no meio desses grunhidos, algo é dito muito rapidamente, e depois mais grunhidos, até o final do brilho, que durou em torno de 4 minutos.
Alguns minutos depois do brilho sumir, Cellbit digita no chat:
Analisando o áudio, percebemos que havíamos quatro blocos de cinco grunhidos, e que haviam dois tipos de grunhidos, um mais calmo e um mais agressivo.
E analisando um pouco mais a parte em que algo muito rápido foi dito, depois de algum tempo, finalmente conseguimos entender: BACON.
Bacon Cipher é uma cifra que se utiliza de dois símbolos, geralmente A e B/0 e 1. E temos dois tipos de grunhidos em nosso áudio.
Fazendo essa analogia, tentamos identificar os grunhidos em nosso áudio, assim tendo o código 01010 10011 01110 01000 (alterar 0 por 1 e vice-versa dá no mesmo código). Decodificando, nós temos uma única palavra com sentido: LUPI.
Juntando isso com o 123 digitado no chat, finalmente temos a senha lupi123 para abrir o nosso RAR. Extraindo a imagem, temos isso:
Com uma grande ajuda do streamer Bastet e sua comunidade, pudemos ver que os riscos feitos na imagem não cobriam completamente a frase. E assim descobrimos uma das frases mais importantes do ARG: "O DEUS DO MEDO ESTÁ OBSERVANDO".
Bastet completando no Paint o nome "DEUS DO MEDO".
• O FIM DO COLISEU[]
Enquanto resolvíamos o enigma do Lupi, alguns ainda ficaram terminando de resolver o coliseu. E com muita felicidade, nós podíamos finalmente ter orgulho de ter descoberto ele por completo.

AS COISAS PRECISAM
SER DIFERENTES
OS PROTETORES
ORDO REALITAS
Finalmente tínhamos um momento pra descansar e não ter que olhar para vários símbolos diferentes, áudios invertidos e imagens de Imgur.
Mas isso não significaria que o próximo enigma seria fácil.
• O Pesadelo (literalmente)[]
Com 48:59:15 faltando, o símbolo vermelho brilha mais uma vez. E vocês notaram que o nome desse enigma se chama O Pesadelo, certo? Além de ser pra algo mais à frente, esse enigma foi um verdadeiro pesadelo. A tela se encheu com várias e diversas linhas de códigos em binário.
Print da tela feito por Gabrieluz e clareamento feito por Sortros
Esse foi um dos enigmas em que toda a comunidade teve de se juntar para poder providenciar todas as partes de todas as linhas dos binários. Pra conseguir de fato a tradução, nós tínhamos de traduzir esses binários para ASCII. Com a ajuda de todos da comunidade, mesmo com dificuldades em ler todos os códigos por conta da luz do símbolo vermelho no meio, conseguimos traduzir tudo, podendo ter o texto abaixo como história:
"Eu estou sozinho, ao meu redor é tudo vazio, silhuetas de pessoas que eu não conheço me olham com desprezo, com deboche, risadas ecoam no ar, não sei qual o objetivo deles, mas a cada risada eu me sinto vazio. Parece que eu estou numa grande caverna, eu sinto frio, mas não pareço me incomodar muito com isso, estou muito ocupado sentindo desespero que essas pessoas me trazem."
"Elas se deformam em um processo que parece agonizante, elas criam outros seis braços. De repente o mundo não era mais só preto e branco, quanto mais elas se deformam, elas vão se colorindo com cores fortes. A risada fica mais alta, e ecoa nessa grande caverna que eu pareço estar. E as pessoas agora possuem oito braços, quatro de cada lado, como aranhas."
• Para Mia[]
Com 46:31:45 faltando, o símbolo azul brilha mais uma vez, por mais ou menos 30 segundos, enquanto um código de Imgur aparece acima do contador.
Como sempre, conseguimos identificar facilmente o código, sendo ele "q1sLtSw". Acessando esse novo link, nós fomos recebidos com uma imagem do que parecia ser um milharal, de 5000px de altura. Era uma foto e tanto. (a do lado está alterada para caber na página)
Mas esses 5000px de altura foram o que entregaram o que tínhamos de fazer com essa imagem: comprimi-la. E comprimindo essa imagem verticalmente, nós tínhamos uma mensagem escondida nela.
"Mia, sou eu. Eu preciso te falar algo, urgentemente. Estou enviando um arquivo encriptado com as (poucas) informações que tenho, abra ele e venha para a base o mais rápido possível. A senha do arquivo é meu nome (sim, aquele mesmo) nome seguido daquela palavra (não esquece de transformar ela com aquela cifra que te ensinei). O ano do quadro é a chave."
Mas isso não era a única coisa escondida na imagem. Comprimindo ela horizontalmente, nós também achamos o que parecia ser um link de MEGA.
Esse link de MEGA nos levava a um arquivo .rar chamado para_mia, que precisava de uma senha para extrair os arquivos.
E como dito antes, a senha do arquivo é aquele nome seguido daquela palavra transformada com a cifra que foi ensinada à Mia. E o ano do quadro é a chave dessa cifra. O quadro View of the Colosseum foi feito no ano de 1747.
Deduzindo que essa mensagem foi feita pelo Sam, e que aquele nome é o d4yLiGhT_d3M0n, e que aquela palavra é o MEDO, temos todos os ingredientes prontos para fazer nossa senha.
Precisávamos de uma cifra com chave numérica, e por isso, tivemos que procurar por algumas variantes da Cifra de César. Usando a cifra de Gronsfeld, criptografamos a palavra MEDO com a chave 1747, e assim obtemos NLHV.
Temos nossa senha: d4yLiGhT_d3M0nnlhv. Usando isso como senha, conseguimos extrair os arquivos da pasta, que no caso, era um arquivo .txt chamado para_mia, parecido com uma carta, e uma imagem chamada samuel, revelando um novo personagem.
Ele desapareceu. O ⬛⬛⬛⬛⬛⬛ ⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛ desapareceu. A ⬛⬛⬛⬛⬛ não é nada sem ele e ninguém sabe direito o que fazer. Principalmente depois de tudo que aconteceu.
Acessando os arquivos pelo meu sistema, eu consegui perceber que ele parecia estar investigando um grupo de nomeado de “O Culto ⬛⬛ ⬛⬛⬛⬛”.
Se eles capturaram o ⬛⬛⬛ ⬛⬛⬛, eu não sei do que mais eles são capazes. Venha o mais rápido possível.
PS: Se puder, passa no mercado e compra uma batatinha pra mim.
PSS: Aproveita e compra algo pro ⬛⬛⬛⬛ também, eu pago. Saudade dele.
Com isso, finalizamos o último enigma do dia do símbolo azul. Por outro lado...
• Tudo termina[]
Com 46:29:35 faltando, dois minutos depois do brilho azul, o símbolo vermelho brilha, e letras, números e símbolos são colocados lado a lado no canto superior direito da tela.
Traduzindo as runas e percebendo a quantidade de letras e números, podíamos formar um link de MEGA com elas. Um link de MEGA é composto por 8 caracteres principais, um #, e 43 caracteres que serão a chave para esse arquivo. Acessando o link do MEGA, nós somos redirecionados a um arquivo com vários números no título, e esse arquivo precisa de uma senha. Mas do jeito que os números estão escritos, eles parecem formar pares. A sequência de números é:
Essa sequência de números se assemelha muito a um código de livro, onde o primeiro número é a palavra e o segundo número é a letra. E um pouco antes, havíamos descriptografado um texto gigante, um tipo de história.
Usando um site para usar esse código de livro e usando aquele texto como base, formamos a frase tudotermina.
Usando essa frase como senha, abrimos a pasta, que continha dois arquivos: uma foto com o nome kaiser e um áudio com o nome pesadelo. A imagem mostra o visual de Kaiser, personagem de Calango em Desconjuração, enquanto o áudio consiste no próprio lendo o texto, como se fosse um pesadelo de Kaiser.
"Eu tô sozinho, ao meu redor é tudo vazio, eu tô vendo um monte de silhuetas que eu não conheço e elas me olham com desprezo ou deboche, e a risada delas ecoa no ar. Eu não sei qual o objetivo deles, mas a cada risada eu vou me sentindo menor. Parece que eu tô numa grande caverna. Eu sinto frio, mas não pareço me incomodar muito com isso, eu tô muito ocupado sentindo desespero que essas pessoas me trazem."
"E elas se deformam em um processo que parece agonizante, a risada fica mais alta, e ecoa nessa grande caverna que eu pareço estar. E as pessoas agora possuem oito braços, quatro de cada lado, como aranhas."
"As risadas vão se deformando em um agudo horrível, e elas ficam cada vez mais alto dentro da minha cabeça. O rosto dessas pessoas também muda, e começam a tomar uma forma familiar. O rosto delas vai pulsando lentamente, e quando menos percebo, elas viraram... o meu pai."
"Eu só quero fugir daqui."
Após a resolução dos mesmos, o Cellbit mudou a foto de perfil de suas redes sociais, para fotos dos símbolos brilhando marcados na parede.
Com isso, o segundo dia de enigmas tinha acabado. E pensávamos que esse era o ponto final de tudo, que esse era realmente o fim. Mas foi aí que uma grande frase ecoou na manhã do dia 16/10:
16/10[]
• Névoa[]
Após 16 horas de descanso, no dia 16/10, por volta das 11 horas da manhã, e com 30:56:17 faltando... algo aconteceu.
Por um longo tempo, a névoa ficou mais clara, mudou de direção, e o áudio ficou mais distorcido e estourado.
A neblina ficou dessa maneira até 30:39:38, enquanto o áudio continuou distorcido até 30:29:48.
Durante esse tempo, várias edições foram feitas no áudio, e a que mais chegou perto de algo que fazia sentido foi esse áudio:
Isso só foi possível acelerando o áudio em 30x, e muitas possibilidades foram levantadas para o que estava sendo dito: "Queima", "Guerra", "Porra", entre outros. E muitas vezes depois disso, a neblina e o áudio começaram a se alternar, às vezes aparecendo juntos e às vezes separados. Em 30:03:00, a neblina e o áudio voltaram, mas com algo a mais que não dava pra ser visível diretamente.
Mas o que nos estava esperando de verdade era o próximo enigma.
• MEGA Intercalado[]
Com o aviso prévio da música aumentando, com 28:49:15 faltando, a névoa mais uma vez se altera, o áudio mais uma vez se distorce, mas algo a mais se esconde na tela.
Mesmo com a névoa mudando de lado, era possível ver que tinham letras e números escondidos no canto superior esquerdo da tela. E aparentemente, eram duas linhas, uma horizontal e uma vertical. E também, era possível ver uma # no meio disso tudo: mais um link de MEGA. E um dos mais infernais.
Por muito tempo tentando, foi-se descoberto que devíamos intercalar os caracteres, começando pela linha horizontal e depois pela vertical. Em certeza disso, já tínhamos um link normal que acessava um arquivo, porém precisávamos acertar todos os caracteres da chave. Como lembrança: um link de MEGA é composto por 8 caracteres principais correspondentes ao arquivo, uma # que separa o arquivo da senha, e 43 caracteres que correspondem à senha.
Ficamos por muitas horas procurando nas imagens, confirmando letras, números e símbolos no link... até chegarmos na grande hora.
• 24 HORAS[]
Com 24 HORAS faltando, o fluxo da névoa se acelera, e uma nova música de ambiente dá as caras.
Apesar de ter sido um momento curto, esse era um aviso: só tínhamos mais um dia.
• O Primeiro Retornará[]
Com 23:48:25 faltando, o símbolo vermelho brilha mais uma vez, e a tela se enche de inúmeros símbolos ocultistas, do mesmo alfabeto que utilizamos no coliseu.
Após alguns minutos de observação, foi possível identificar a frase "O primeiro retornará" por toda a tela.
Imagem feita por um dos detetives.
• MEGA Intercalado - O FIM[]
Com 22:51:45 faltando, o símbolo vermelho brilha mais uma vez, e dessa vez, as letras, números e símbolos escondidos no canto superior esquerdo da tela, estão com uma fonte diferente, mais visível. Uma colher de chá dada pelo Cellbit ao ver nossa dificuldade.
Aumentando o brilho e tentando as mais diversas combinações, nós finalmente conseguimos achar o link do MEGA correto.
gyDASO-33xTgMApYQ9UM66bmvE (Linha vertical)
Finalmente com o link do MEGA em mãos, acessamos o arquivo, que tinha o nome de ____, quatro underlines. Só tínhamos uma coisa faltando pra usar: a frase "O primeiro retornará". Usando essa frase como senha (sem espaços e sem acentos: oprimeiroretornara), conseguimos extrair o arquivo dentro. E esse arquivo era o rosto de uma pessoa: Gal.
Imagem introduzindo o visual de Gal no RPG.
Na imagem de Gal, era possível ver alguns dos símbolos ocultistas. Traduzindo alguns deles, era possível identificar as palavras Pesadelos e Histórias, o que provavelmente indicava que a mesma frase de antes, "Pesadelos são apenas histórias", estava escrita na imagem. Mas nada foi confirmado.
Mas ainda faltava algo mais para acontecer. O dia ainda não havia acabado. E esse algo mais seria uma das maiores surpresas do ARG inteiro. E que explicaria muita coisa no final.
• Uma pergunta, uma resposta[]
Com 21:40:55 faltando, um símbolo totalmente estranho aparece entre os dois símbolos marcados na parede. Esse símbolo é formado por cinco figuras: um círculo interno e um externo, um triangulo interno dentro do círculo interno e um externo que ultrapassa os dois círculos, além de um traço com um arco que cruza os dois círculos, e os dois triângulos até umas das pontas do triângulo interno, com símbolos ocultistas ao redor de todo o símbolo. E pouco depois de surgir, algo começa a ser digitado em cima.
Uma pessoa do chat acabou perguntando: "Quem é você?" e logo então, o símbolo fez questão de responder.
Posteriormente, durante os primeiros episódios do RPG, foi descoberto que este símbolo, era o símbolo de transcender, muito usado para ficar mais forte e se conectar com o Outro Lado.
• Monofobia[]
Com 19:42:30 faltando, o símbolo azul brilha mais uma vez, com um código visível de link do Mega em cima do contador.
O arquivo se chamava "EDM", e assim como todos os outros, também precisava de senha. Esse foi um enigma que pedia mais lógica do que procurar algo em outro lugar. EDM significava alguma coisa referente ao que estava sendo feito nos enigmas do símbolo do azul. A palavra principal nesses enigmas era "MEDO"... Enigma Do Medo.
Colocando enigma_do_medo como senha permitiu que nós extraíssemos os arquivos dentro. Dentro da pasta, tínhamos dois arquivos, um chamado "mia", e outro chamado "enigma".
Na imagem da Mia, nós tínhamos a pergunta "Qual o maior medo de todos?", além do símbolo azul junto. E clareando a imagem, a aparência de Mia era revelada. E no arquivo "enigma", nós tínhamos duas frases:
Mas ainda faltava algo para resolver. A foto da Mia era um .png, diferente de todas as fotos .jpg que achamos em todo o enigma. Abrindo essa imagem com o WinRAR, nós descobrimos outro arquivo oculto, um arquivo chamado "medo".
Agora, era hora de pensar na lógica: Qual é o maior medo que todos têm? Medo da morte, medo de altura, medo da escuridão, fobia social... e o medo da solidão.
Colocando "monofobia" como senha (fobia de ficar sozinho), conseguimos acessar a imagem oculta. E nela, nós tínhamos a frase "Eu não quero ficar -------". Mas com muita atenção, dava pra perceber a palavra que faltava: "SOZINHA".
Aumentando o brilho da imagem, tínhamos um símbolo estranho no fundo, junto de uma silhueta monstruosa.
Mas escurecendo o brilho da imagem, bem na parte onde deveria ficar o "SOZINHA", tinha algo escondido.
Vendo com mais atenção, dava pra identificar "nYUj52g". Mais um link de Imgur.
E com esse achado, as fotos das redes sociais mudaram novamente.
• Outra pergunta, outra resposta[]
Com 17:03:20, o símbolo estranho de antes retorna, com mais uma oportunidade de pergunta e resposta.
A pergunta feita pelo chat foi "Quem é Gal?". E o símbolo fez questão de responder:
• KIAN. KIAN.[]
Após mais uma madrugada passada sem enigmas, nós estávamos a poucas horas do fim do contador. Mas algo estava errado: algumas pessoas estavam dizendo ter ouvido coisas perto da marca de 5 horas. E quando menos a gente esperava, com 04:21:15 faltando, a música de repente parou, e mais audível do que nunca, o nome KIAN foi dito.
E isso continuou por muito tempo. Várias vezes, o nome KIAN era dito durante toda a stream. E ele não vinha sozinho. Com 03:58:37 faltando, o mesmo som do Morse voltou.
E esses dois continuaram a assombrar a stream até o final. Mas ainda havia coisa pra terminar.
• Eu sou o Primeiro[]
Com 03:11:55 faltando, o símbolo estranho reaparece. A última pergunta.
O primeiro retornará.
E pelo resto do dia, nós continuamos ouvindo mais "KIAN" e mais zumbidos. Estava quase chegando na hora.
• SÓ MAIS UMA HORA[]
No exato momento em que o contador atingiu 01:01:00, a contagem regressiva começou. E Kian se apoderou.
Só mais uma hora.
Com isso, a stream foi fechada e reaberta de novo, só que agora com o contador na cor vermelha, e a música ganhava mais ritmo e mais instrumentos. Estávamos no momento final.
• O FIM[]
Com o contador finalizado, o ARG também se acabou. E o resto é só história.
A terceira temporada da série Ordem Paranormal foi revelada, tendo como título "Ordem Paranormal: Desconjuração". Sua estreia foi programada para o dia 31 de outubro. Com as informações do ARG, foram confirmados que a nomenclatura Esoterrorista foi extinta, e que o nome Ocultismo iria substituí-lo; que a Ordem da Verdade passaria a se chamar Ordem da Realidade e que ela passaria a ter de usar os conhecimentos ocultos para proteger sua própria realidade dos ocultistas.
E um novo projeto, um jogo envolvendo a produtora Dumativa Game Studio, tendo como título "Enigma do Medo", foi revelado. O jogo de enigmas, exploração e sobrevivência conta com Mia e Lupi, uma agente paranormal que está à procura de seu pai, Senhor Veríssimo, junto de seu fiel cachorro.
Com isso, o ARG da Ordem Paranormal havia sido finalizado.
Curiosidades[]
- Fun fact: Um dos detetives, após o fim de O Segredo na Floresta, pesquisou a fundo sobre os símbolos em volta do Símbolo Espiral, e descobriu que eles eram parte do jogo DOOM. E durante o enigma, após a foto do coliseu ser encontrada, as mesmas runas da imagem batiam com os mesmos símbolos. Porém, alguns minutos depois o próprio Cellbit falou que os símbolos de Doom eram só uma referência visual.
- A música-tema do personagem Kian, de Desconjuração, foi introduzida primeiramente nesse ARG, durante o áudio do pesadelo de Kaiser.
- A música ambiente da 1 hora final foi usada posteriormente durante os momentos pré-sessão de RPG e intervalos.
- Com o lançamento da trilha sonora oficial de "Desconjuração", essa música foi incluída sob o nome "Ansiedade".
- A música ambiente das primeiras 71 horas foi usada posteriormente durante os momentos em que os protagonistas transcendem no RPG.
- Com o lançamento da trilha sonora oficial de "Desconjuração", essa música foi incluída sob o nome "Outro Lado".
























